Resistência interna de um receptor 1e2l2p

Os receptores elétricos transformam energia elétrica em outros tipos de energia. O cálculo da resistência interna de um receptor é dado pela conservação da energia. 6x5d6w

Os aparelhos capazes de receber energia elétrica e transformá-la em outros tipos de energia, que não sejam somente energia térmica, são denominados receptores elétricos. Esses aparelhos funcionam quando estão ligados a um circuito em que existem geradores. Dessa forma, podemos dizer que muitos dos aparelhos elétricos e eletrônicos que conhecemos são receptores. 4f64z

O receptor é um elemento que consome energia elétrica: se as cargas elétricas chegam com alta energia, e, durante a agem pelo receptor, perdem-na, saem com baixa energia. Durante essa movimentação, ocorrem choques sucessivos das cargas elétricas, que perdem energia sob a forma de calor.

Assim, imaginemos o receptor como um aparelho que possui em seu interior uma resistência (resistência interna) responsável por todas as perdas, como aparece representado esquematicamente na figura abaixo.

r é a resistência interna de um receptor elétrico

No esquema da figura acima, vemos que o traço maior representa o polo positivo, ou seja, o maior potencial; e o traço menor representa o polo negativo, ou seja, o menor potencial. Dessa forma, a potência que é dissipada internamente no receptor pode ser calculada pela seguinte expressão:

Pd=r.i2

Lembrando que a potência total é dada por:

PT=U.i

Da conservação da energia, temos:

PT=Pu+ Pd ou U= ε+r.i


Por Domiciano Marques
Graduado em Física


Fonte: Brasil Escola - /fisica/resistencia-interna-um-receptor.htm