Complexo regional amazônico

As paisagens naturais e o clima quente e chuvoso são fatores característicos do Complexo regional Amazônico.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Brasil é regionalizado de duas formas: em cinco regiões (Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste) e em complexos regionais (Centro-Sul, Nordeste e Amazônia). Os grandes complexos regionais foram formados a partir de critérios socioeconômicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O complexo regional amazônico corresponde a cerca de 60% do território do país, onde vivem apenas 7% de toda população nacional, figurando como o menos povoado. Em razão de o número de população absoluta e relativa ser modesto, ocorreu um grande vazio demográfico, o que promoveu um isolamento da região em relação aos outros pontos do país, além de ter impedido maior desenvolvimento econômico. As paisagens naturais (floresta equatorial) e o clima (quente e chuvoso) são os fatores mais característicos desse complexo regional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As atividades econômicas desenvolvidas no complexo regional amazônico durante muito tempo estiveram ligadas basicamente ao extrativismo vegetal e mineral (atividade primária), enquanto a produção industrial manteve-se estável durante muito tempo, ou seja, sem apresentação de crescimento significativo; o que prova a pouca participação dessa parte do país na produção industrial.

A partir dos anos 80, a porção leste desse complexo regional conseguiu alcançar uma elevação nos índices de desenvolvimento e também de povoamento, proveniente da ocupação agropecuária e da intensificação de extração mineral. Porém, a maneira como esse processo está ocorrendo tem deixado um saldo negativo na região, especialmente no âmbito ambiental, pois a Floresta Amazônica tem sido destruída com o objetivo de servir uma minoria de pessoas.

A mineração tem ocupado um lugar de destaque, uma vez que existem importantes jazidas de minérios, como a Serra dos Carajás e Oriximiná. A produção agropecuária tem sido difundida na região, com a criação de gado e o cultivo de monoculturas, como a soja.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Complexo regional amazônico em destaque no mapa
Complexo regional amazônico em destaque no mapa
Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FREITAS, Eduardo de. "Complexo regional amazônico"; Brasil Escola. Disponível em: /brasil/complexo-regional-amazonico.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


A Região Norte abriga a Amazônia

Uma parte do Brasil que abrange uma das maiores florestas do mundo

Amazônia

Conheça mais sobre a Amazônia e as particularidades sobre sua vegetação, fauna, flora, hidrografia, clima e relevo. Saiba também sobre o desmatamento no bioma.

Aspectos da população do Amazonas

Aspectos da população do Amazonas, O número de habitantes do Estado do Amazonas, A capital do Estado do Amazonas e número de habitantes, A estrutura etária do Estado do Amazonas, A estrutura por sexo do Estado do Amazonas, A estrutura por raça no Estado d

Aspectos naturais do Estado do Amazonas

Aspectos naturais do Estado do Amazonas, Aspectos do clima do Estado do Amazonas, Aspectos do relevo do Estado do Amazonas, Aspectos da vegetação do Estado do Amazonas, Aspectos da hidrografia do Estado do Amazonas.

Desmatamento na Amazônia

Clique aqui, entenda as taxas de desmatamento na Amazônia, que evoluíram nos últimos 30 anos, e saiba quais são as causas e as consequências dessa prática.

Economia do Amazonas

Conheça quais são as atividades de destaque da economia do Amazonas.

O processo de ocupação da Amazônia

A cronologia da ocupação e destruição da Amazônia.

Redução do desmatamento na Amazônia

Veja o que está sendo feito na tentativa de reduzir o desmatamento na Amazônia.

Rio Amazonas

Clique aqui e saiba tudo sobre o Amazonas, o maior rio do mundo. Veja suas principais características, e entenda os problemas ambientais que enfrenta atualmente.