Mecânica

A Mecânica é uma área da Física comumentemente subdividida em Mecânica Clássica, Mecânica Relativística e Mecânica Quântica.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Mecânica é uma das grandes áreas da Física. Ela estuda o movimento e o repouso dos corpos a partir da aplicação ou não de forças sobre eles e é subdividida em Mecânica Clássica, Mecânica Relativística e Mecânica Quântica. Através do seu estudo, é possível calcularmos a velocidade dos corpos, o alcance máximo em um lançamento, a aceleração da gravidade e muitas outras coisas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Física Moderna — a área da Física que surgiu a fim de explicar alguns conceitos que a Mecânica Clássica não conseguia explicar

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Mecânica

  • A Mecânica é uma importante área da Física (ciência que explica os fenômenos da natureza por meio da Matemática).

  • Ela explica uma grande parte dos fenômenos que ocorrem no cotidiano.

  • As áreas de estudo da Mecânica são a Mecânica Clássica, a Mecânica Relativística e a Mecânica Quântica.

  • A Mecânica contribuiu na investigação dos efeitos e causas do movimento e repouso dos corpos, além do desenvolvimento e verificação dos estudos a respeito do Universo.

  • Na Mecânica, o conteúdo mais cobrado no Enem são as partes de Hidrostática, Cinemática e Dinâmica, estudadas na área de Mecânica Clássica.

  • A Mecânica está presente em várias situações cotidianas. Ela pode ser observada, por exemplo, em qualquer tipo de colisão e quando andamos.

O que a Mecânica estuda?

A Mecânica estuda o movimento, repouso e equilíbrio dos corpos sofrendo ou não a ação de forças. Por isso, ela é uma área da Física bastante extensa, conseguindo descrever quase todos os eventos que ocorrem no cotidiano.

Historicamente, a Mecânica teve seu estudo iniciado com as leis de movimento de Sir Isaac Newton, publicadas em seu livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, contudo ela existe desde o nascimento do Universo.

Diversos profissionais lidam diariamente com a Mecânica, como pilotos de avião, físicos, metereologistas, geólogos, engenheiros, arquitetos etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Áreas da Mecânica

A Mecânica é dividida em três grandes áreas: a Mecânica Clássica, a Mecânica Relativística e a Mecânica Quântica. Entenda um pouco sobre cada uma delas a seguir.

→ Mecânica Clássica

A Mecânica Classica estuda o movimento dos corpos na Terra ou imersos nos fluidos abaixo da velocidade da luz, além das causas desses movimentos. Ela é dividida em Cinemática, Dinâmica, Estática, Hidrostática e Hidrodinâmica:

  • Cinemática: na Cinemática são investigados os movimentos dos corpos desconsiderando as razões que o ocasionaram. Nessa parte, estudamos movimento uniforme, movimento uniformemente variado, lançamento horizontal, lançamento oblíquo, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado.

  • Dinâmica: na Dinâmica são investigadas as causas do movimento dos corpos. Nessa parte, estudamos as leis de Newton, energia, trabalho, impulso, momento linear, colisões e gravitação universal.

  • Estática: na Estática são investigadas as condições necessárias para que os corpos estejam em equilíbrio. Nessa parte, estudamos centro de massa, equilíbrio, alavanca, torque e momento angular.

  • Hidrostática: na Hidrostática são investigados os fluidos em condições de equilíbrio estático. Nessa parte, estudamos massa específica, pressão, princípio de Stevin, teorema de Pascal e teorema de Arquimedes.

  • Hidrodinâmica: na Hidrodinâmica são investigados os fluidos em movimento quando sujeitos a forças externas não nulas. Nessa parte, estudamos vazão, equação da continuidade e princípio de Bernoulli.

→ Mecânica Relativística

A Mecânica Relativística estuda o movimento dos corpos a velocidades próximas à velocidade da luz e a relação entre tempo e espaço. Ela é dividida em relatividade restrita e em relatividade geral, que são teorias desenvolvidas por Albert Einstein.

→ Mecânica Quântica

A Mecânica Quântica estuda os fenômenos que acontecem nas escalas subatômicas e atômicas. As suas divisões ainda estão em andamento.

Importância da Mecânica

A Mecânica é uma área da Física de extrema importância em diversos aspectos. Os conhecimentos obtidos a partir dela permitiram sabermos modos, causas e consequências dos movimentos e repouso dos corpos, possibilitando que nós os recriássemos quando desejado, como o desenvolvimento do navio, avião e automóveis.

