A origem do nome América

Segundo relatos históricos, a origem do nome América advém de uma homenagem feita ao explorador italiano Américo Vespúcio.

Existem várias contestações envolvendo a origem do nome do continente americano. Segundo relatos históricos, o nome América advém de uma homenagem feita a um italiano chamado Américo Vespúcio, explorador que viveu entre 1454 e 1512.

Desse modo, a homenagem deixou de ser prestada a Cristóvão Colombo, que seria genuinamente o descobridor de tais terras. Quando Colombo atingiu a América, mais precisamente na parte onde se encontra hoje a América Central, ele achava que tinha chegado às Índias. Por isso, muitos historiadores deram o mérito da descoberta a Américo Vespúcio, por ter sido o primeiro navegador a afirmar e a divulgar - baseadas nas descrições feitas durante a viagem - que as terras que Colombo havia alcançado pertenciam a um novo continente.

As declarações de Vespúcio ganharam crédito na Europa, e foram reconhecidas, porém, Américo faleceu no ano de 1512, sem imaginar que seu nome fora dado ao continente.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gravura com Américo Vespúcio
Gravura com Américo Vespúcio
Deseja fazer uma citação?
FREITAS, Eduardo de. "A origem do nome América"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/a-origem-nome-america.htm. o em 24 de maio de 2025.