Dilatação aparente

A dilatação aparente é aquela diretamente observada, na qual o volume do líquido aumenta e este transborda.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Sabemos que os líquidos dilatam-se obedecendo às mesmas leis que estudamos para os sólidos. No entanto, como os líquidos não têm forma própria, mas tomam a forma do recipiente, somente tem significado o estudo de sua dilatação volumétrica.

Quando se observa a dilatação de um líquido, ele está obrigatoriamente contido em um frasco que é aquecido simultaneamente com ele. Assim, ambos se dilatarão e, como a capacidade do frasco aumenta, a dilatação que observaremos, para o líquido, será uma dilatação aparente. A dilatação real do líquido será maior do que a dilatação aparente, observada.

Essa dilatação real é, evidentemente, igual à soma da dilatação aparente com a dilatação volumétrica do recipiente. Quando usamos um recipiente cujo coeficiente de dilatação é muito pequeno, a dilatação aparente do líquido torna-se praticamente igual à sua dilatação real.

Suponhamos que, em um experimento, o líquido em estudo preencha completamente o recipiente, na situação inicial. Para efeitos práticos, consideraremos que o volume inicial do líquido pode extravasar, em decorrência da dilatação.

A dilatação aparente do líquido também é proporcional ao volume inicial, Vo e à variação de temperatura, Δθ, de modo que:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nessa expressão, Yaparente é o coeficiente de dilatação do líquido. Sabemos também que a variação do volume do frasco é:

Naturalmente, o aumento real do volume do líquido deve corresponder ao volume do líquido extravasado somado ao aumento do volume do frasco. Em outras palavras, o aumento real do volume do líquido corresponde à quantidade do líquido que se derrama, mais a quantidade de líquido que transbordaria se o recipiente (frasco) não sofresse nenhuma dilatação. Dessa forma, temos: 

A partir dessa equação, podemos obter:

Essa expressão permite concluir que a dilatação aparente de um líquido depende da natureza do líquido e do recipiente em que ele é colocado para ser aquecido. 

Domiciano Marques
Graduado em Física

Quando há variação na temperatura há também variação no volume do líquido.
Quando há variação na temperatura há também variação no volume do líquido.
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Dilatação aparente"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/dilatacao-aparente.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Um recipiente tem capacidade de 5000 cm3 a 40 °C e está completamente cheio de um determinado líquido. Ao aquecer o conjunto até 140 °C, transbordam 70 cm3. O coeficiente de dilatação aparente desse líquido, em relação ao material que constitui o recipiente, é, em °C – 1 , igual a

a) 3,0 x 10 – 5

b) 9,0 x 10 – 5

c) 2,7 x 10 – 4

d) 1,4 x 10 – 4

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

O coeficiente de dilatação volumétrica do petróleo é de 0,9 x 10 – 3 °C - 1 . Um recipiente, completamente cheio, contém três litros de petróleo e sofre uma variação de temperatura de 50 °C. Sabendo que o volume extravasado de petróleo corresponde a 115 ml, determine a variação de volume do recipiente.

a) 20 ml

b) 40 ml

c) 50 ml

d) 60 ml

e) 70 ml

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(MACKENZIE-SP) Quando um recipiente totalmente preenchido com um líquido é aquecido, a parte que transborda representa sua dilatação __________. A dilatação __________ do líquido é dada pela __________ da dilatação do frasco e da dilatação __________.

Com relação à dilatação dos líquidos, assinale a alternativa que, ordenadamente, preenche de modo correto as lacunas do texto acima.

a) aparente — real — soma — aparente

b) real — aparente — soma — real

c) aparente — real — diferença — aparente

d) real — aparente — diferença — aparente

e) aparente — real — diferença — real

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

A respeito da dilatação irregular da água, marque o que for verdadeiro.

a) Todos os líquidos, ao sofrerem variação de temperatura de 0 °C até 4 °C, diminuem seu volume. Somente a água faz o contrário.

b) Quando a temperatura da água aumenta, entre 0 °C e 4 °C, seu volume diminui.

c) Quando a água está a 4 °C, a sua densidade é a mínima possível.

d) A dilatação irregular da água é percebida entre os intervalos de 0 °C a 4 °C e de 40 °C a 60 °C.

VER TODAS AS QUESTÕES