Além disso, a Mecânica propociou a ampliação e comprovação do conhecimento sobre os planetas, a partir da descoberta da lei da gravitação universal de Newton e das leis de Kepler.

Representação da importância dos estudos da Mecânica, uma das principais áreas da Física, em relação aos diferentes planetas.
Com a Mecânica, é possível prever o comportamento dos corpos nos planetas, como a força peso e a aceleração da gravidade que atuam sobre eles.

Mecânica no Enem

No Enem, sempre cai alguma questão relacionada à Mecânica Clássica, e as áreas de Hidrostática, Cinemática e Dinâmica são as mais abordadas. Em relação à Mecânica Relativística, é raro cair questões relacionadas a ela no Enem, já que a sua inserção nos conteúdos programáticos do ensino médio ainda é recente. E a Mecânica Quântica só é estudada no ensino superior, portanto não é cobrada no Enem.

Veja também: Dez equações de Física essenciais para o Enem

Exemplos da Mecânica

A Mecânica explica diversos fenômenos que observamos em nosso cotidiano, como:

  • A queda dos corpos ocasionada pela gravidade.

  • A aceleração de um corpo pela aplicação de uma força.

  • Os acidentes automobilísticos, em que o carro sai da curvatura devido à perda do atrito ou à alta velocidade.

  • Ao abrirmos a maçaneta ou brincarmos na gangorra, utilizamos o princípio de alavanca estudado na Mecânica.

  • Órbitas dos planetas e satélites.

  • Máquinas simples, como roldanas, planos inclinados, talhas, balanças e outras.

  • O ato de andar, já que aplicamos uma força no chão e recebemos a força que o chão faz sobre nós, caso contrário afundaríamos.

  • A porta automática dos shoppings, que funciona a partir da Mecânica Relativística.

Exercícios resolvidos sobre Mecânica

Questão 1

Das grandezas citadas nas opções a seguir, assinale aquela que estudamos na Mecânica.

A) reflexão da luz.

B) força eletromotriz.     

C) primeira lei de Ohm.      

D) campo elétrico.      

E) força.

Resolução:

Alternativa E.

A grandeza força é um conteúdo estudado na Mecânica, através das leis de Newton.

Questão 2

(PUC) A respeito do conceito de inércia, pode-se dizer que:

A) inércia é uma força que mantém os objetos em repouso ou em movimento com velocidade constante.

B) inércia é uma força que leva todos os objetos ao repouso.

C) um objeto de grande massa tem mais inércia que um de pequena massa.

D) objetos que se movem rapidamente têm mais inércia que os que se movem lentamente.

Resolução:

Alternativa A.

A primeira lei de Newton fala que a inércia é a força que mantém os objetos em repouso ou em movimento com velocidade constante.

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.
Deseja fazer uma citação?
MELO, Pâmella Raphaella. "Mecânica"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/mecanica.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFPR) Um ponto em movimento circular uniforme descreve 15 voltas por segundo em uma circunferência de 8,0 cm de raio. A sua velocidade angular, o seu período e a sua velocidade linear são, respectivamente:

A) 20 rad/s, (1/15) s, 280 π cm/s

B) 30 rad/s, (1/10) s, 160 π cm/s

C) 30 π rad/s, (1/15) s, 240 π cm/s

D) 60 π rad/s, 15 s, 240 π cm/s

E) 40 π rad/s, 15 s, 200 π cm/s

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(Fatec) Na teoria da relatividade restrita de Einstein, dois conceitos estudados referem-se ao fato de que, ao considerar um objeto propagando-se à velocidade da luz, podemos verificar

A) a dilatação do tempo e a dilatação do comprimento.

B) a contração do tempo e a dilatação do comprimento.

C) a dilatação do tempo e a contração do comprimento.

D) a dilatação do tempo sem contração do comprimento.

E) a contração do tempo sem contração do comprimento.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Fuvest - adaptada) No rótulo de uma lata de leite em pó lê-se “valor energético: 1509 kJ por 100 g (361 kcal)”. Se toda energia armazenada em uma lata contendo 400 g de leite fosse utilizada para levantar um objeto de 10 kg, a altura máxima atingida seria de, aproximadamente: (g = 10 m/s²)

A) h = 50,37 km

B) h = 71,36 km

C) h = 61,37 km

D) h = 60,36 km

E) h = 70,36 km

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(Uerj) A figura abaixo ilustra uma ferramenta utilizada para apertar ou desapertar determinadas peças metálicas.

