Canibalismo (relação ecológica)

No canibalismo, indivíduos matam e alimentam-se de outros da mesma espécie. Como exemplo, podemos citar o louva-a-deus, que mata o macho durante a reprodução.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O canibalismo é um tipo de relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie e na qual um dos envolvidos é prejudicada. Isso significa que o canibalismo é uma relação intraespecífica desarmônica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ O que é o canibalismo?

O canibalismo é uma relação em que um indivíduo mata e alimenta-se de outro de uma mesma espécie. Um exemplo bastante conhecido é o dos chamados louva-a-deus, cuja fêmea alimenta-se do macho antes, durante ou depois da cópula. O canibalismo, contudo, é um comportamento considerado relativamente raro entre os seres vivos.

→ Por que o canibalismo ocorre?

Existem diversos motivos que levam ao canibalismo, o qual pode ser um comportamento típico de determinada espécie ou ocorrer em decorrência de situações de estresse, como é o caso de superpopulações. Veja a seguir alguns tipos de canibalismo e sua explicação biológica.

  • Situações de estresse: É comum observar o canibalismo quando ocorre o aumento exagerado de indivíduos de uma população, o que acarreta em falta de alimento e na consequente prática de canibalismo. Devemos destacar ainda que animais em cativeiro podem também desenvolver esse hábito.

    Outra situação de estresse que foi notada, e nos faz um alerta sobre nossas ações no planeta, está ocorrendo no Ártico. Nesse local, observam-se um grande degelo e, como consequência, um aumento do canibalismo entre ursos polares por causa da dificuldade em conseguir alimento. Vale destacar, no entanto, que esse comportamento já ocorria nessa espécie, mas sua frequência tem aumentado como efeito da elevação da temperatura no planeta e consequente destruição do habitat desses animais.

  • Canibalismo sexual: Os casos mais conhecidos de canibalismo são aqueles chamados de canibalismo sexual. Essa forma de canibalismo está ligada a fatores reprodutivos, e é uma maneira de a fêmea obter nutrientes que serão necessários para a reprodução. No caso do louva-a-deus, citado anteriormente, a fêmea alimenta-se do macho para conseguir uma maior produção de ovos. Ao se alimentar do macho durante a cópula, ingerindo sua cabeça, a fêmea promove ainda uma maior liberação de esperma. Vale ressaltar que algumas espécies animais alimentam-se do macho antes mesmo da cópula, o que seria provavelmente uma forma de evitar a reprodução com aquele indivíduo.

  • Canibalismo intrauterino: Um interessante caso de canibalismo ocorre ainda dentro do ventre da mãe. Esse comportamento é observado no tubarão mangona, em que os embriões devoram uns aos outros no interior do útero. De acordo com algumas pesquisas, a explicação para esse fenômeno seria que os indivíduos de pais diferentes travam uma luta pela sobrevivência. Essa explicação foi dada após cientistas observarem que normalmente os filhotes que nasciam eram de um único pai. Nesses casos, portanto, a sobrevivência é maior para aquele indivíduo mais velho e mais forte e para seu irmão.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Os ursos polares têm apresentado com frequência episódios de canibalismo
Os ursos polares têm apresentado com frequência episódios de canibalismo
Crédito da Imagem: Shutterstock
Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Canibalismo (relação ecológica)"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/canibalismo.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Sobre o canibalismo, marque a alternativa incorreta:

a) O canibalismo é uma relação desarmônica, pois um dos envolvidos é prejudicado com a interação.

b) Algumas espécies de tubarão apresentam o chamado canibalismo intrauterino, em que um filhote alimenta-se de outro ainda no ventre da mãe.

c) O canibalismo sexual é um comportamento observado, por exemplo, no louva-a-deus.

d) O canibalismo é uma relação semelhante à predação, diferenciando-se pelo fato de que o canibalismo é uma relação interespecífica.

e) O canibalismo sempre ocorre entre indivíduos da mesma espécie.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Analise atentamente as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a definição de canibalismo.

a) Canibalismo é uma relação interespecífica desarmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

b) Canibalismo é uma relação interespecífica harmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

c) Canibalismo é uma relação intraespecífica desarmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

d) Canibalismo é uma relação intraespecífica harmônica em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

e) Canibalismo é uma relação intraespecífica neutra em que um indivíduo mata o outro e alimenta-se dele.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Existem diferentes tipos de canibalismo. O canibalismo observado, por exemplo, entre o macho e a fêmea do louva-a-deus após a cópula é chamado de ________________, enquanto o canibalismo observado no interior do útero de alguns tubarões é chamado de __________________. Marque a alternativa que melhor completa as lacunas.

a) canibalismo por estresse e intrauterino.

b) canibalismo por estresse e sexual.

c) canibalismo sexual e intrauterino.

d) canibalismo sexual e reprodutivo.

e) canibalismo reprodutivo e por estresse.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(Enem) As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos.

BORGES, J. C. Jogo mortal. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. o em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque:

a) Promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie.

b) Favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais.

c) Impossibilita a transmissão de genes do macho para a prole.

d) Impede a sobrevivência e reprodução futura do macho.

e) Reduz a variabilidade genética da população.

VER TODAS AS QUESTÕES