Reino Animalia

O Reino Animalia é composto por organismos eucariontes, multicelulares e heterotróficos, caracterizados pela capacidade de locomoção em alguma fase da vida.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Reino Animalia é um dos cinco reinos dos seres vivos e abrange uma grande variedade de espécies, que variam entre organismos microscópicos planctônicos até grandes vertebrados, como a baleia-azul. Esses seres são todos eucariontes, multicelulares e heterotróficos, ou seja, necessitam da ingestão de nutrientes para obtenção de energia. Por possuírem os mais diversos tamanhos e formas, acabam por conquistar diferentes hábitats ao redor do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Reino Plantae — o reino que inclui todos os organismos que chamamos de plantas

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Reino Animalia

  • O Reino Animalia é um dos cinco reinos dos seres vivos e é composto por milhões de espécies, que apresentam diversas variações de tamanho, hábitat e adaptações.
  • Todos os animais são eucariontes, heterotróficos, multicelulares e com capacidade de locomoção em pelo menos uma fase da vida.
  • Esse reino é dividido em alguns filos e os mais conhecidos são: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata.
  • Os animais desempenham papéis cruciais nos ecossistemas, como suas influências no funcionamento das cadeias alimentares.

Videoaula sobre o Reino Animalia

O que é o Reino Animalia?

O Reino Animalia, também chamado de Reino Animal, é um dos cinco reinos dos seres vivos, sendo composto por milhões de espécies, que variam entre tamanhos microscópicos, como algumas espécies que vivem suspensas na água, denominadas zooplâncton, até espécies gigantescas, como alguns mamíferos aquáticos e terrestres.

Os animais são popularmente divididos em animais invertebrados e vertebrados, sendo os vertebrados aqueles que apresentam coluna vertebral e crânio, como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e os invertebrados aqueles que não possuem esse sistema de ossos, como as esponjas-do-mar, águas-vivas, vermes, insetos, crustáceos, aracnídeos, moluscos e estrelas-do-mar. A ciência que estuda esse reino é denominada Zoologia e é de fundamental importância para entender o funcionamento e equilíbrio ecológico do nosso planeta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do Reino Animalia

Os animais representam a grande maioria da biodiversidade de seres vivos da Terra, existindo, atualmente, mais de 1 milhão de espécies descritas, sem contar as que ainda não foram descobertas pela ciência. Todos os representantes desse grupo são multicelulares e a estrutura de suas células é complexa e envolta por uma membrana nuclear, sendo denominados de eucariontes. O modo de nutrição desse grupo é heterotrófico, o que faz deles organismos que necessitam ir em busca de seu próprio alimento.

Onça-pintada comendo jacaré, um exemplo de relação de alimentação no Reino Animalia.
Por serem heterotróficos, os animais precisam ir em busca do próprio alimento.

Além disso, todos os animais possuem como característica geral a capacidade de locomoção, presente em pelo menos uma fase da vida, e seus modos de reprodução podem variar entre sexuado e assexuado.

Os organismos desse grupo podem ser encontrados nos mais diversos ecossistemas do mundo, como nas profundezas da Fossa das Marianas ou até no ponto mais alto do Monte Everest, pois esses seres vivos desenvolveram características adaptativas que lhes permitem conquistar esses diferentes locais, nas mais variadas condições, a partir de pressões seletivas que foram vivendo ao longo de milhares de anos de processo evolutivo.

Filos do Reino Animalia

Com base em características estruturais e evolutivas, o Reino Animalia é dividido em cerca de 30 filos, mas os mais conhecidos e importantes são os seguintes:

  • Porifera (ou poríferos): um dos grupos mais simples, sem tecidos verdadeiros, que vivem fixos no substrato aquático e se alimentam por filtração. Exemplo: esponja-do-mar.
Esponja-do-mar, representante do filo porífera, um dos filos do Reino Animalia.
Esponja-do-mar, representante do filo porífera, um dos filos do Reino Animalia.
  • Cnidaria (ou cnidários): a maioria das espécies é marinha, com poucos representantes de água doce. Possuem dois tecidos embrionários (diblástico), podem apresentar a forma de pólipos (sésseis) ou medusas (natantes) e possuem células urticantes. Exemplo: água-viva, hidra, anêmona.
Hidra, cnidário de água doce.
Hidra, cnidário de água doce.
  • Platyhelminthes (ou platelmintos): vermes triblásticos, parasitas ou de vida livre em ambientes úmidos ou aquáticos, de corpo achatado, com muitas espécies potencialmente patogênicas. Exemplo: planária, tênia.
Tênia, verme platelminto.
Tênia, verme platelminto.
  • Nematoda (ou nematelmintos): vermes triblásticos, parasitas ou de vida livre em ambientes úmidos ou aquáticos, de corpo cilíndrico e alongado, com representantes patogênicos. Exemplo: lombriga.
Lombriga, verme nematelminto.
Lombriga, verme nematelminto.
  • Mollusca (ou moluscos): animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos, possuem corpo mole, não são segmentados, e algumas espécies apresentam conchas protetoras. É o segundo filo mais diverso do reino. Exemplo: caracol, lula, polvo, lesma.
Polvo, animal do filo dos moluscos.
Polvo, animal do filo dos moluscos.
  • Annelida (ou anelídeos): possuem o corpo todo formado por “anéis”, vivem em terra úmida, ambientes marinhos ou de água doce, e desempenham um papel de extrema importância na ciclagem da matéria orgânica nos ecossistemas. Exemplo: minhoca, sanguessuga.
Minhoca, anelídeo terrestre.
Minhoca, anelídeo terrestre.
  • Arthropoda (ou artrópodes): com a maior diversidade do reino animal, caracteriza-se por ser o maior filo desse reino, com animais extremamente adaptados aos mais variados tipos de ecossistemas e condições ambientais. Possuem um exoesqueleto rígido e apêndices articulados. Exemplo: formiga, aranha, camarão, centopeia.
Libélula, inseto pertencente ao filo dos artrópodes.
Libélula, inseto pertencente ao filo dos artrópodes.
  • Echinodermata (ou equinodermos): animais marinhos, com simetria radial e endoesqueleto formado por calcário. Exemplo estrela-do-mar, bolacha-da-praia, ouriço-do-mar.
Estrela-do-mar, representante dos equinodermos.
Estrela-do-mar, representante dos equinodermos.
  • Chordata (ou cordados): inclui todos os vertebrados e alguns invertebrados com características embriológicas semelhantes ao grupo. Possuem notocorda ao menos em uma fase da vida. Exemplo: ser humano, galinha, jacaré, sapo, atum.
Jiboia, vertebrado do filo dos cordados.
Jiboia, vertebrado do filo dos cordados.

Classificação do Reino Animalia

A classificação do Reino Animalia, assim como a de qualquer outro grupo de seres vivos, é feita dentro de um sistema hierárquico de táxons, que distribui os organismos do reino em diferentes filos, os quais, por sua vez, são divididos em classes, ordem, família, gênero e espécie. A categorização é baseada em características morfológicas, fisiológicas, moleculares e evolutivas do animal.

  • Reino: grupo mais amplo, que abrange todos os animais.
  • Filo: existem cerca de 30 diferentes filos apenas nesse reino, mas apenas 9 são os mais conhecidos.
  • Subfilo: é uma subdivisão dos filos, e apenas alguns grupos apresentam essa categoria, como o filo dos cordados, que abriga o subfilo dos Vertebrata, correspondendo a todos os animais que possuem coluna vertebral.
  • Classe: divide cada um dos filos, ou subfilos, em categorias menores, como os vertebrados, os quais possuem a classe Mammalia, o táxon que abrange todos os mamíferos.
  • Ordem: subdivisão das classes. É o caso da ordem Primate, dentro da classe dos mamíferos.
  • Família: agrupa indivíduos ainda mais semelhantes entre si, como a família Hominidae, pertencente à ordem dos primatas.
  • Gênero: aqui as espécies são extremamente semelhantes entre si, como os indivíduos do gênero Homo, da família dos hominídeos.
  • Espécie: o nível trófico mais específico, que identifica um grupo de indivíduos que compartilham tantas semelhanças entre si que podem se reproduzir e gerar descendentes férteis, como é o caso da nossa própria espécie, o Homo sapiens.

Leia também: Insetos  — o grupo de animais com maior número de espécies existentes

Importância do Reino Animalia

Os animais desempenham papéis cruciais nas cadeias alimentares, nas relações ecológicas, na ciclagem de nutrientes e compostos químicos da natureza, no controle populacional de outras espécies, na dispersão de sementes, aumentando a propagação de espécies vegetais, entre outros serviços ecossistêmicos.