Para apertar uma peça, aplicando a menor intensidade de força possível, essa ferramenta deve ser segurada de acordo com o esquema indicado em:

A) Alternativa A de uma questão presente da Uerj em uma lista de exercícios sobre Mecânica.

B) Alternativa B de uma questão presente da Uerj em uma lista de exercícios sobre Mecânica.

C) Alternativa C de uma questão presente da Uerj em uma lista de exercícios sobre Mecânica.

D) Alternativa D de uma questão presente da Uerj em uma lista de exercícios sobre Mecânica.

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Mecânica


A física no elevador

A Palma da Mão é Antiderrapante

As saliências de pele da mão são chamadas de cristais papilares e por causa delas a palma da mão é antiderrapante.

A primeira lei de Newton e os terremotos

O princípio de funcionamento do sismógrafo tem como base a primeira lei de Newton. Sendo assim, existe uma relação básica entre a primeira lei da inércia e os terremotos.

Aceleração

Aceleração é a medida usada na mudança da velocidade de um móvel em relação ao tempo.

Aceleração angular

A aceleração angular é medida pela variação da velocidade angular quanto ao tempo.

Aceleração Centrípeta

Aceleração centrípeta está presente em todos os movimentos circulares. É a aceleração responsável por alterar a direção da velocidade tangencial, à qual é perpendicular.

Aceleração da gravidade

A aceleração da gravidade é a medida em que a velocidade de um corpo varia quando abandonado de certa altura com relação à superfície da Terra. Sua unidade de medida é o m/s².

Aceleração da gravidade

A aceleração da gravidade é a medida em que a velocidade de um corpo varia quando abandonado de certa altura com relação à superfície da Terra. Sua unidade de medida é o m/s².

Aceleração Escalar

A aceleração média é definida pela razão da variação da velocidade pelo intervalo de tempo. A unidade do Sistema Internacional é o metro por segundo ao quadrado.

Aceleração vetorial média

A aceleração vetorial média é definida pelo quociente da variação da velocidade vetorial e seu respectivo intervalo de tempo.

Acoplamento de Polias

Airbags

O airbag é formado basicamente de três partes: um saco inflável de material plástico, um gerador de gás dotado de sensores com microprocessador e um sistema de disparo elétrico.

Alavanca

A alavanca é uma máquina simples que facilita a realização de uma atividade por aumentar a força de aplicação sobre um corpo quando sustentado em um ponto fixo.

Algarismos significativos

Algarismos significativos são todos os números que importam para determinarmos o valor de um número com precisão.

Análise dimensional

Análise dimensional é uma ferramenta utilizada na Física para determinar a unidade de medida de alguma grandeza.

Aplicações da força centrípeta em lombadas e depressões

A força centrípeta é aplicada em lombadas, depressões e muitas outras situações cotidianas, como curvas em estradas e na ação de girar rapidamente um balde com água.

Aplicações das leis de Newton

As aplicações das leis de Newton são uma parte observacional da Física que possibilita relacionar os conhecimentos físicos com os fenômenos observados no cotidiano.

Aquaplanagem

A aquaplanagem consiste na perda de contato entre um automóvel e o asfalto em virtude do acúmulo de água sobre o solo.

Arquimedes e a Descoberta do Empuxo

As funções horárias que descrevem o movimento de queda livre

Quando um corpo se movimenta, sujeitando-se apenas à aceleração da gravidade, desprezando todo tipo de resistência, dizemos que ele se encontra em queda livre.

As operações com algarismos significativos

Nas operações com algarismos significativos, o número de algarismos resultante deve ser igual ao menor número de algarismos significativos dos multiplicadores ou divisores.

Binário

Binário é a ação de duas forças de mesma intensidade, direção e sentidos opostos aplicados em diferentes pontos.

Calculando a pressão em um corpo imerso em um fluido

A pressão de um líquido sobre um objeto é igual à pressão atmosférica mais o produto da densidade pela altura e a gravidade. Na dinâmica dizemos que pressão é força pela área.

Cálculo do torque de uma chave de roda

O torque é uma grandeza vetorial que está relacionada com a rotação de um sistema, como é o caso da chave de roda.

Capilaridade

Capilaridade é a tendência dos fluidos de se moverem em tubos muito finos. É explicada pela tensão superficial entre as moléculas do fluido e as paredes do tubo.

