Doenças e patologias

As doenças são manifestações patogênicas que influenciam na nossa qualidade de vida. Dependendo de sua gravidade, podem levar à morte.

Conteúdos de Doenças e patologias


Alergia

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a determinado antígeno, denominado alérgeno.

Câncer

Câncer é o nome dado a um grupo de doenças em que se observa a divisão rápida e desordenada das células. Existem mais de 100 tipos diferentes de cânceres.

Doenças causadas por bactérias

Existem várias doenças causadas por bactérias, tais como tétano, sífilis e meningites. Elas geram sintomas variados e normalmente são tratadas com antibióticos.

Doenças causadas por fungos

As doenças fúngicas são causadas pela proliferação de fungos no corpo humano. Podem ser leves ou graves. Candidíase, onicomicose e frieira são exemplos de infecções fúngicas.

Doenças causadas por príon

Doenças causadas por príons são fatais e com longos períodos de incubação. Provocam lesões no sistema nervoso central e podem contaminar o gado e afetar os seres humanos.

Doenças causadas por protozoários

As doenças causadas por protozoários podem ser transmitidas de diversas maneiras, portanto, é fundamental conhecer as formas de contágio para obter uma prevenção eficaz.

Doenças causadas por vermes

Várias são as doenças causadas por vermes (animais que parasitam homens e animais). Com grande capacidade de regeneração, eles podem possuir um ou dois hospedeiros.

Doenças causadas por vírus

As doenças causadas por vírus provocam, em geral, febre, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite e indisposição. Não costumam possuir medicação específica para tratamento.

Doenças Psicológicas

Nos dias de hoje, muitas doenças psicológicas são atribuídas ao estilo de vida, à cultura e à sociedade em que a pessoa vive.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Doenças Sexualmente Transmissíveis, atualmente chamadas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, são infecções contraídas, principalmente, por contato sexual.

Artigos de Doenças e patologias


Abcesso

Os abcessos são provocados por infecções bacterianas e ocorrem em várias partes do corpo. O abcesso mais comum é o abcesso do folículo piloso.

Acidente vascular cerebral (AVC)

O acidente vascular cerebral é caracterizado por uma interrupção do fluxo sanguíneo em algumas partes do cérebro.

Albinismo

O albinismo é uma desordem genética em que a produção de melanina é afetada, tornando o indivíduo albino mais sujeito aos efeitos nocivos do Sol.

Alcoolismo

O alcoolismo é uma doença caracterizada pela dependência de um indivíduo em relação ao álcool. Os sintomas envolvem complicações físicas, psicológicas e sociais.

Alopecia areata

A alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca queda do cabelo e dos pelos, levando ao surgimento de falhas, geralmente circulares.

Alzheimer

Alzheimer é uma doença degenerativa que possui como sintoma mais conhecido a perda de memória. Em estágios avançados, o indivíduo depende continuamente de outra pessoa.

Amidalite

A amidalite é uma inflamação das amídalas, estruturas localizadas na garganta que possuem função de defesa no nosso organismo.

Amiloidose

A amiloidose é um grupo de doenças que se caracteriza pela deposição de proteínas em alguns órgãos, como coração e rins.

Amnésia

Anemia

Anemia é uma condição em que se observa uma redução da hemoglobina ou das hemácias no sangue. Uma alimentação pobre em ferro pode desencadear o problema.

Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que se manifesta quando o indivíduo recebe, de ambos os pais, o gene alterado. Na anemia falciforme, as hemácias tendem a apresentar o formato de foice, sendo também rígidas; em razão da presença da hemoglobina S.

Aneurisma cerebral

Aneurisma cerebral é uma condição que merece atenção, uma vez que seu rompimento pode desencadear consequências graves e até mesmo a morte.

Apendicite

A apendicite é uma doença que afeta o apêndice e desencadeia dor no quadrante inferior direito do abdome. O tratamento dessa inflamação é a cirurgia.

Apneia

Apneia é quando ocorre parada repetida e temporária da respiração durante o sono. Ela é classificada em três tipos: apneia obstrutiva do sono, apneia central e apneia mista.

Aracnoidite torácica

Aracnoidite torácica é uma aracnoidite localizada na região da coluna torácica. A aracnoidite é uma inflamação na membrana aracnoide.

