Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes

A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.

O químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) ou a realizar cuidadosas experiências relacionando as massas dos componentes de determinadas reações.

Por exemplo, os elementos que compõem a água são o hidrogênio e o oxigênio. Proust verificou que nessa reação de formação da água, o hidrogênio sempre reagia com o oxigênio em uma proporção constante e definida, que era de 1:8, respectivamente. Veja como isso ocorre abaixo:

Observe que não importa a quantidade de massa dos elementos usada, a proporção sempre será a mesma.

Proust observou que isso não ocorria somente com a água, mas com todas as outras substâncias.

São formados 15,06 g de sulfeto cúprico (CuS), por exemplo, reagindo 10,00 g de cobre metálico (Cu) com 5,06 g de enxofre (S). Assim, se dobrarmos a quantidade de cobre (que irá para 20,0 g), e se quisermos que todo o cobre reaja, será necessário dobrar também a quantidade do enxofre, para 10,12 g, com a formação total de 30,12 g de sulfeto.

Agora, se for colocada uma quantidade que não esteja em proporção, a quantidade em excesso irá sobrar, não irá reagir. Observe isso a seguir:

Observe que a reação só ocorre de acordo com a proporção definida. Por isso, em 1799, Proust concluiu que, quando várias substâncias se combinam para formar um composto, isso é sempre feito numa relação de massas definida.

Assim, ele criou uma Lei que é denominada de Lei de Proust, Lei das Proporções Constantes ou Lei das Proporções Definidas, que é enunciada da seguinte maneira:

Essa lei e a Lei de Lavoisier (Lei da Conservação da Massa) são denominadas Leis Ponderais, porque falam em massas das substâncias envolvidas.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Depois de cuidadosas investigações, Joseph Louis Proust (1754-1826) enunciou a Lei das Proporções Constantes
Depois de cuidadosas investigações, Joseph Louis Proust (1754-1826) enunciou a Lei das Proporções Constantes
Deseja fazer uma citação?
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Lei de Proust ou Lei das Proporções Constantes"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/lei-proust-ou-lei-das-proporcoes-constantes.htm. o em 23 de maio de 2025.

Vídeoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabe-se que 28 g de nitrogênio reagem completamente com 6 g de hidrogênio, formando amônia. Qual será a massa, em gramas de amônia formada, quando 140 g de nitrogênio reagir com hidrogênio suficiente para completar a reação?

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 2

Foram realizados três experimentos envolvendo a reação de síntese entre o nitrogênio e o hidrogênio para a obtenção da amônia. Os dados obtidos estão alistados na tabela a seguir. Demonstre a Lei de Proust baseando-se nesses resultados.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 3

(Vunesp-SP) Duas amostras de carbono puro de massa 1,00 g e 9,00 g foram completamente queimadas ao ar. O único produto formado nos dois casos, o dióxido de carbono gasoso, foi totalmente recolhido e as massas obtidas foram 3,66 g e 32,94 g, respectivamente.

Utilizando estes dados:

a) Demonstre que nos dois casos a Lei de Proust é obedecida;

b) determine a composição do dióxido de carbono, expressa em porcentagem em massa de carbono e de oxigênio.

VER TODAS AS QUESTÕES

Exercício 4

(UEL-PR) 46,0 g de sódio reagem com 32,0 goxigênio formando peróxido de sódio. Quantos gramas de sódio serão necessários para obter 156 g de peróxido de sódio?

a)      23,0

b)      32,0

c)      69,0

d)     78,0

e)      92,0

VER TODAS AS QUESTÕES