Características da aceleração vetorial

A aceleração vetorial média é definida pelo quociente da variação da velocidade vetorial e seu respectivo intervalo de tempo.

Centro de gravidade (CG)

Centro de massa

O centro de massa é um ponto crucial para a estabilidade dos corpos, evitando que eles tombem.

Cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton

Existem cinco coisas que você precisa saber sobre as leis de Newton para evitar erros na interpretação de fenômenos e na resolução de exercícios.

Cinemática

A Cinemática é a parte da Mecânica Clássica que permite calcularmos a distância percorrida, a velocidade e a aceleração dos corpos.

Cinemática escalar

A Cinemática Escalar é o ramo da Mecânica que estuda o movimento realizado pelos corpos sem se preocupar com suas causas.

Colisões

Como o Helicóptero Pode Voar

Como resolver exercícios de Cinemática?

Algumas técnicas podem facilitar a resolução de exercícios de Cinemática, ramo da Mecânica que estuda o movimento dos corpos sem levar em consideração as suas causas.

Como resolver exercícios sobre as leis de Newton?

Reunimos algumas dicas de como resolver exercícios sobre as leis de Newton e também alguns exercícios resolvidos para você saber como aplicar nossas dicas.

Composição dos movimentos

O estudo da composição dos movimentos analisa movimentos que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só.

Conservação da energia mecânica

A conservação da energia mecânica é uma lei que decorre do princípio da conservação da energia.

Corpos Rígidos

Decomposição vetorial

A decomposição vetorial é uma ferramenta matemática usada para encontrar as projeções vertical e horizontal de um vetor.

Definição física de densidade

Definimos a densidade de um corpo ou objeto como sendo a razão, isto é, o quociente entre a massa do corpo e o seu volume.

Deslocamento e espaço percorrido

Deslocamento e espaço percorrido são grandezas físicas distintas, apesar de serem representadas na mesma unidade de medida.

Determinando a equação de Torricelli

A Equação de Torricelli faz uma relação direta entre a velocidade e o espaço percorrido por um móvel, sem a necessidade do intervalo de tempo.

Diferenças entre MCUV e MCU

Tanto no movimento circular uniforme (MCU) quanto no movimento circular uniformemente variado (MCUV) temos a ação da aceleração centrípeta, que mantém os corpos na trajetória.

Dilatação do tempo

Dilatação do tempo é um fenômeno relativístico que surge se um corpo se move com uma velocidade similar à velocidade da luz ou ainda se está sujeito a um campo gravitacional diferente.

Dinâmica

A dinâmica, juntamente à cinemática e estática, integra o que conhecemos como mecânica. Ela estuda as causas que dão origem ao movimento, ou seja, as forças.

Empuxo

O empuxo é uma força que atua na direção vertical e para cima. O empuxo surge quando algum corpo é inserido no interior de um fluido.

Energia

Energia é uma grandeza física medida em joules que é obtida quando realizamos trabalho. A energia é uma quantidade que se conserva, isto é, não pode ser criada ou destruída.

Energia cinética

Energia cinética é o tipo de energia que está relacionado ao movimento. Todo corpo que se move está dotado de energia cinética, que é uma grandeza escalar medida em joules.

Energia e Trabalho de uma força

Energia mecânica

Energia mecânica é uma forma de energia relacionada ao estado de movimento de um corpo, uma grandeza escalar definida pela soma da energia cinética com a energia potencial.

Energia Potencial

Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada. Entre as formas de energia potencial conhecidas, destacamos a energia potencial gravitacional e a elástica.

Energia potencial elástica

A energia potencial elástica é uma forma de energia potencial associada à deformação e à alongação de corpos elásticos.

Energia potencial gravitacional

A energia potencial gravitacional está associada à altura de um corpo em relação a uma região com campo gravitacional.

Equação da continuidade

A equação da continuidade relaciona a velocidade do fluido com a área disponível para seu escoamento.

Equação de Torricelli

A equação de Torricelli do MUV é uma equação da cinemática que relaciona velocidades inicial e final, aceleração e deslocamento, sem depender do tempo.

Equilíbrio de um Ponto Material

Equilíbrio do corpo extenso

No estudo das condições de equilíbrio do corpo extenso devemos considerar o equilíbrio de translação e o de rotação.

Equilíbrio estático

Equilíbrio estático é a condição em que corpos extensos ou puntuais encontram-se em repouso, uma vez que a soma vetorial das forças e dos momentos que atuam sobre eles é nula.

