O bioma Cerrado representa 25% do território nacional, sendo encontrado em Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo o segundo maior bioma do país em área, apenas superado pela Floresta Amazônica.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A pobreza de nutrientes no solo, este de grande profundidade e rico em óxidos de alumínio e ferro, o clima e a ocorrência do fogo conferem formações vegetais características e, consequentemente, fauna característica, dando ao Cerrado um alto nível de endemismos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sua vegetação apresenta fisionomias que englobam formações florestais com espécies arbóreas, predominantemente, formações savânicas, com árvores e arbustos sob gramíneas e formações campestres, com predomínio de espécies herbáceas e algumas arbustivas.
Porém, infelizmente, apenas cerca de 20% da área do bioma ainda não se submeteu a perturbações humanas, principalmente quanto à ocupação e utilização exagerada e não sustentável das paisagens naturais. Quanto à fauna, queimadas, atropelamentos, caça indiscriminada, intoxicação por agrotóxicos são os principais fatores que a comprometem e, obviamente, não podem ser deixadas de fora as atividades agropecuárias e, relacionadas à elas, as queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia