Montana é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos, tendo como capital a cidade de Helena. Situado no extremo norte do país, e sem saída para o mar, Montana apresenta climas temperado continental e árido, com paisagem natural formada por montanhas e planícies recobertas por florestas e pelas pradarias. 1b842
Pouco mais de um milhão de pessoas vive em Montana, e, dessas, 53,4% habitam as cidades, caracterizando, assim, um dos estados menos urbanizados dos Estados Unidos. Rico em recursos naturais, o estado de Montana possui uma economia orientada pela mineração e pela atividade agropecuária.
Leia também: Patagônia — região da América que abriga grandes montanhas e geleiras
Montana é um dos estados pertencentes aos Estados Unidos.
Sua capital é a cidade de Helena.
Foi o 41º estado a ser incorporado na União, em 8 de novembro de 1889.
Localiza-se no extremo norte do país, na fronteira com o Canadá.
Apresenta climas temperado continental e semiárido, com relevo formado pelas montanhas rochosas e pelas grandes planícies.
A vegetação de Montana é caracterizada pelas florestas e pelas pradarias.
O estado tem uma população de 1.084.197 habitantes. Desses, 53,4% vivem nas cidades, sendo o quinto estado menos urbanizado dos Estados Unidos.
A maior cidade de Montana, Billings, tem 115.689 habitantes.
A mineração, a indústria madeireira e a agropecuária são as principais atividades econômicas do estado.
Nome oficial: Estado de Montana
Gentílico: montanês
Extensão territorial: 380.800 km²
Localização: Norte dos Estados Unidos
Capital: Helena
Maior cidade: Billings
Menor cidade: Bearcreek
Clima: semiárido e temperado continental
Governo: democracia representativa
Divisão istrativa: 56 condados e 454 cidades
Idioma: inglês
Religiões:
- protestantismo;
- catolicismo;
- mormonismo.
População: 1.084.225 habitantes
Densidade demográfica: 2,84 hab./km²
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,916
Moeda: Dólar estadunidense
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 65 bilhões
PIB per capita: US$ 57.719
Gini: 0,459
Fuso horário: GMT–7
Montana é um dos 50 estados dos Estados Unidos. Sua capital é a cidade de Helena. Localizado no extremo norte do país, o território de Montana se estende por 380 mil km² e não possui saída para o mar. Ao norte, estabelece fronteira com o Canadá, além de fazer divisa com outros quatro estados norte-americanos:
A seguir, confira as principais características físicas do estado de Montana.
A localização de Montana, em alta latitude e cercada por terra, e o relevo diverso condicionam a ocorrência de climas variados ao longo do território. Há, entretanto, a predominância dos climas semiárido frio e temperado continental.
Os climas de Montana são marcados pela elevada amplitude térmica anual e pela pluviosidade anual média que varia entre 300 mm, nas áreas mais secas, e 2000 mm, nas áreas mais úmidas, que são as montanhas. As temperaturas em Montana variam entre máximas de 30 ºC e mínimas de -1 ºC. No inverno acontece a precipitação na forma de neve.
Uma das principais feições de relevo de Montana é a cordilheira conhecida como montanhas Rochosas, que atravessa toda a faixa leste do estado. As regiões central e oeste estão inseridas no domínio das grandes planícies, formadas por terrenos predominantemente planos. A elevação média em Montana é de 1040 metros. Seu ponto mais elevado é o pico Granite, a 3903,5 metros acima do nível do mar.
A cobertura vegetal de Montana se divide entre as florestas temperadas que recobrem a sua parte montanhosa e as pradarias que se estendem pelas planícies do centro e do oeste.
Montana está localizado em um dos principais divisores de água da América do Norte, chamado de Divisória Continental da América do Norte. Em função disso, as águas que banham o estado correm em três direções: em direção ao Pacífico, à baía de Hudson e ao golfo do México.
Os principais cursos d’água que atravessam Montana são os rios Missouri, Yellowstone, Kootenai, Milk e Bighorn. Nos vales encaixados na região montanhosa do estado, formam-se também os lagos glaciais, além de geleiras presentes nas encostas e nos terrenos elevados.
Veja também: Principais diferenças entre área urbana e área rural
A população de Montana é de 1.084.197 habitantes, de acordo com o último censo demográfico dos Estados Unidos. As estimativas apontam para a continuidade do crescimento populacional no estado, tendo mantido taxas de aproximadamente 1,8% ao ano no período mais recente. A distribuição populacional pelo território montanês é de 2,84 hab./km², havendo grande concentração próximo ao curso de rios no oeste do estado e aos vales situados na região leste.
A maior parcela do estado de Montana é caracterizada como sendo área rural pelo Departamento do Censo dos Estados Unidos, entidade responsável pelo levantamento. Em função disso, o estado fica na quinta posição entre os menos urbanizados do país, com 53,4% de sua população vivendo nas cidades e 46,6%, no campo.
As maiores cidades de Montana são:
Helena, capital estadual, tem apenas 32.060 habitantes.
A economia de Montana é a quarta menor dos Estados Unidos. O estado detém um Produto Interno Bruto (PIB) de 65 bilhões de dólares, que representa 0,26% do PIB nacional, além de uma renda per capita de 57.719 dólares. Montana é um estado com elevado grau de desenvolvimento, embora tenha uma parcela de quase 12% de sua população vivendo em condição de pobreza, especialmente nas reservas indígenas.
Montana é detentor de inúmeros recursos naturais, o que está expresso no lema do estado: “Ouro e prata”. A mineração e a exploração petrolífera são as suas principais atividades econômicas, destacando-se pela produção de carvão mineral, petróleo, gás natural, ouro, prata, fosfato e outros minerais. Na agropecuária, Montana se sobressai na criação de gado de corte e de caprinos, além dos cultivos de cevada, trigo, beterraba e batata. A indústria madeireira é importante, sobretudo na região oeste, sendo uma das maiores indústrias do estado.
O turismo, embora não seja a principal atividade econômica de Montana, é responsável por injetar bilhões de dólares na economia desse estado, que registrou a entrada de mais de 12 milhões de pessoas não residentes por ano no período mais recente. A paisagem montanhosa e as belezas naturais de Montana são seus principais atrativos turísticos, com a visita a parques nacionais, picos nevados, geleiras e lagos glaciais. Confira, a seguir, os três principais destinos turísticos de Montana.
Parque Nacional de Yellowstone (próximo da fronteira com Idaho e Wyoming.)
Parque Nacional Glacier
Big Sky Resort (no condado de Madison)
O ordenamento socioespacial de Montana faz com que as ferrovias sejam as principais vias de transporte utilizadas para os deslocamentos internos. A malha ferroviária do estado representa quase 65% de toda a sua infraestrutura de transportes, e se estende por 4,8 mil quilômetros. Os aspectos naturais desse território favorecem, ainda, a produção de energia com base em fontes como o carvão mineral, principal fonte energética do estado, e a água, com mais de 20 hidrelétricas, que têm capacidade instalada superior a 1 MW.
A democracia representativa é o sistema de governo vigente no estado de Montana, sendo baseada na divisão entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O poder Executivo fica a cargo do governador e do tenente-governador, eleitos pela população para um mandato de quatro anos. O poder Legislativo está dividido entre o Senado, composto por 50 membros, e a Câmara dos Representantes, que possui 50 membros. A Constituição do Estado de Montana foi reescrita, e sua versão atual entrou em vigor no ano de 1972.
O nome do estado de Montana é derivado da palavra em espanhol montaña, ou “montanha”, no português. Essa denominação foi atribuída após o estado ter sido separado do Nebraska, em 1864, e se tornado um território estadunidense propriamente dito — embora ainda não um estado da União.
Montana possui uma cultura única que expressa muitos elementos pertencentes aos povos nativos americanos, além daqueles que foram incorporados depois pelos primeiros americanos e estrangeiros que se estabeleceram no estado.