Espaço de um Móvel e Variação do Espaço

Estática

A estática é um ramo da Física Clássica que investiga as condições pelas quais temos situações de equilíbrio em um sistema físico de partículas ou de corpos rígidos.

Exemplos de pares de força de ação e reação

As forças de ação e reação são responsáveis pela aceleração em situações práticas, como, por exemplo, numa caminhada, na propulsão de foguetes, etc.

Exercícios resolvidos sobre movimento uniforme

Trazemos aqui alguns exercícios resolvidos o a o sobre o movimento uniforme para você potencializar seus estudos sobre o tema.

Experimento da Gota de Óleo de Millikan

O experimento da gota de óleo de Millikan foi capaz de determinar o valor da carga dos elétrons.

Física nas Músicas

Força

Força centrífuga

A força centrífuga é o nome dado a uma força imaginária que tem sentido oposto ao centro da circunferência formada no movimento circular.

Força de atrito

A força de atrito é a força realizada pelo atrito entre duas superfícies. Ela é calculada por meio do produto entre o coeficiente de atrito e a força normal.

Força de Resistência do Ar

Força de Tração

A força de tração é aplicada sobre cordas ou fios. A sua intensidade pode ser determinada por um dinamômetro.

Força e movimento

A relação entre força e movimento já foi objeto de inúmeras discussões ao longo da história. As propostas feitas por Newton pam fim a esses questionamentos.

Força elástica

A força elástica é a força realizada por um corpo que possui propriedades elásticas.

Força normal

Força normal é uma força de reação que surge, de acordo com a terceira lei de Newton, quando um corpo é apoiado ou exerce uma força contra alguma superfície.

Força peso

Força peso (ou peso) é a força atrativa existente entre dois corpos. Peso também é o nome dado à força com que a Terra atrai-nos, essa força sempre aponta para o centro dela.

Forças conservativas e forças dissipativas

Forças que agem em um sistema a fim de modifica-lo são ditas forças dissipativas e as forças que não alteram a energia do sistema são chamadas de conservativas.

Forças de arraste

Força de arraste é a resistência que os fluidos, tal como água ou ar, oferecem aos corpos que lhes atravessam. O arraste é proporcional à densidade do fluido e ao quadrado da velocidade.

Formas de energia

Existem várias formas de energia: energia das marés, energia hidráulica, energia nuclear e energia solar. Ambas se diferem no modo como se manifestam.

Freio ABS

O Freio ABS é mais eficiente quando comparado ao freio convencional, isto porque não causa o travamento das rodas, permitindo maior controle sobre o veículo.

Função horária do espaço

A função horária do espaço é uma fórmula física fundamental na descrição e na análise de movimentos no movimento uniformemente variado (MUV).

Funções horárias do MUV

As funções horárias do MUV são fórmulas utilizadas para determinar os parâmetros de posição, velocidade e aceleração de um móvel que se desloca com aceleração constante.

Globo da morte

Gráficos do Movimento Uniforme (MU)

Gráficos do MUV

Os gráficos do MUV são utilizados para relacionar grandezas como posição, velocidade e aceleração com um determinado instante de tempo.

Grandezas físicas

Grandezas físicas são importantes na descrição dos fenômenos físicos e são representadas pelo seu valor númerico seguido da sua unidade de medida.

Grandezas vetoriais e escalares

As grandezas escalares podem ser definidas a partir de um número e uma unidade de medida. As grandezas vetoriais, por sua vez, precisam de módulo, direção e sentido.

Gravitação Universal

A gravitação universal é uma lei que permite calcular a força gravitacional exercida entre duas massas separadas com certa distância.

Hidrodinâmica

A hidrodinâmica é uma área da mecânica clássica que estuda os fluidos ideais em movimento. É amplamente aplicada nas construções e nos encanamentos domésticos e industriais.

Hidrostática

A Hidrostática é um ramo da Física que estuda características dos fluidos, como densidade, pressão e força de empuxo, em condições de equilíbrio estático.

Impulso

O impulso é uma grandeza física usada para estudar as colisões sofridas por corpos sujeitos à ação de forças variáveis.

Impulso de uma força variável

Na interação entre dois corpos, a força varia com o tempo. Nesse caso, o impulso da força variável em um intervalo de tempo é dado através do cálculo da área da figura.

Impulso e quantidade de movimento

Impulso e quantidade de movimento são grandezas relacionadas entre si. Trata-se de grandezas vetoriais que, juntas, são usadas para a definição do Princípio Fundamental da Dinâmica.

