Drogas

Drogas são todas as substâncias capazes de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas do corpo.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Drogas são toda e qualquer substância capaz de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas de um organismo. Dessa maneira, um analgésico ou um antiácido, frequentemente tomados para melhorar mal-estar, também são considerados drogas. Entretanto, o termo “drogas” é comumente usado para definir as substâncias ilícitas, ligadas ao tráfico e ao mundo do crime.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível observar que boa parte das drogas é legalizada e usada na medicina para tratar os mais variados tipos de doenças. No entanto, algumas delas geram polêmica por causar dependência. No Brasil, há uma grande quantidade de drogas proibidas, mesmo que sejam para tratamento médico.

A regulamentação ou não de determinadas drogas varia conforme a legislação de cada país. Em alguns lugares, por exemplo, a maconha é usada na medicina, o que ainda não é permitido no Brasil.

Leia também: Quais são as principais drogas ilícitas?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre drogas

  • Drogas são todas as substâncias capazes de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas do corpo.
  • O termo “drogas” geralmente está associado às substâncias ilícitas.
  • As drogas podem ser classificadas conforme sua origem (naturais, sintéticas e semissintéticas) ou de acordo com seus efeitos no organismo (depressoras, estimulantes ou perturbadoras).
  • As drogas podem causar a aceleração ou a diminuição do sistema nervoso central (SNC), aumentando o estado de vigília ou causando delírios. Elas também podem provocar alteração na noção de tempo e espaço, além de delírios e alucinações.
  • Algumas das drogas mais usadas no Brasil são: álcool, energéticos, maconha e cafeína (pastilhas).
  • A legalização das drogas, seja para uso medicinal, seja para uso pessoal, é tema de discussões em todo o mundo.

O que são as drogas?

As drogas são todas as substâncias capazes de alterar as funções fisiológicas ou psicobiológicas do corpo. Embora um analgésico ou um antiácido, frequentemente tomados para melhorar mal-estar, também sejam considerados drogas, o termo “drogas” geralmente é usado para definir as substâncias ilícitas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de drogas

Remédios, um tipo de droga.
Remédios prescritos também são considerados drogas.

As drogas podem ser classificadas conforme sua origem ou de acordo com seus efeitos no organismo. No primeiro caso, são três classificações: naturais, sintéticas e semissintéticas. Já quanto ao efeito, podem ser: depressoras, estimulantes ou perturbadoras. Veremos a seguir mais detalhes sobre cada uma delas:

→ Tipos de drogas conforme sua origem

  • Drogas naturais: são aquelas que provocam efeitos alucinógenos de uma forma natural, sem a composição de produtos químicos – isso significa que a produção não é feita em laboratório. Esses tipos de drogas se diferem das drogas sintéticas, que são produzidas por meios químicos. São exemplos de drogas naturais a maconha e a cafeína.
  • Drogas sintéticas: são aquelas produzidas a partir de uma ou várias substâncias químicas psicoativas, que provocam alucinações por estimular ou deprimir o sistema nervoso central. Podem ser utilizadas sob as formas de injeção, comprimido ou pó, e seus efeitos variam conforme a substância. Podemos citar anfetaminas, LSD e ecstasy, por exemplo.
  • Drogas semissintéticas: são aquelas em que há uma junção das outras duas classificações. São produzidas com base em drogas naturais, mas sofrem alterações químicas em laboratório. Encaixam-se nessa definição crack, merla e cocaína.

→ Tipos de drogas de acordo com seus efeitos no organismo

  • Drogas estimulantes: são as drogas que aceleram a atividade do sistema nervoso central (SNC). São exemplos de drogas estimulantes crack, a cocaína e o ecstasy, que têm o uso proibido. As anfetaminas também são estimulantes, mas têm utilização regulamentada para o tratamento de alguns transtornos neurológicos.
  • Drogas depressoras: são as drogas que diminuem a atividade do sistema nervoso central (SNC). É o caso dos inalantes, como cola e outros solventes. Na medicina, é comum o uso desse tipo de droga para tratar insônia e ansiedade, com soníferos e ansiolíticos, respectivamente.
  • Drogas perturbadoras: são as drogas que causam uma sensação de bem-estar e diminuem o cansaço. Encontram-se nesse grupo drogas como maconha, LSD e haxixe.