Atualmente existem sete reservas indígenas em Montana, e em algumas delas é possível visitar centros culturais que têm o intuito de levar conhecimento sobre a importância dessas populações e valorizar as suas tradições. Montana apresenta também uma série de pequenos museus de artes, de ciências naturais e de história, além de galerias de arte e livrarias localizadas em cidades como Helena, Great Falls e Billings.
Destaca-se ainda a prática do basebol, principal esporte do estado que ganhou forças com as universidades, como a Universidade de Montana, e com competições esportivas promovidas por essas instituições.
Saiba mais: Massachusetts — estado que abriga algumas das melhores universidades do mundo
As terras que formam o atual estado de Montana começaram a ser habitadas há, pelo menos, 12 mil anos. Com o ar do tempo, as populações indígenas foram se estabelecendo pela região. Dentre os povos nativos das grandes planícies que formaram o estado de Montana, estão os indígenas das etnias Crow, Kalispel e Cheyenne.
Diferentemente dos demais estados norte-americanos, os primeiros brancos a alcançarem aquela região chegaram entre os anos de 1804 e 1086, com a expedição dos exploradores Meriwether Lewis e William Clark, ambos de origem estadunidense. Depois deles foi a vez de comerciantes de peles se instalarem provisoriamente na região, e, em meados do século XIX, os sacerdotes católicos fundaram as primeiras missões em Montana.
Minérios preciosos, mais precisamente ouro e prata, foram descobertos em Montana na década de 1860, o que motivou uma ampla corrente migratória. Com a finalidade de garantir domínio sobre o território, os Estados Unidos estabeleceram o Território de Montana em 1864.
O avanço dos migrantes deu origem a um conflito com os povos nativos de Montana, que obtiveram sucesso nas primeiras batalhas, travadas nos anos 1870, e foram derrotados alguns anos mais tarde pelas tropas estadunidenses. Montana se tornou oficialmente um estado em 8 de novembro de 1889, sendo assim o 41º a ingressar na União.
É apelidado de Estado do Tesouro ou também Estado do Grande Céu.
Existem mais de 1100 superfícies recobertas por neve (glaciares) perene e que foram mapeadas no estado de Montana. Entretanto, a maioria delas tem área pequena que não ultraa 0,1 km².
Montana é o quarto maior estado em área dos Estados Unidos.
O rio Roe, localizado no condado de Cascade, em Montana, possui 61 metros de extensão e foi reconhecido pelo Guinness Book como o rio mais curto do mundo.
O rebanho bovino de Montana é maior do que a sua população. Em 2022, o estado tinha dois milhões de cabeças de gado.
Créditos das imagens
[2] Robert Vincelli/ Shutterstock
Fontes
BEA. Bureau of Economic Analysis – U.S. Department of Commerce. Disponível em: https://www.bea.gov/.
CENSUS. In.: United States Census Bureau. Disponível em: https://www.census.gov/en.html.
DEMPSEY, Caitlin. States in Order of ission to the United States of America. Geography Realm, 29 jul. 2021. Disponível em: https://www.geographyrealm.com/states-in-order-of-ission-to-the-united-states-of-america/.
EIA. State Profile and Energy Estimates: Montana. U.S. Energy Information istration, [s.d.]. Disponível em: https://www.eia.gov/state/?sid=MT.
GLOBAL DATALAB. Subnational HDI. Disponível em: https://globaldatalab.org/shdi/table/shdi/USA/.
HARRINGON, John. About half of America’s states owe their names to Native American origin: Here's how each state got its name. USA Today, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.usatoday.com/story/money/2020/07/02/how-each-state-got-its-name/112043890/.
LOCAMPO, Vanessa. A Guide to The Railroads In Montana. Discovering Montana, 24 fev. 2023. Disponível em: https://discoveringmontana.com/railroads/.
MONTANA. Brief History of Montana. Montana Official State Website, [s.d.]. Disponível em: https://mt.gov/discover/brief_history.aspx.
MONTANA STATE LEGISLATURE. Census 2020. Disponível em: https://leg.mt.gov/information-legislators/census-2020/.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia
Fonte: Brasil Escola - /geografia/montana.htm