Tecidos de sustentação vegetal

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Alguns tecidos vegetais são dotados de células especializadas e substâncias intercelulares, cuja função é conferir resistência estrutural ao corpo das plantas, atuando na sustentação esquelética, existindo dois tipos principais: o colênquima e o esclerênquima.

O colênquima, além da sustentação, também permite o crescimento do vegetal, pois é constituído de células vivas alongadas e justapostas não lignificadas, porém, com considerável deposição de celulose. Normalmente observado no caule, sua organização celular é evidenciada formando feixes cilíndricos dispostos em faixas longitudinais logo abaixo da epiderme.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Tamanho médio das células do colênquima → 1,0 milímetro de comprimento por, aproximadamente, 40 micrômetros de diâmetro.

Já o esclerênquima, é formado por células mortas também alongadas, contudo, impregnadas por lignina. Neste tecido, as células com tipos variados (os esclerídeos e as fibras) se organizam formando ligamentos longitudinais contidos na região mais interior do caule.
- Tamanho médio das células do esclerênquima → 1,5 milímetros de comprimento por 50 micrômetros de diâmetro.

Ppor Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Visualização frontal das células do colênquima
Visualização frontal das células do colênquima
Deseja fazer uma citação?
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Tecidos de sustentação vegetal"; Brasil Escola. Disponível em: /biologia/tecidos-sustentacao-vegetal.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O esclerênquima (skleros - duro) é um tecido vegetal que é constituído normalmente por células mortas com paredes secundárias espessadas, geralmente ricas em lignina. Existem dois tipos principais de células nesse tecido, que são as:

a) traqueides e elementos de vaso.

b) traqueides e fibras.

c) fibras e elementos de vaso.

d) células companheiras e elementos crivados.

e) fibras e esclereides.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Tanto o colênquima quanto o esclerênquima são tecidos de sustentação, porém eles apresentam diferenças marcantes entre si. Marque a alternativa que indica corretamente uma diferença entre esses dois tecidos:

a) O colênquima, diferentemente do esclerênquima, apresenta células mortas.

b) O colênquima apresenta células com paredes lignificadas, enquanto o esclerênquima não possui células com parede secundária com lignina.

c) O esclerênquima apresenta paredes primárias espessadas, diferentemente do colênquima que apresenta paredes secundárias ricas em lignina.

d) O esclerênquima é formado geralmente por células mortas na maturidade, diferentemente do colênquima que é um tecido formado por células vivas.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

O colênquima é um tecido encontrado em regiões da planta que ainda estão em crescimento primário e em locais que sofrem constante modificação. Isso acontece em virtude de:

a) suas células serem impregnadas de lignina.

b) suas células possuírem paredes flexíveis, graças às suas paredes que são compostas basicamente por celulose, água e substâncias pécticas.

c) suas células serem mortas durante a maturidade.

d) suas células possuírem um espessamento acentuado que impede que a célula permaneça viva.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(UFSM-RS) A textura “arenosa” que se percebe ao saborear uma pera é dada pela presença de células mortas na maturidade, com paredes muito espessas e com reforço de lignina. Pelas características apresentadas, essas células são constituintes do tecido denominado

a) meristema.

b) esclerênquima.

c) floema.

d) parênquima.

e) epiderme.

VER TODAS AS QUESTÕES