Asma

Asma é uma doença inflamatória crônica que se caracteriza por provocar dificuldade respiratória e ruídos que podem aparecer ao expirar-se ou inspirar-se.

Astigmatismo

Astigmatismo é um problema decorrente de um defeito na curvatura do olho, o que faz com que as imagens fiquem distorcidas. Óculos ajudam na correção do problema.

Ataxia

A ataxia é uma condição neurológica caracterizada pela falta de coordenação dos movimentos voluntários do corpo. A de Friedreich e a cerebelar são alguns tipos de ataxia.

Atrofia Muscular Espinhal

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença genética que se caracteriza pela fraqueza e paralisa dos músculos, além de diminuição do tônus muscular.

Bócio

Bócio é o termo usado para se referir ao aumento da glândula tireoide. O problema é desencadeado por diferentes causas, como a deficiência de iodo.

Broncoespasmo

Broncoespasmo é uma redução do calibre dos brônquios que impede o ar de chegar adequadamente aos pulmões. Trata-se de um quadro comum em casos de asma e bronquite.

Bruxismo

CADASIL

CADASIL é uma doença autossômica dominante que afeta as paredes musculares das pequenas artérias do cérebro. Ela é resultado de mutações no gene NOTCH3.

Cálculos Renais

Características da Gagueira

A gagueira é um distúrbio de linguagem em que o indivíduo repete sílabas ou faz longas pausas ao pronunciar palavras.

Cicatriz

Cirrose

A cirrose pode causar a perda da função hepática e a morte do paciente. O tratamento precoce pode diminuir a velocidade do avanço dessa doença.

Conjuntivite

Corpo Poluído

Criptorquidia

Cuidados com o Colesterol

Demência

A demência agrupa diversas doenças neurodegenerativas que afetam a memória, o raciocínio e as relações interpessoais. Não há cura definitiva para alguns tipos de demência.

Dermatite

A dermatite é uma inflamação da pele desencadeada por diversos fatores, como condições genéticas, problemas no sistema imune, exposição a substâncias irritantes ou alérgenos.

Desidratação

A desidratação, caracterizada por uma baixa disponibilidade de água no organismo, é um problema grave que pode levar à morte se não tratada de forma adequada.

Diabetes emocional

Diabetes emocional é uma expressão popular que se refere a um quadro de diabetes que surge após um problema emocional. Trata-se de um termo não reconhecido pela Medicina.

Diabetes mellitus

A diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza pela hiperglicemia, que é o aumento dos níveis de glicose no sangue do indivíduo.

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma patologia relacionada à falta de produção de insulina pelo organismo ou à produção insuficiente.

Diabetes tipo 2

O diabetes do tipo 2 é uma doença comum em pessoas com idade acima dos 40 anos, obesos e com histórico na família.

Diferença entre doenças, síndromes e transtornos

Doenças, síndromes e transtornos são termos que podem ser confundidos, mas que se referem a diferentes estados ou a comprometimentos da saúde.

Diferença entre pressão alta e pressão baixa

A principal diferença entre a pressão alta e a pressão baixa refere-se, respectivamente, aos valores de pressão sanguínea acima de 140/90 mmHg e inferiores a 100/90 mmHg.

Discalculia, sintomas, causas e tratamento

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, a discalculia é uma dificuldade de aprendizagem relacionada à matemática.

Distrofia Muscular

Diverticulite

A diverticulite é uma condição na qual os divertículos intestinais tornam-se inflamados, podendo ocasionar dores intensas.

Doação de medula óssea

A doação de medula óssea pode salvar vidas de pessoas que apresentam problemas em suas células sanguíneas e no seu sistema imunológico.

Doença Celíaca

A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, proteína encontrada em alimentos como trigo, cevada, centeio, aveia e malte.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica da mucosa do trato gastrointestinal que se manifesta principalmente no intestino e no cólon.

Doença de Kawasaki

A doença de Kawasaki afeta principalmente crianças com idade inferior a 5 anos e acomete os vasos sanguíneos, provocando inflamação.

Doença de Parkinson

Doença de Parkinson é uma doença em que o indivíduo apresenta uma perda progressiva dos neurônios que produzem dopamina, um neurotransmissor.

Doença de Pompe

A doença de Pompe é uma doença genética que se carateriza pelo acúmulo de glicogênio no interior dos lisossomos.

Doenças emergentes e reemergentes

As doenças emergentes e reemergentes são um importante tema de saúde pública e merecem atenção para que grandes epidemias sejam evitadas.

Doenças relacionadas com a água

As doenças relacionadas com a água são aquelas que, de alguma maneira, direta ou indiretamente, têm a sua transmissão relacionada com a água.

Dor de cabeça

A dor de cabeça é um problema comum que acomete pessoas de todas as faixas etárias, sexo e culturas. É classificada, de acordo com a sua causa, em primária e secundária.

Endometriose

A endometriose é uma doença que acomete algumas mulheres. Ela ocorre quando o endométrio se encontra presente em outro local que não o útero.

Enxaqueca: características

Enxaqueca: diagnóstico e tratamento

Epidermólise bolhosa

A epidermólise bolhosa é uma doença genética que se caracteriza pela formação de lesões bolhosas na pele espontaneamente ou após traumas mínimos.

Esclerodermia

Esclerodermia é uma doença que afeta o tecido conjuntivo e apresenta etiologia desconhecida. Pode ser classificada em localizada e sistêmica.

Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA

A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa e letal que causa a perda progressiva dos movimentos.

Esclerose múltipla

Esclerose múltipla é uma doença crônica, autoimune e desmielinizante. A perda da mielina prejudica a neurotransmissão, provocando uma série de sintomas.

Escorbuto

Escorbuto era uma doença bastante comum no período das grandes navegações. Desencadeado pela falta de vitamina D, pode provocar problemas de cicatrização.

Espirro

O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo na presença de partículas ou micróbios que causam irritação.

Febre hemorrágica brasileira

A febre hemorrágica brasileira é uma doença rara e de alta letalidade causada por um vírus. A transmissão dessa doença está relacionada a roedores silvestres.

Febres hemorrágicas

As febres hemorrágicas são condições de alta letalidade. A febre amarela, a malária, a febre hemorrágica da dengue e a leptospirose são exemplos desse tipo de ocorrência.

Fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud é uma resposta exagerada ao frio que leva ao surgimento de palidez, cianose e rubor em mãos e pés.

Fibrose cística

Fibrose cística é uma doença autossômica recessiva que provoca um espessamento do muco. Tosse crônica e suor salgado são alguns sintomas da doença.

Gastrite

O estômago é o órgão do sistema digestivo responsável pela esterilização e digestão dos alimentos. A infecção em sua mucosa é chamada de gastrite, que pode ser de dois tipos.

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que afeta os olhos e pode provocar cegueira irreversível. Apresenta como principal fator de risco o aumento da pressão nos olhos.

Gota

A gota ocorre em virtude de um acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações. Provoca dor e inchaço nas articulações, principalmente nas do dedão, tornozelo e joelho.

Hepatite

A hepatite é uma doença que se caracteriza por ser uma inflamação no fígado. Ela possui diferentes causas, podendo ser tanto viral quanto não viral.

Hérnia de disco

Hérnia de disco é uma doença degenerativa que afeta os discos intervertebrais — estruturas cartilaginosas localizadas entre as vértebras.

Hérnia inguinal

A hérnia inguinal surge na região da virilha e deve ser tratada rapidamente.

Hiperelexia

Hipersudorese

Hipertensão (pressão alta)

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma condição em que se observa a pressão arterial acima de 140/90 mmHg. Não possui cura, mas pode ser controlada.

Hipertireoidismo

O hipertiroidismo é caracterizado por um aumento na síntese de hormônios tiroidianos e pode causar nervosismo, taquicardia, tremores e sudorese.

Hipopotassemia

A hipopotassemia pode ser definida como uma diminuição da concentração de potássio no sangue.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue de forma eficaz. Estima-se que 26 milhões de pessoas no mundo lidem com essa condição.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal é caracterizada pela perda progressiva das funções do rim.

Intolerância à Lactose

Labirintite

A labirintite ocorre em razão de uma inflamação do labirinto, que se localiza no nosso ouvido interno. A labirintite apresenta diversas causas.