Efeitos das drogas

Pessoas sob o efeito de drogas.
Uso de drogas pode causar sensação de bem-estar, mas gera também delírio e alucinações.

Em relação aos efeitos, o tipo de droga mais comum é a estimulante, aquela que acelera a atividade do sistema nervoso central (SNC), aumentando o estado de vigília. Apesar de seu uso ser proibido ou a tratamentos médicos, é comum encontrar usuários, por vezes viciados.

Ao contrário das estimulantes, as drogas depressoras diminuem a atividade do sistema nervoso central (SNC), podendo causar delírios.

Ainda, as drogas perturbadoras causam uma sensação de bem-estar e diminuem o cansaço, mas provocam também alteração na noção de tempo e de espaço, além de delírios e de alucinações.

e também: Overdose — termo utilizado em situações nas quais um indivíduo ingere uma dose excessiva de alguma substância

Quais são as drogas mais usadas no Brasil?

Álcool e cigarro na mão de uma pessoa em referência ao uso de drogas.
Álcool e cigarro estão entre as drogas mais consumidas no Brasil.

As drogas mais usadas no Brasil são as seguintes:

  • Álcool
  • Energéticos
  • Maconha
  • Cafeína (pastilhas)
  • Tabaco e Narguilé
  • LSD
  • Ecstasy
  • Cocaína
  • Benzodiazepínicos (ansiolíticos)

Entre os brasileiros há um alto consumo de álcool, energéticos e tabaco, sobre os quais não há proibição de uso. É comum também o uso de maconha e cocaína, que são substâncias proibidas.

A maconha é a droga ilícita mais usada no Brasil. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), realizada em 2012, 7% da população adulta do país já fumou a erva e cerca de 1% da população brasileira é dependente dela.

A mesma pesquisa aponta que 4% da população adulta já experimentou cocaína, seja em pó ou pasta base (crack, merla ou oxi), mas o índice de usuários é de 0,2%.

Em relação ao álcool, 54% dos brasileiros bebe pelo menos uma vez por semana. O índice é maior entre os homens (64%) e menor entre as mulheres (39%). A pesquisa também revela que o Brasil possui 11,7 milhões de pessoas que são dependentes ou abusam do consumo de álcool.

Polêmica da legalização das drogas

A legalização das drogas, seja para uso medicinal, seja para uso pessoal, é tema de discussões em todo o mundo. A venda ainda é proibida na maioria dos países, mas em alguns lugares é permitido portar drogas para consumo pessoal.

Países como Portugal e Alemanha não consideram crime portar drogas em pequenas quantidades. Nos Estados Unidos, a política de drogas varia conforme o estado, mas a maioria já legalizou o uso recreativo ou medicinal da maconha.

No Brasil, não são permitidos venda nem porte de maconha. No entanto, nos últimos anos, as discussões sobre legalização e/ou descriminalização da droga aumentaram, influenciadas pela liberação em vários países e pelo combate ao tráfico.

Na Justiça, especialistas divergem quanto ao flagrante e na forma como o detido será enquadrado: se usuário ou traficante. Também há um movimento grande de estudiosos que defendem a legalização da droga. O extrato da maconha (canabidiol) pode reduzir as convulsões epiléticas graves, por exemplo.

Drogas
Droga é um termo amplo e pode significar desde remédios a substâncias ilícitas.
Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Batista Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
BATISTA, Rafael. "Drogas"; Brasil Escola. Disponível em: /drogas. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Artigos de Drogas


A força do cigarro no organismo

Álcool

Anfetaminas

Apesar do uso extremamente controlado, ainda é comum o consumo indiscriminado de anfetaminas sem orientação médica.

