Biologia

Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida nas suas mais variadas formas e níveis. O profissional dessa área é denominado biólogo.

Conteúdos de Biologia


Anatomia humana

Anatomia humana é a parte da biologia voltada para o estudo da forma e estrutura do nosso corpo. Sem ela seria impossível compreender o funcionamento do organismo.

Biologia Evolutiva

A Biologia Evolutiva tem como principal objetivo desvendar como as espécies modificam-se através do tempo.

Bioquímica

A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

PUBLICIDADE

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Citologia

A citologia é a ciência que estuda as células e as suas particularidades. A partir do desenvolvimento da citologia, muitos mistérios científicos foram resolvidos.

Curiosidades de Biologia

Esta seção foi criada no intuito de informá-lo(a) sobre as curiosidades que envolvem a área da Biologia.

Fisiologia

A Fisiologia é a parte da Biologia voltada para o estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura que compõe um ser vivo.

Gravidez

A gravidez é um momento único da vida da mulher e caracteriza-se por ser o período em que o bebê desenvolve-se no interior de seu útero.

Histologia Animal

A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os tecidos, suas funções e como eles se relacionam para o funcionamento adequado do organismo.

Origem da vida

Origem da vida ainda é um assunto muito debatido e que apresenta muitas incertezas, não havendo um consenso a respeito de como tudo começou.

Reinos do Mundo Vivo

Os reinos do mundo vivo mais aceitos na atualidade são o Monera, Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia.

Artigos de Biologia


Conceito biológico de espécie

O conceito biológico de espécie afirma basicamente que indivíduos podem ser considerados de uma mesma espécie quando vivem em populações naturais e são capazes de cruzar.

Conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem

Entre os principais conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem, podemos citar: gene e alelo e habitat e nicho ecológico.

Depressão

Ecologia nas provas do Enem

A Ecologia nas provas do Enem é abordada de diferentes formas, como por meio da análise de problemas ambientais atuais ou ainda focando em temas básicos da disciplina.

Glândulas sebáceas

As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir sebo, uma substância lipídica que evita o ressecamento da pele e a perda excessiva de água.

Glossário de Biologia

Hipertricose lanuginosa congênita

A hipertricose lanuginosa congênita é uma doença rara que se caracteriza pela grande quantidade de pelos lanugos.

Hirsutismo

Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é um órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente que atua na preservação ambiental.

Manobra de Heimlich (tração abdominal)

A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros usado em casos de engasgo, em que são feitas compressões no abdômen ou nas costas e no peito (quando em bebês).

Microbiologia

A microbiologia estuda os micro-organismos, ajudando-nos a compreender melhor a taxonomia, morfologia, fisiologia, ecologia e a evolução desses seres vivos.

Níveis de organização em biologia

Níveis de organização em biologia são: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera.

Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem são ecologia, genética, fisiologia animal, genética e parasitologia. Além de conhecer os conceitos, é fundamental saber interpretar as questões.

Peixes

Peixes são animais que vivem em ambiente aquático e apresentam uma série de adaptações a esse ambiente, como a presença de nadadeiras e corpo frequentemente fusiforme.

Três domínios

A classificação dos três domínios proposta por Woese, em 1977, divide os seres vivos em três grupos: Archaea, Bacteria e Eukarya.

Uso de anti-inflamatórios

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, importando-se em compreender, por exemplo, o funcionamento dos organismos vivos, a relação desses seres com o meio e seu processo de evolução. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como Biologia Celular, Ecologia, Paleontologia, Anatomia, Fisiologia e Evolução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Significado

O termo biologia vem dos termos gregos bios, que significa vida, e logos, que significa estudo. Desse modo, podemos dizer que o termo biologia significa o estudo da vida.

O que estuda?

Como o próprio nome indica, a Biologia estuda a vida. Seu estudo engloba desde organismos microscópicos até os maiores seres vivos do planeta, analisando-os nos diferentes níveis. Na Biologia, o estudo dos seres vivos realiza-se desde o nível molecular até as interações que ocorrem entre as diferentes espécies do planeta.

Foto de uma planta pequena e acima uma fórmula para representar a idea do estudo das plantas na Biologia.
Na Biologia, os organismos são estudados em vários níveis. Ao estudar-se uma planta, por exemplo, pode-se analisar sua morfologia, anatomia etc.

Ao aprofundarmo-nos nessa ciência, compreendemos melhor como é e como funciona o corpo dos seres vivos, incluindo o nosso, e também percebemos melhor como os seres vivos interagem uns com os outros e com o meio em que vivem. Somos capazes, ainda, de perceber como as mudanças surgiram ao longo do tempo, como elas favoreceram a sobrevivência das espécies e como os mecanismos evolutivos ainda atuam nos dias atuais.

O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Áreas

A Biologia é uma ciência complexa e que apresenta uma série de áreas de estudo. A seguir, veremos algumas dessas e uma explicação simplificada a respeito do objeto de estudo de cada uma delas:

Foto de um fóssil para representar a importância da Evolução, área importante da Biologia.
A Evolução é uma área da Biologia que nos permite compreender melhor como os organismos mudaram ao longo do tempo.
  • Anatomia: tem como objeto de estudo a estrutura dos seres vivos.