Inércia e lesões em acidentes

A lei da inércia diz que um objeto tende a permanecer em seu estado de equilíbrio a menos que uma força atue sobre ele. Através dela, é possível explicar lesões em acidentes.

Inércia, massa e força

Inércia, massa e força, respectivamente, representam a propriedade de resistir à aceleração, a medida da inércia e o que causa uma mudança de velocidade ou deformação em um corpo.

Introdução à Física

Neste artigo de introdução à Física, teremos contato com conhecimentos fundamentais para a compreensão dessa área do conhecimento.

Introdução à Hidrostática

Km/h para m/s

Para fazer a conversão de km/h para m/s, basta dividir o valor por 3,6. Essa relação vem da diferença entre quilômetro e metro, assim como horas e segundos.

Lado oculto da Lua

O lado oculto da Lua é o lado da superfície lunar que não pode ser visto da superfície terrestre em razão do movimento sincronizado entre a Lua e a Terra.

Lançamento Horizontal no Vácuo

Lançamento oblíquo

O lançamento oblíquo é uma junção de movimentos na vertical e horizontal. Ocorre quando o objeto lançado forma um determinado ângulo com a horizontal.

Lançamento Vertical

Lançamento vertical é um movimento unidimensional que sofre a ação da gravidade. Ao final do lançamento vertical, inicia-se um movimento de queda livre.

Lei da conservação da quantidade de movimento

Sempre que um corpo ganha quantidade de movimento, outro corpo perde igual quantidade de movimento. Essa é a lei da conservação da quantidade de movimento.

Lei da Gravitação Universal

Lei de Hooke

A lei de Hooke é a equação matemática usada para determinar o sentido e calcular o módulo da força elástica que é produzida por molas caso elas estejam comprimidas ou esticadas.

Leis de Kepler

Leis de Kepler afirmam que as órbitas são elípticas, que a velocidade aureolar dos planetas é constante, e que a razão entre o cubo do período e o quadrado do raio é constante.

Leis de Newton

As leis de Newton são: Lei da Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Lei da Ação e Reação. Essas leis são usadas para determinar a dinâmica dos movimentos dos corpos.

Lixo Espacial

Máquinas Hidráulicas: a Aplicação do Princípio de Pascal

Massa específica

Massa específica mede a razão entre a massa e o volume de uma substância. Diferentemente da densidade, massa específica é propriedade da substância e não do corpo.

Mecânica Clássica

Mecânica Clássica é uma subárea da Mecânica. Suas principais áreas de estudo são a Cinemática, a Dinâmica, a Estática, a Hidrostática e a Hidrodinâmica.

Mecânica dos fluidos

A mecânica dos fluidos é a área da Física que estuda líquidos e gases em repouso e movimento, focando as interações internas e com superfícies.

Momento de uma força

O momento de uma força (torque) é o responsável pelo movimento de rotação de um corpo quando empregamos uma força em um braço de alavanca.

Movimento acelerado, retardado e uniforme

Quando um móvel movimenta-se, a sua velocidade pode manter-se constante ou não. Assim sendo, o movimento pode ser acelerado, retardado ou uniforme.

Movimento Circular

O movimento circular é resultado da aplicação de uma força centrípeta perpendicular à direção da velocidade de um corpo que se move com velocidade constante ou variável.

Movimento circular uniforme (MCU)

Movimento circular uniforme é uma forma particular de movimento em que o objeto móvel se encontra em uma trajetória circular, com velocidade tangencial constante.

Movimento circular uniformemente variado (MCUV)

O movimento circular uniformemente variado (MCUV) é aquele em que uma partícula puntiforme gira em torno de um ponto do espaço com uma aceleração angular constante.

Movimento harmônico simples

Movimento harmônico simples é um movimento periódico que surge se um corpo afastado da posição de equilíbrio voltar à posição inicial em virtude de uma força restauradora.

Movimento retilíneo uniforme (MRU)

O movimento retilíneo uniforme (MRU) é o tipo de movimento da cinemática em que a velocidade é constante, então a aceleração é nula.

Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)

O movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é empregado no deslocamento de corpos em trajetórias retas cuja aceleração é constante e não nula.

Movimento retrógrado de um planeta

O movimento retrógrado é o movimento de um planeta em uma direção oposta a de outros corpos de seu sistema solar, conforme observado de um ponto de referência particular.

Movimento uniforme

O movimento uniforme acontece com velocidade constante. Nesse tipo de movimento, não há aceleração.

