Em termos físicos, o conceito de campo elétrico é um pouco complexo, mas a fim de compreendê-lo mais facilmente podemos dizer que ele é análogo ao conceito de campo gravitacional. Embora não consigamos vê-lo e nem tocá-lo, podemos constatar sua existência usando um corpo de prova.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para determinar a existência de um campo elétrico, devemos colocar uma carga de prova eletrizada na região do espaço em que há um campo elétrico, dessa forma verificaremos que tal carga fica sujeita a uma força elétrica (
), como mostra a figura acima. Portanto, as fontes de campo elétrico são corpos eletrizados, que chamamos de cargas fonte (Q).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ao mover uma carga elétrica de prova em um campo elétrico, ela ficará sujeita a diferentes intensidades de força elétrica. Em cada ponto do campo elétrico definimos um vetor campo elétrico (
). A intensidade desse campo elétrico é dada pela seguinte expressão:

Na expressão acima,
é o vetor campo elétrico e
é o vetor força elétrica sobre a carga de prova (q), no ponto considerado. No Sistema Internacional de Unidades, a unidade para o campo elétrico é newton por coulomb (N/C). A partir da definição anterior, podemos escrever:
=q.
Os vetores
e
têm as seguintes características:
- em módulo, F=|q|.E
- mesma direção
- se a carga elétrica é positiva (q > 0),
e
têm o mesmo sentido
- se a carga elétrica é negativa (q < 0),
e
têm sentidos opostos

Por Domiciano Marques
Graduado em Física