Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
No experimento, Pasteur adicionou um caldo nutritivo a um balão de vidro com gargalo alongado. Em seguida aqueceu o gargalo, imprimindo a esse um formato de tubo curvo (pescoço de cisne). Após a modelagem prosseguiu com a fervura do caldo, submetendo-o a uma temperatura até o estado estéril (ausência de micro-organismo), porém permitindo que o caldo tivesse contato com o ar.
Depois da fervura, deixando o balão em repouso por muito tempo, percebeu que o líquido permanecia estéril. Isso foi possível devido a dois fatores:
O primeiro foi consequente ao empecilho físico, causado pela sinuosidade do gargalo. O segundo ocasionado pela adesão de partículas de impureza e micro-organismos às gotículas de água formadas na superfície interna do gargalo durante a condensação do vapor, emitido pelo aquecimento e resfriado quando em repouso.
Depois de alguns dias, ao verificar a não contaminação, Pasteur quebrou o gargalo, expondo o caldo inerte aos micro-organismos suspensos no ar, favorecendo condições adequadas para a proliferação de germes.
Esse cientista além de contribuir para o fim do equívoco abiogenista, também desenvolveu, a partir da aplicação do aquecimento e resfriamento simultâneo, a técnica de pasteurização largamente utilizada para conservação dos alimentos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Em síntese, Louis Pasteur enfatizava a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.
A teoria da abiogênese, também chamada de teoria da geração espontânea, foi derrubada após experimentos de pesquisadores como Louis Pasteur, que realizou um trabalho considerado conclusivo para vários estudiosos. Louis Pasteur utilizou em seu experimento:
a) alguns frascos, abertos e fechados, contendo carne em seu interior.
b) um balão de vidro com gargalo alongado e caldo nutritivo em seu interior.
c) roupas sujas de suor como forma de atrair formas de vida.
d) uma mistura de metano, amônia, hidrogênio e vapor de água no interior de um balão de vidro.
e) um microscópio no qual foi possível identificar micro-organismos.
(UFla/ PAS) Dentre as experiências realizadas para explicar a origem dos seres vivos, as de Louis Pasteur no século XIX foram conclusivas no sentido de solidificar a teoria da _________________ e derrubar a teoria da ___________________.
Louis Pasteur é conhecido pelo seu trabalho contra a teoria da abiogênese. Em seu experimento, Pasteur utilizou um balão de vidro com gargalo curvado e um caldo nutritivo fervido em seu interior. O caldo permaneceu sem a presença de micro-organismos até que o gargalo foi removido. Com isso, Pasteur concluiu que:
a) o caldo nutritivo era capaz de dar origem a novas formas de vida apenas na presença de oxigênio.
b) o caldo nutritivo não deu origem a novas formas de vida, pois o oxigênio não conseguia entrar no balão.
c) o desenvolvimento de micro-organismos no caldo nutritivo era consequência de micro-organismos presentes no ar, que conseguiram atingir o caldo e desenvolverem-se após a remoção do gargalo.
d) o desenvolvimento de micro-organismos não ocorreu no caldo inicialmente porque não havia espaço suficiente para sua multiplicação dentro do balão de vidro.
e) apenas micro-organismos são capazes de se originar de matéria inanimada.