Um ciclone extratropical atingiu a região Sul brasileira na quinta-feira (15) e continua nesta sexta-feira (16).
O fenômeno causou chuvas intensas com mais de 200 milímetros em algumas cidades.
Uma das cidades afetadas é São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, a 50 km de Porto Alegre. O governador do estado, Eduardo Leite, confirmou em transmissão em rede social um óbito por choque elétrico. Neste munícipio foi registrado um acúmulo de 195,4 mm de chuva.
Saiba mais: O que é um ciclone, tipos, causas e características
O que é ciclone?
De acordo com a istração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, um ciclone é caracterizado por um sistema rotativo de chuvas e tempestades que se forma em águas tropicais ou subtropicais.
O tipo que a pelo Sul do país é o extratropical. Ele se forma em médias e altas latitudes, isto é, fora dos trópicos e se associa a frentes frias. Seu formato é de uma espiral e seu centro conta com baixa temperatura se comparado com a atmosfera vizinha, segundo informações deste artigo.
Esse tipo de fenômeno da natureza costuma cair em provas de vestibulares em questões de Geografia. Teste seus conhecimentos na lista de exercícios sobre ciclone e outros fenômenos naturais.
Crédito: Divulgação / Twitter.
Em 2020, no sul de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul, um ciclone bomba deixou mais vítimas fatais do que o furacão Catrina.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apontam uma tendência de aumento de ciclones bombas no sul brasileiro.
O ciclone bomba é um tipo de ciclone extratropical.
Diferença entre ciclone, furacão e tornado
Veja na videoaula abaixo a diferença entre ciclone, furação e tornado:
Por Lucas Afonso
Jornalista