Além disso, muitos animais acabam sendo fontes importantes de recursos para nós seres humanos, sendo utilizados como alimento ou até auxiliando na produção de medicamentos. Dessa forma, compreender as interações e influências ecológicas desempenhadas pelos organismos desse reino é fundamental para que possamos desenvolver e aperfeiçoar estratégias da conservação ambiental e do bem-estar humano.

Curiosidades sobre o Reino Animalia

A grande diversidade de organismos do reino animal também revela curiosas adaptações das mais diferentes espécies e modos de vida. Confira aqui alguma dessas adaptações incríveis:

  • Capacidade de regeneração: essa adaptação, invejável por boa parte dos animais, é uma característica presente em algumas poucas espécies, como salamandras, estrelas-do-mar e alguns lagartos. Essa habilidade incrível permite que o animal regenere alguma parte do corpo perdida acidentalmente ou às vezes fragmentada de propósito.
  • Metamorfose: essa característica é desempenhada por boa parte dos insetos e de alguns anfíbios também. O animal a por uma sequência de modificações morfológicas desde a eclosão do ovo até a fase adulta, o que lhe traz grandes vantagens para sobrevivência, como não ter que competir pelas fontes de alimento com os próprios genitores.
  • Ecolocalização: uma estratégia incrível, desempenhada por alguns mamíferos, como morcegos e baleias. Esses animais utilizam a emissão de ondas sonoras para captar informações importantes de onde estão ou do que há por perto.
  • Fotossíntese animal: esse fato curioso é realizado por pequenos moluscos marinhos, de pele translúcida, denominados nudibrânquios. A realidade é que o metabolismo de um animal não permite que nenhuma espécie desse reino realize fotossíntese, porém essas lesminhas transparentes ingerem algumas microalgas que ficam dispostas logo abaixo de seu tegumento, o que permite que as algas continuem fazendo fotossíntese ali, e os nudibrânquios aproveitam isso para adquirir as substâncias nutritivas desse processo fotoquímico.

Exercício sobre o Reino Animalia

Questão 1

Considerando os aspectos que definem os organismos do Reino Animalia, assinale a alternativa que NÃO indica uma característica do grupo:

A. Todos os animais possuem células complexas, com o material genético protegido por uma membrana nuclear.

B. É uma característica comum de todos os animais a presença de numerosas células constituindo seu corpo.

C. Não existe nenhuma espécie do Reino Animalia que não seja heterotrófica.

D. Algumas espécies animais apresentam a capacidade de se locomover, enquanto outras são imóveis durante toda a vida.

E. Existem animais que se reproduzem sexuadamente e outros que são assexuados.

Resposta: Letra D. Todos os animais apresentam a capacidade de locomoção em pelo menos uma fase da vida, logo a alternativa D não indica uma característica dos organismos do Reino Animalia.

Questão 2

Os filos do Reino Animalia agrupam os animais com base em características estruturais e evolutivas. São diversos filos com características específicas que os definem e agrupam em cada táxon. Considerando essa diversidade de características, assinale abaixo a alternativa que define corretamente as características do filo.

A. Cnidários — possuem dois tecidos embrionários e habitam principalmente ambientes de água doce.

B. Platelmintos — vermes cilíndricos de vida livre que podem causar algumas doenças.

C. Artrópodes — com exoesqueleto e pernas articuladas, representam o filo mais diverso do reino animal.

D. Anelídeos — corpo segmentado e formado por anéis, habitando apenas ambientes com solo úmido.

E. Equinodermos — animais marinhos com estrutura celular procarionte.

Resposta: Letra C. Cnidários habitam principalmente ambientes marinhos. Platelmintos são achatados e também são parasitas. Anelídeos também podem habitar ambientes marinhos e de água doce. Equinodermos são eucariontes, assim como todos os outros animais. Logo, apenas a afirmativa sobre os artrópodes está correta.

Fontes

UFSC. Introdução à Zoologia. Capítulo 1. Disponível em<https://antigo.uab.ufsc.br/biologia//files/2020/08/Cap_01.pdf>

KHAN ACADEMY. Critérios de classificação dos animais. Disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/3-ano/vida-e-evolucao-3-ano/classificao-dos-animais/a/criterios-de-classificacao-dos-animais>

RODRIGUES, Miceia de Paula; HIDALGO, Juliana Mesquita. A classificação dos animais segundo Aristóteles: recorte histórico e inserção didática. Disponível em <https://www.revistas.usp.br/fhb/article/view/fhb-v17-n2-04>