LER

A LER é causada por atividades que requerem movimentos repetitivos, como fazer crochê, jogar tênis, tocar piano, dirigir, digitar etc.

Lipedema

O lipedema é uma deposição anormal de gordura no corpo, em especial nas pernas e nos tornozelos. Pode provocar dor e dificuldade de locomoção.

Líquen plano

O líquen plano é uma doença inflamatória que afeta a pele, unhas, couro cabeludo e mucosas. As lesões provocadas pela doença podem provocar coceira.

Lúpus

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune que não apresenta causa conhecida. Pode acometer a pele e outros órgãos, como pulmões, coração e rins.

Mal súbito

Mal súbito é um evento médico agudo, inesperado, repentino e associado, em geral, a causas cardíacas. A morte súbita é frequentemente uma consequência fatal do mal súbito.

Mielite transversa

Mielite transversa é uma doença que afeta a medula espinhal e pode desencadear, entre outros sintomas, a paralisia parcial dos membros e disfunções evacuatórias.

Narcolepsia

Narcolepsia é um distúrbio que provoca uma sonolência extrema no indivíduo durante o dia, podendo comprometer negativamente sua rotina e suas relações sociais.

Neoplasia

Neoplasia é uma multiplicação anormal de células de um tecido que pode ocasionar consequências graves ao organismo. Existem neoplasias benignas e malignas.

O que é trombose venal profunda?

A trombose venal profunda é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos no interior das veias profundas.

Orientação de Postura

Orquite

A orquite é uma inflamação que ocorre no saco escrotal, podendo ocorrer também no epidídimo. Pode ser causada por vários fatores, entre eles traumatismo local

Os Benefícios do Chá Verde

Os efeitos do sol para a pele

Nossa pele é constituída por tecido epitelial, um tecido cujas células são firmemente unidas para promover proteção contra agentes externos.

Osteopoiquilose

Osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, comprometendo a resistência dessas estruturas e aumentando, desse modo, o risco de fraturas.

Pandemia

Pandemia é um termo usado em referência a um aumento de casos de uma doença em uma ampla área geográfica. A COVID-19 e a gripe H1N1 já ocasionaram pandemias.

Parada cardiorrespiratória

Parada cardiorrespiratória é um evento grave que pode levar à morte e caracteriza-se pela interrupção do funcionamento do coração e da respiração.

Paralisia de Bell

A paralisia de Bell afeta o sétimo par de nervo craniano e geralmente ocorre de maneira repentina. É uma doença sem causa muito bem estabelecida.

Pelagra

A pelagra é uma doença causada pela carência de niacina e de triptofano, um aminoácido essencial que se transforma em niacina nos tecidos dos mamíferos.

Pielonefrite

Pielonefrite é uma infecção do trato urinário que acomete os rins, também conhecida como infecção urinária alta. A pielonefrite provoca febre e dor lombar.

Pólipos nas pregas vocais

Prurido

O prurido, conhecido popularmente como coceira, pode estar associado a alterações cutâneas ou sistêmicas.

Psoríase

A psoríase é uma doença dermatológica comum que pode atingir até 11% da população mundial. Seu tratamento se baseia no uso de pomadas em casos mais brandos.

Rabdomiólise

A rabdomiólise é uma condição que decorre de uma lesão muscular. Dor e fraqueza nos músculos e urina escurecida são os principais sintomas da rabdomiólise.

Retocolite ulcerativa

Retocolite ulcerativa é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa do intestino. Pode desencadear diarreia com sangue.

Sarna (escabiose)

A sarna humana ou escabiose é uma doença causada por um ácaro. A doença é transmitida de uma pessoa para outra por meio de contato direto ou objetos contaminados.

Sinais e sintomas

As manifestações clínicas das doenças são frequentemente descritas como sinais e sintomas. Entretanto, esses termos têm significado distinto para o diagnóstico.

Síndrome das pernas inquietas

Síndrome de Charles Bonnet

Charles Bonnet foi um naturalista e filósofo que forneceu boas contribuições para a ciência. Uma delas é um quadro que recebeu o seu nome – a Síndrome de Charles Bonnet. Bem mais frequente entre idosos, ela consiste no surgimento de alterações visuais bem nítidas e abruptas, e ocorre somente em pess

Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética em que se observa a presença de um cromossomo 21 a mais, por isso também é chamada de trissomia do 21.