Ansiolítico

Barbitúricos

Benf (cloridrato de benzidamina)

Cachimbos d’água ou narguilés

Os cachimbos d’água árabes, mais conhecidos como narguilés, são usados para fumar, sendo que a fumaça a primeiro pela água, mas seus efeitos são devastadores.

Cafeína

A cafeína é uma das drogas mais consumidas em todo o mundo e age, dentre outras formas, aumentando a sensação de alerta e reduzindo a fadiga.

Cetamina

Cetamina é um anestésico usado tanto na medicina humana quanto na medicina veterinária. Seu uso requer supervisão médica devido aos potenciais efeitos colaterais e ao risco de abuso.

Cigarro

O cigarro é um produto derivado do tabaco, composto por mais de 7.000 substâncias químicas, muitas delas tóxicas e cancerígenas. Causa dependência e pode levar à morte.

Clorofórmio

Cocaína

A cocaína pode ser consumida de diversas formas: por aspiração, injeção, fumo ou via oral. O uso prolongado dessa droga pode acarretar inúmeros riscos à saúde.

Codeína

Cogumelos alucinógenos

Os principais cogumelos alucinógenos possuem uma substância conhecida como psilocibina, que se relaciona com as alucinações causadas pelo consumo desses produtos.

Cola de sapateiro

Crack

O crack é produzido a partir da cocaína e pode ser fumado em cachimbos ou misturado ao tabaco e à maconha. Afeta os sistemas respiratório, cardiovascular e nervoso.

Doping

Doping é uma prática ilegal que consiste no uso de substâncias para melhorar o rendimento esportivo.

Droga Natural

Drogas Ilícitas

Drogas K

As drogas K são um grupo de substâncias desenvolvidas em laboratório que surgiram da tentativa de sintetizar componentes da maconha para aplicações terapêuticas.

Drogas Lícitas

Drogas sintéticas

Drogas sintéticas são drogas produzidas em laboratório, imitando ou potencializando efeitos de drogas naturais.

Ecstasy

O ecstasy é uma droga psicoativa que causa inúmeros efeitos indesejáveis, inclusive a morte.

Esclarecimento Público

Esclarecimentos sobre Drogas

Guaraná em Pó é Droga?

Haxixe

O haxixe é uma substância psicoativa produzida da resina presente na planta Cannabis sativa, mesma planta da qual se produz a maconha.

Heroína

I-doser

I-doser é um site que disponibiliza arquivos que simulam as sensações provocadas pelo uso de drogas.

Inalantes

Krokodil

Krokodil é uma droga que causa efeitos graves no organismo. Essa recebeu tal nome por causar no usuário o surgimento de uma pele de tom esverdeado e com escamas.

Lança Perfume

LSD

O LSD é uma droga sintética que causa alucinações e que se destaca por ser extremamente potente, sendo necessárias apenas pequenas doses para grandes efeitos.

Maconha

A maconha é uma planta que apresenta componentes que podem ser usados para fins medicinais, mas também apresenta substâncias que afetam o sistema nervoso.

Merla

Morfina

O doping e o mito do herói

Ópio

Overdose

Overdose é um termo utilizado em situações nas quais um indivíduo ingere uma dose excessiva de alguma substância, como medicamentos, drogas ilícitas e álcool.

Por que gostamos de consumir drogas?

Rebite ou Bolinha

Skank

Skank é uma droga e seu uso leva a alterações da serotonina e da dopamina no organismo, fazendo com que indivíduo tenha dificuldades de concentração por provocar danos aos neurônios.

Zolpidem

O zolpidem é um medicamento utilizado para o tratamento de insônia, eventual ou recorrente. Ele deve ser istrado de forma sublingual, antes de dormir.

“Boa noite, Cinderela”

O “Boa noite, Cinderela” é um golpe que consiste em utilizar drogas para confundir a vítima e, assim, cometer delitos mais facilmente.