Grupo de vários tipos de animais em referência à diversidade do Reino Animalia.
O Reino Animalia se diversifica entre invertebrados microscópicos até os grandes vertebrados.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Nyelle Cavalcanti dos Santos Professora de Biologia e Ciências em João Pessoa - PB, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Ensino de Biociências e apaixonada por aprender e ensinar sobre as fascinantes formas de vida e os mistérios da natureza.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Nyelle Cavalcanti dos. "Reino Animalia"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/reino-animalia.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sobre os animais, julgue com “V” para verdadeira ou “F” para falsa as afirmativas abaixo:

a) (  ) A divisão dos animais em invertebrados e vertebrados não tem valor taxonômico. 

b) (  ) Todo animal vertebrado possui vértebras. 

c) (  ) Lombrigas, filarias, tênias e ancilóstomos são nematelmintos. 

d) (  ) Animais onívoros se alimentam tanto de tecidos animais quanto de plantas. VERDADEIRO.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(FGV)

A tabela apresenta algumas características de algumas classes do filo Arthropoda:

Na tabela, Arachnida, Crustacea e Insecta estão respectivamente representados pelos números:

A) 1, 2 e 3
B) 1, 3 e 2
C) 2, 3 e 1
D) 3, 1 e 2
E) 3, 2 e 1.
 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Considerando os filos dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos e cordados; classifique-os quanto:

- Aos folhetos embrionários
- Ao celoma
- Ao blastóporo (protostômios ou deuterostômios)
 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(FUVEST)

Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:

A) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase.

B) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.

C) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária.

D) dengue, febre amarela, filariose e malária.

E) dengue, febre amarela, filariose e teníase.
 

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Reino Animalia


Ácaros

Os ácaros são animais aracnídeos que podem ser encontrados colonizando diferentes ambientes. Algumas espécies são responsáveis por causar doenças.

Acasalamento de escorpiões e aranhas

Adaptações das aves ao voo

Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de ossos ocos e penas, músculos bem desenvolvidos e a ausência de estruturas que elevariam seu peso.

Anelídeos

Anelídeos (Filo Annelida) são animais que apresentam o corpo formado por uma série de anéis. Como representantes deles, temos as sanguessugas e as minhocas.

Anfíbios

Anfíbios são um grupo de animais vertebrados conhecidos por possuírem uma “vida dupla”, com uma fase de vida aquática e outra terrestre.

Animais fistulados

Animais fistulados são aqueles submetidos a técnicas que permitem a visualização do sistema digestório a partir de um orifício.

Aracnídeos

Aranhas e escorpiões: aracnídeos perigosos ao ser humano

Artrópodes

Os artrópodes, animais que apresentam grande diversidade, possuem apêndices articulados e um exoesqueleto quitinoso.

Asquelmintos

Características das aves

As aves constituem um grupo de vertebrados que possui uma característica peculiar: a presença de penas.

Características Gerais dos Artrópodes

Os artrópodes são animais invertebrados muito diversificados e que podem ser encontrados em todas as regiões do planeta.

Celenterados

Celoma

O celoma pode ser definido como uma cavidade cheia de líquido revestida completamente pela mesoderme.

Ciclo estral

O ciclo estral das cadelas é dividido em quatro fases distintas: o anestro, proestro, estro e diestro. O estro corresponde à fase conhecida popularmente como cio.

Classe myxine

A classe myxine reúne animais exclusivamente marinhos, que possuem corpo alongado e coloração rosa-acinzentada.

Classificação dos anelídeos

A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.

Classificação dos anfíbios

Na classificação dos anfíbios, umas das características analisadas é a presença de cauda e patas. Esses animais podem ser classificados em anuros, urodelos e gymnophiona.

Classificação dos artrópodes

Classificação dos moluscos

A classificação dos moluscos mais utilizada divide-os em três principais grupos, entretanto, esses animais formam sete categorias distintas.

Cnidários

Cnidários (filo Cnidaria) apresentam cerca de 10.000 espécies exclusivamente aquáticas. Águas-vivas, corais e anêmona-do-mar são representantes desse filo.

Condrictes

Cornos e chifres

Os cornos, recobertos por queratina, e os chifres, recobertos por uma camada de pele, são apêndices cranianos, no geral, derivados do osso frontal do crânio.

Crescimento dos insetos

Crustáceos

Os crustáceos são um grupo de artrópodes encontrados, principalmente, em ambiente marinho. Eles são muito conhecidos por sua importância econômica.

Diferenças entre peixes ósseos e cartilaginosos

Os peixes ósseos e cartilaginosos apresentam diversas diferenças entre si.

Digestão dos Ruminantes

Diplópodes

Diplópodes ou milípedes são artrópodes de corpo alongado que possuem um grande número de patas, as quais estão dispostas em dois pares por segmento.

Equinodermos

Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos, triblásticos, celomados, deuterostômios e que apresentam um sistema vascular aquífero exclusivo do filo.

Eutérios

Filo Chordata

Filo Chordata inclui organismos que apresentam, em pelo menos uma fase da sua vida: notocorda, cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e cauda pós-anal.

Filo Cnidaria

História evolutiva das aves

A história evolutiva das aves ainda é bastante controversa, porém a teoria mais aceita é a de que elas surgiram de uma linhagem de dinossauros.

Insetos

Os insetos formam um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e a presença de seis pernas.

Locomoção das Aves

Mamíferos

Os mamíferos são animais que se destacam pela presença de pelos e glândulas mamárias, as quais produzem leite, alimento essencial para os filhotes.

Marsupiais

Metamorfose dos insetos

Metamorfose nos anfíbios

A metamorfose nos anfíbios incluem mudanças na alimentação e na respiração. Durante esse processo, também ocorrem transformações acentuadas na forma do corpo desses animais.

Moluscos

Moluscos são animais invertebrados que apresentam corpo mole, o qual é protegido, em várias espécies, por uma concha. Lulas, polvos e caracóis são moluscos.

Monotremados

Muda ou ecdise em artrópodes

A muda ou ecdise pode ser definida como um processo de troca do exoesqueleto dos animais para garantir seu crescimento.

Nematódeos

Nematódeos, também conhecidos como nematelmintos, são animais invertebrados que possuem corpo cilíndrico com extremidades afiladas. São vermes que podem provocar doenças.

Nematódeos parasitas do ser humano

Ordem Chelonia

Ordem Crocodilia

A Ordem Crocodilia inclui como representantes os crocodilos e jacarés, animais com mordida poderosa que vivem em ambientes semiaquáticos.

Ordem Squamata

A Ordem Squamata compreende os répteis que apresentam, entre outras importantes características, o corpo coberto por escamas.

Osmorregulação nos peixes

A osmorregulação nos peixes garante que esses animais mantenham a quantidade adequada de sais e água em seu corpo, apesar da diferença de concentração entre seu corpo e o meio.

Osteíctes

Os osteíctes são peixes com esqueleto predominantemente formado por ossos.

Platelmintos

Platelmintos

Platelmintos (Filo Platyhelminthes) incluem animais que apresentam corpo achatado dorsiventralmente. Tênias e planárias são exemplos de representantes do filo.

Poríferos

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, são animais simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático e apresentam o corpo repleto de poros.

Principais ordens de inseto de importância econômica

Entre as principais ordens de inseto de importância econômica, podemos citar a Coleoptera e Hymenoptera, que possuem, respectivamente, besouros e abelhas como representantes.

Principais Ordens de Insetos

Os insetos fazem parte da maior classe do Filo Artropoda. São animais invertebrados que possuem características bem particulares. Eles se diferenciam bastante entre si, por isso são divididos em classes.

Quilópodes

Quilópodes são animais do filo Arthropoda que apresentam cabeça e corpo alongado, do qual partem patas. São popularmente chamados de lacraias e centopeias.

Répteis

Répteis são animais vertebrados, tetrápodes e amniotas que apresentam grande adaptação ao meio terrestre, apresentando, por exemplo, pele seca e fecundação interna.

Respiração branquial

A respiração branquial garante que animais aquáticos sejam capazes de retirar o oxigênio dissolvido na água, disponibilizando-o para todas as células do seu corpo.

Sapos, rãs e pererecas

Sapos, rãs e pererecas são anfíbios classificados como anuros que, apesar da semelhança, podem ser facilmente diferenciados por um observador mais atento.

Seres da zona abissal

Subfilo Cephalochordata

O subfilo Cephalochordata é representado pelo anfioxo, um animal pequeno e de corpo quase transparente que se assemelha a um peixe.

Subfilo Urochordata

Os animais do subfilo Urochordata são encontrados presos a rochas e outros substratos nos mares de todas as regiões do planeta.

Subfilo Vertebrata

Tipos de circulação sanguínea

Existem diferentes tipos de circulação sanguínea no reino animal. Apesar das diferenças, todas atuam para garantir o transporte de oxigênio e nutrientes.