Movimento uniformemente variado (MUV)

O movimento uniformemente variado (MUV) é o tipo de movimento em que a velocidade varia uniformemente ao longo do tempo.

Movimentos progressivo e retrógrado

Os movimentos progressivo e retrógrado são movimentos que podem se diferenciar quanto ao sinal da velocidade.

Noções Importantes

Em Física é necessário que o aluno conheça algumas noções importantes de direção e sentido, além das grandezas físicas escalares e vetoriais.

Notação Científica

O barômetro de Torricelli

O barômetro de Torricelli é constituído de um tubo de vidro longo, da ordem de 1 metro, e de uma cuba já contendo certa quantidade de mercúrio.

O Dinamômetro

O dinamômetro é um dispositivo que pode ser utilizado para medir o resultado de uma força.

O Mar Morto e a Alta Densidade

O moto-perpétuo

O movimento de queda livre

O valor do campo gravitacional

É possível determinar o valor do campo gravitacional da Terra, ou de outro planeta qualquer, fazendo o quociente entre a força gravitacional e a massa do corpo.

Operações com vetores

Operações com vetores são as diversas operações algébricas que podem ser feitas com vetores, os instrumentos matemáticos de representação das grandezas vetoriais.

Ordem de grandeza

Ordem de grandeza é a estimativa de um resultado em uma potência de base 10.

Para que serve um manômetro?

O manômetro é um instrumento para a medida de pressão atmosférica, de líquidos ou gases e ainda pode ser usado na determinação da velocidade de um fluido.

Peso de um corpo

O peso de um corpo é o produto da sua massa pela aceleração da gravidade local. Essa grandeza também é a força com a qual o objeto é atraído pelo planeta.

Plano Inclinado

Plano inclinado é uma máquina simples que consiste em uma superfície inclinada em um certo ângulo em relação à direção horizontal.

Plano inclinado com atrito

Plano inclinado com atrito é como uma máquina simples e também é uma das aplicações mais comuns e cotidianas das leis de Newton.

Potência elétrica

Potência é uma grandeza usada para determinar a quantidade de trabalho que é realizada em um processo. Já rendimento é a razão entre a potência útil e a potência total.

Praticando as Representações Gráficas

O estudo dos gráficos é cobrado em quase todas as situações envolvendo a Física. Portanto, podemos dizer que o gráfico serve para visualizar o comportamento das grandezas físicas de uma maneira fácil e rápida. Praticando as representações gráficas podemos então verificar a variação de uma grandeza f

Prefixos do Sistema Internacional de Unidades

Os prefixos multiplicativos adotados pelo Sistema Internacional de Unidades facilitam a leitura de números que estão presentes em nosso cotidiano.

Pressão

Pressão é uma grandeza física escalar definida pela razão entre a força aplicada e sua área de contato. A unidade de pressão no sistema internacional de unidades é o pascal.

Pressão atmosférica

Pressão atmosférica é a força exercida, por metro quadrado, decorrente da coluna de gás atmosférico acima da superfície terrestre.

Pressão e Pressão Atmosférica

A pressão é a razão entre a força aplicada em uma superfície e a área de aplicação dessa força. Pressão atmosférica é a pressão que a atmosfera exerce sobre a superfície da Terra.

Primeira Lei de Kepler

A Primeira Lei de Kepler diz que a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e contém o Sol em um dos focos.

Primeira Lei de Newton

A primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todos os corpos opõem-se às variações de velocidade proporcionalmente à medida de sua massa.

Princípio de Pascal

O princípio de Pascal é aplicado no estudo da Mecânica dos Fluidos. Essa lei afirma que a pressão é comunicada igualmente por todos os pontos de um fluido em equilíbrio.

Princípios da Dinâmica

Quantidade de movimento

Quantidade de movimento é uma importante grandeza vetorial, cuja definição é o produto da massa de um corpo pela velocidade. Sua unidade de medida é o kg.m/s ou o N.s.

Queda livre

Queda livre é um movimento acelerado que ocorre em objetos que caem sem sofrer os efeitos da forças de atrito com o ar, como quando um objeto é solto no vácuo.

Referenciais inerciais

Referencial inercial é um sistema de referência em que corpos livres não têm o seu estado de movimento alterado a não ser que haja sobre eles uma força externa.

