Convergência de uma lente esférica

Definimos convergência de uma lente esférica como sendo a capacidade que a lente esférica possui de convergir ou divergir os raios de luz que incidem nela.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

No estudo sobre lentes vimos que elas são um conjunto de três meios transparentes e homogêneos separados por duas superfícies esféricas, isto é, superfícies não planas. Podemos encontrar lentes esféricas em diversos equipamentos, como, por exemplo, nas máquinas fotográficas, lunetas, telescópios e principalmente nos óculos, usados para corrigir algum defeito visual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por definição vimos que as lentes são denominadas convergentes ou divergentes. Chamamos de lente convergente a lente que faz com que o raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal seja direcionado para um único ponto; e chamamos de lente divergente a lente que faz com que o raio de luz, ao incidir paralelamente ao eixo principal, seja refratado mudando sua direção de propagação. No caso da lente divergente, os raios de luz se afastam do eixo principal.

O estudo sobre a lente é de fundamental importância para a Física, pois uma lente esférica possui certa capacidade de convergir ou divergir os raios de luz que penetram em sua superfície. Na Física chamamos essa capacidade de vergência ou convergência.

Na Física representamos a convergência de uma lente esférica através da letra (V). Matematicamente definimos a convergência de uma lente esférica como:

V= __1__
      F

Onde: V é a convergência da lente e f é a distância focal da lente esférica.

Podemos ver que a vergência de uma lente esférica é definida como sendo o inverso da distância focal. Como sempre fazemos para uma grandeza física, a unidade de medida da convergência de uma lente esférica é m­-1, pois a unidade de medida da distância focal é dada em metro (m).

A unidade de medida da convergência de uma lente esférica também é conhecida como dioptria e seu símbolo é di. A dioptria nada mais é do que o grau de uma lente. Sendo assim, de acordo com a equação que representa a convergência de uma lente esférica, podemos dizer que a distância focal da lente e a convergência da lente esférica são inversamente proporcionais, portanto, quanto maior for a distância focal da lente, maior será a convergência dessa lente.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Lente esférica biconvexa
Lente esférica biconvexa
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Convergência de uma lente esférica"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/convergencia-uma-lente-esferica.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Algumas lentes esféricas e delgadas, quando imersas no ar, são capazes de separar os raios de luz, produzindo imagens exclusivamente virtuais. Essas lentes são chamadas de:

a) convergentes.

b) divergentes.

c) cilíndricas.

d) esféricas.

e) delgadas.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

A propriedade de uma lente capaz de alterar a direção de propagação da luz que incide sobre ela é chamada de:

a) ampliação.

b) difração.

c) convergência.

d) reflexão.

e) interferência.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Determinada lente esférica e delgada possui distância focal de 20 cm. Determine a dioptria dessa lente.

a) 0,05 di

b) 20 di

c) 5 di

d) 0,2 di

e) 3 di

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Uma lente com vergência igual a -2 di é uma lente:

a) convergente, de distância focal igual a 2 m.

b) delgada, de distância focal igual a -2 m.

c) convergente, de distância focal igual a -0,5 m.

d) divergente, de distância focal igual a -0,5 m.

e) esférica, de distância focal igual a -2 m.

VER TODAS AS QUESTÕES