Síndrome de Haff

Síndrome de Haff se desenvolve após a ingestão de pescado e apresenta como sintomas a presença de urina escura e rigidez e dor muscular.

Síndrome de Patau

A síndrome de Patau é uma alteração genética caracterizada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 13. A expectativa de vida após o nascimento é baixa.

Síndrome de Reye

A síndrome de Reye é uma doença muita grave e rara que atinge principalmente crianças. Acredita-se que remédios que contenham acetilsalicílico sejam os desencadeantes da doença.

Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette é um distúrbio de causa desconhecida que desencadeia no paciente uma série de tiques motores e vocais.

Síndrome de Williams-Beuren (SWB)

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável (SII) caracteriza-se por episódios dor e distensão abdominal e mudança do hábito intestinal.

Síndrome do Ovário Policístico

A síndrome do ovário policístico caracteriza-se pelo aumento da produção de hormônios masculinos e geralmente é tratada com uso de anticoncepcionais orais.

Sinusite

Sinusite ou, mais corretamente, rinossinusite, é uma inflamação que afeta os seios da face e também a mucosa nasal, desencadeando dor de cabeça e secreção nasal amarelada.

Subnutrição

A subnutrição é um grave problema que afeta países desenvolvidos e subdesenvolvidos, provocando diversas doenças e até a morte.

Tendinite

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões. Pode ser por motivos de esforço repetitivo, sobrecarga ou até mesmo por causa de uma alimentação incorreta.

Tensão pré-menstrual

Torção do cordão espermático

A torção do cordão espermático é uma rotação do testículo em relação a seu eixo. Essa condição provoca dor intensa e súbita no local, vômito, náusea e dificuldade para urinar.

Tosse

Urticária

A urticária é uma reação na pele considerada comum, que causa lesões acompanhadas ou não de ardência, coceira intensa e inchaço.

Vasculite

Vasculite é uma inflamação do vaso sanguíneo e pode provocar diferentes sintomas a depender do vaso que foi acometido pela inflamação.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que causa manchas brancas no corpo. Elas ocorrem devido à ausência ou redução dos melanócitos na pele.

A palavra doença vem do termo em latim dolentia que significa “sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se”. Várias são as definições para esse termo, mas especialistas consideram as doenças como manifestações patológicas que se apresentam em nosso organismo. Elas estão sempre associadas a sintomas específicos, levando o indivíduo que as apresenta a se privar de prazeres físicos, emocionais e mentais.

A OMS classifica doença como a ausência de saúde e disponibiliza para a sociedade a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, designada pela sigla CID. No CID temos o à classificação das doenças e à grande variedade de sinais, sintomas, aspectos normais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos e doenças.

Segundo a OMS, são consideradas doenças:

Doenças infecciosas e parasitárias;

Neoplasmas (tumores);

Doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos e alguns transtornos imunitários;

Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas;

Transtornos mentais e comportamentais;

Doenças do sistema nervoso;

Doenças dos olhos e anexos;

Doenças do ouvido e da apófise mastoide;

Doenças do aparelho circulatório;

Doenças do aparelho respiratório;

Doenças do aparelho digestivo;

Doenças da pele e do tecido subcutâneo;

Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo;

Doenças do aparelho geniturinário;

Gravidez, parto e puerpério;

Algumas afecções originadas no período perinatal;

Malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas;

Sintomas, sinais e achados anormais de exames clínicos e de laboratório, não classificados;

Lesões, envenenamentos e algumas outras consequências de causas externas;

Causas externas de mobilidade e de mortalidade.

Nesta seção você encontrará informações sobre doenças de causas variadas. O material didático disponível apenas informa sobre causas, sintomas e prevenção de doenças, levando-se em consideração que os sintomas variam de uma pessoa para outra. O diagnóstico e o tratamento de cada doença deverão ser feitos por um profissional especializado.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Todas as doenças devem ser diagnosticadas e tratadas por um profissional especializado
Todas as doenças devem ser diagnosticadas e tratadas por um profissional especializado
Deseja fazer uma citação?
MORAES, Paula Louredo. "Doenças e patologias"; Brasil Escola. Disponível em: /doencas. o em 22 de maio de 2025.