Referencial, Movimento e Repouso

Representação gráfica da velocidade escalar em função do tempo

Representação gráfica do espaço em função do tempo

Neste artigo será feita uma representação gráfica do espaço em função do tempo. Para isso, é necessário entender que o movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração constante e

Representações Gráficas

Roldanas ou polias

As roldanas, ou polias, são um mecanismo facilitador do transporte de corpos que sem elas seriam conduzidos com muita dificuldade.

Satélite brasileiro

Satélite em Órbita

Segunda lei de Kepler

Segunda lei de Kepler estabelece o Sol como um referencial fixo. Uma reta que associe o planeta ao Sol possui áreas iguais em intervalos de tempos iguais.

Segunda lei de Newton

A segunda lei de Newton determina que a força resultante em um corpo é resultado do produto entre sua massa e sua aceleração.

Sistema em rotação – momento de inércia

Na física, definimos o momento de inércia de um corpo como sendo a medida da distribuição da massa de um corpo ao redor de um eixo fixo de rotação.

Sistema Internacional de Unidades

Sistema Internacional de Unidades é o conjunto de medidas para grandezas físicas que existe com o intuito de padronizar, adequar e unificar tais medidas em todo o mundo.

Superlua

Ocorre o fenômeno da Superlua sempre que a Lua ocupa o perigeu, posição mais próxima da Terra (cerca de 357.448 km).

Talha exponencial

Polias são dispositivos que alteraram a força necessária para movermos objetos pesados. A talha exponencial é um conjunto formado por várias polias móveis e uma fixa.

Teorema de Stevin

O teorema de Stevin é a lei fundamental da hidrostática. Sua formulação contribuiu para o desenvolvimento do princípio dos vasos comunicantes e do teorema de Pascal.

Terceira lei de Kepler

A terceira lei de Kepler estabelece que quanto mais distante estivermos do Sol, mais tempo levaremos para completar uma volta ao seu redor.

Terceira lei de Newton

A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para todas as forças de ação, surgem forças de reação com intensidades iguais, mas sentidos opostos.

Tipos de energia

A energia se manifesta em diversas modalidades e pode se transformar. As fontes de energia podem ser renováveis ou não renováveis.

Torque

O torque é o agente dinâmico da rotação. Quando um torque resultante não nulo age sobre um corpo, esse corpo a a rotacionar.

Trabalho da força resultante: energia de movimento

O trabalho da força resultante que atua sobre um corpo em um intervalo de tempo qualquer é igual à variação de sua energia cinética naquele intervalo de tempo.

Trabalho de uma força

Trabalho é a grandeza física definida pelo produto entre a força, a distância e o cosseno do ângulo que é formado entre essas duas grandezas. A unidade de medida do trabalho é o joule.

Trabalho realizado por várias forças

De acordo com a Física, trabalho é uma grandeza que nos permite medir a energia de um corpo. Um corpo, por sua vez, possui energia quando é capaz de realizar trabalho.

Tração

Tração é nome que se dá a um tipo de força que é aplicado sobre um corpo por intermédio de um cabo, linha, corda ou corrente.

Transmissão do Movimento Circular

Três erros cometidos no estudo da gravitação universal

Alguns conceitos de gravitação universal, se mal interpretados, podem resultar em erros graves. É necessário estudar com cuidado para compreender os princípios de forma correta.

Uma grandeza vetorial que se conserva

A quantidade de movimento no sistema representa uma grandeza vetorial que se conserva, além de ser um dos princípios fundamentais da Física.

Vasos comunicantes

Os vasos comunicantes são recipientes interligados com uma ou mais ramificações, que podem ter diferentes formatos e tamanhos.

Velocidade angular

Velocidade angular mede a rapidez com que é realizado o deslocamento em um movimento circular.

Velocidade de escape

A velocidade de escape é a velocidade mínima que um corpo deve ser lançado, partindo da Terra, para que ele seja possa desvencilhar-se completamente da atração gravitacional.

Velocidade Escalar Instantânea

A velocidade escalar instantânea é considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo é zero.

Velocidade escalar média

Velocidade escalar média é a razão entre o espaço total percorrido e o intervalo de tempo em que esse movimento ocorre. Ela é dada em metros por segundo, de acordo com o SI.

Velocidade relativa

O estudo da velocidade relativa é uma forma de analisar as velocidades entre dois corpos em uma mesma direção.

Velocidade vetorial

Velocidade vetorial é a medida em que o espaço é percorrido em função do tempo, levando-se em conta parâmetros vetoriais, como módulo, direção e sentido do deslocamento.