A cerimônia do Oscar 2023 será realizada no próximo domingo, 12 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. O evento será transmitido pela televisão fechada, pelo canal TNT. 1a3v5q
O Oscar é a principal premiação do cinema do ano. Entre as indicações mais esperadas da noite estão: melhor filme, melhor filme estrangeiro, melhor ator, melhor atriz, melhor diretor e melhor roteiro.
Assistir aos filmes indicados ao Oscar 2023 pode ser uma maneira de relaxar e estudar ao mesmo tempo. Várias produções focam em acontecimentos importantes do ado e da atualidade que podem ser abordados em provas de história e geografia por exemplo, tanto do ensino médio como de processos seletivos, como vestibulares e Enem.
Os filmes apresentam ainda temas que podem ser discutidos em sala de aula e também ser trabalhados em provas de biologia, sociologia e até redação.
Veja a seguir filmes do Oscar 2023 para ajudar nos estudos:
=>Indicado ao Oscar de melhor ator (Brendan Fraser)
Na produção, Charlie (Brendan) é um homem de meia idade que tem obesidade mórbida e que, por isso, anda em uma cadeira de rodas. Ele é professor de inglês e ministra aulas pela internet.
Em razão da sua doença, o protagonista quase não sai de casa. Mas, ele decide reaproximar-se de amigos e, especialmente, da sua filha adolescente (Sadie Sink), a quem não vê desde os 8 anos.
O filme A Baleia, que está em cartaz nos cinemas, aborda um tema muito discutido na atualidade: a obesidade e os impactos na vida social do indivíduo que tem essa doença. No último sábado (4), foi celebrado o Dia Mundial da Obesidade, criado para refletir e aprimorar tratamentos para uma das doenças que mais crescem no mundo.
A obesidade pode ser abordada em provas de biologia, por exemplo. Podem ser cobrados temas como: formas de diagnóstico, tratamento, gordofobia e obesidade infantil.
Leia também: Dia Mundial da Obesidade: entenda a doença retratada no filme A Baleia em cartaz nos cinemas
=>Indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante (Brian Tyree Henry)
A produção mostra a história de uma ex-soldado norteamericana (Jennifer Lawrence) que atuou na Guerra do Afeganistão e que volta para casa. A jovem vai ar por várias reflexões sobre o seu período em que serviu o seu país.
Guerras em geral costumam ser cobradas em provas de história e geografia. Pela sua importância, a Guerra do Afeganistão, que aparece no filme Causeway do Oscar 2023, é um dos acontecimentos que mais marcaram os últimos 20 anos.
=>Indicado ao Oscar de melhor filme e de melhor filme estrangeiro
A produção retrata a história do adolescente Paul, convocado para atuar no front (linha de frente) no serviço militar na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
O filme "Nada de novo no front" é baseado no livro homônimo escrito por Erich Maria Remarque e lançado em 2004.
Considerado por professores de história um dos temas mais relevantes, a Primeira Guerra Mundial aparece com frequência em provas de vestibulares e no Enem.
=>Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro pela Argentina.
O longa-metragem retrata o julgamento de militares que governaram a Argentina no ano de 1985. O evento entrou na história por ter ocorrido no primeiro governo democrático após o golpe pelo qual sofre o país latinoamericano.
Episódios da história de países da América Latina caem com frequência em provas de história e geografia. No caso desta produção, aborda-se a Argentina, vizinha do Brasil, e também membro do Mercado Comum do Sul (Mercosul), principal bloco econômico da América do Sul.
Blonde
=>Indicado ao Oscar de melhor atriz (Ana de Armas)
O longa-metragem mostra a história de Marilyn Monroe, uma das principais atrizes e símbolos da história do cinema. A musa participou de vários filmes de sucesso durante as décadas de 50 e 60 e esteve envolvida em alguns escândalos.
O filme Blonde mostra o envolvimento de Marilyn Monroe com o presidente dos Estados Unidos da época: John Fitzgerald Kennedy, mais conhecido como JFK, e assassinado aos 37 anos. A Era JFK é importante e pode ser cair em provas de vestibulares e no Enem, por exemplo.
Indicado ao Oscar de melhor filme
O filme dirigido por Sarah Polley aborda a história de oito mulheres que am por mudanças em suas vidas. A produção "Entre mulheres" é inspirado no romance homônimo da escritora Miriam Toews publicado em 2018.
Temas como feminismo, abuso, violência contra a mulher e religião podem ser trabalhados em provas de atualidades ou sociologia, por exemplo.
Vale lembrar que o tema da redação do Enem 2015 foi: "A persistência do violência contra a mulher na sociedade brasileira".
Nada de Novo no Front
Avatar: O Caminho da Água
Os Banshees de Inisherin
Elvis
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
Tár
Top Gun: Maverick
Triângulo da Tristeza
Entre Mulheres
Nada de Novo no Front
Argentina, 1985
Close
Eo
The Quiet Girl
Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)
Austin Butler (Elvis)
Brendan Fraser (The Whale)
Bill Nighy (Living)
Paul Mescal (Aftersun)
Brendan Gleeson (Os Banshees of Inisherin)
Brian Tyree Henry (Causeway)
Judd Hirsch (Os Fabelmans)
Barry Keoghan (Os Banshees of Inisherin)
Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Cate Blanchett (Tár)
Ana de Armas (Blonde)
Andrea Riseborough (To Leslie)
Michelle Williams (Os Fabelmans)
Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Angela Basset (Pantera Negra: Wakanda para Sempre)
Hong Chau (The Whale)
Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
Steven Spielberg (Os Fabelmans)
Todd Field (Tár)
Ruben Östlund (Triângulo da tristeza)
Os Banshees de Inisherin
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Os Fabelmans
TÁR
Triângulo da tristeza
Crédito da imagem:
[1] Featureflash Photo Agency/ Shutterstock
Por Silvia Tancredi
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - /noticias/oscar-2023-confira-filmes-indicados-para-ajudar-nos-estudos/3128931.html