  • Biofísica: enfoca os processos físicos que acontecem nos seres vivos.

  • Biologia Celular: é relacionada com o estudo das células.

  • Biologia Molecular: tem como objeto de estudo as interações bioquímicas que ocorrem nas células.

  • Bioquímica: é responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos.

  • Botânica: tem como objeto de estudo as plantas.

  • Ecologia: é responsável por estudar a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

  • Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos.

  • Evolução: preocupa-se em conhecer e compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.

  • Ficologia: tem como objeto de estudo as algas.

  • Fisiologia: estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos.

  • Genética: tem como objetivo estudar os mecanismos da hereditariedade.

  • Histologia: estuda os tecidos.

  • Imunologia: estuda o sistema imunológico.

  • Microbiologia: estuda os micro-organismos, tais como os vírus e bactérias.

  • Zoologia: tem por objetivo estudar os animais.

Leia também: Conceitos da Biologia que não devemos confundir no Enem

Curso

O curso de Ciências Biológicas, também encontrado pela denominação Biologia ou Ciências- Biologia, é o curso adequado para aqueles que pretendem ser biólogos. O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e licenciatura e dura, em média, quatro anos (oito semestres).

Na modalidade de licenciatura, o futuro profissional terá contato com as matérias da Biologia e também com matérias voltadas à Educação, como práticas de ensino, políticas educacionais e didática. Ao final do curso, o profissional estará apto a ministrar aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. É importante deixar claro que o licenciado pode registrar-se no Conselho de Biologia de sua região e atuar como biólogo.

Alunos olhando no microscópio em uma aula de Biologia.
Após finalizar um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, o profissional está apto a ministrar aulas no Ensino Médio e Fundamental.

Na modalidade do bacharelado, o futuro profissional não estudará matérias voltadas à Educação, não ficando apto, ao final do curso, a atuar como professor do Ensino Médio e Fundamental. No final do curso, esse profissional poderá atuar como biólogo. Entretanto, sua atuação só poderá ser realizada após o registro no Conselho de Biologia de sua região.

Nas duas modalidades do curso, o futuro profissional estudará disciplinas voltadas para a área de atuação do biólogo. A grade varia de uma instituição para outra, entretanto, a maioria das instituições de ensino oferece as seguintes disciplinas: Anatomia Humana; Anatomia Comparada; Bioestatística; Biofísica; Biologia Celular; Biologia Molecular; Bioquímica; Botânica; Ecologia; Embriologia; Estatística; Evolução; Física; Fisiologia Animal; Fisiologia Vegetal; Genética; Geologia; Histologia; Imunologia; Microbiologia; Morfologia Vegetal; Paleontologia; Parasitologia; Sistemática Vegetal; e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.

Para atuar como biólogo, é fundamental que o profissional, após concluir seu curso, registre-se no Conselho Regional de Biologia da sua região. De acordo com o Conselho, o profissional poderá atuar nas áreas de:

Profissional de análises clínicas verificando um tubo de ensaio, área onde um biólogo pode atuar.
O biólogo poderá atuar, por exemplo, na área de análises clínicas.
  • Meio Ambiente e Biodiversidade: O profissional poderá atuar em várias subáreas, como bioética, controle de vetores e pragas, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, licenciamento ambiental, saneamento básico, mudanças climáticas, entre outras.

  • Saúde: O profissional poderá atuar em aconselhamento genético, análises clínicas, bioética, saúde pública, reprodução humana assistida, perícia e biologia forense, entre outras.

  • Biotecnologia e produção: O biólogo poderá atuar nas áreas de bioinformática, biologia molecular, biossegurança, cultura de células e tecidos, engenharia genética, melhoramento genético, entre outras.

Leia também: 03 de setembro - Dia do Biólogo

Símbolo do biólogo.
Observe o símbolo do biólogo.
  • Pedra: A pedra que representa a profissão de Biólogo é a água-marinha.

  • Cor: A cor da profissão é azul.

  • Simbolo do biólogo (figura anterior): No símbolo, é possível observar a estrutura do DNA, que forma um espermatozoide em sua base. Esse espermatozoide está fecundando o óvulo (círculo azul) e dando origem a uma nova vida. As folhas no desenho representam a natureza, e o detalhe do espiral na folha representa a evolução e o progresso.

Fontes

USP. Ciências biológicas. Disponível em: https://www5.usp.br/ensino/graduacao/cursos-oferecidos/ciencias-biologicas/.

FIOCRUZ. Biologia Geral. Disponível em: http://www.juventudect.fiocruz.br/categoria-ciencia/ciencias-biologicas/biologia-geral.


Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Ilustração de um microscópio e alguns itens de laboratório para representar a área da Biologia.
A Biologia é uma área complexa que se destina ao estudo dos seres vivos.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Biologia"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia. o em 22 de maio de 2025.
Copiar