Reflexão e Refração do Som

O som é um tipo de onda mecânica, que está sujeita à reflexão, à refração, à difração e a outros fenômenos ondulatórios.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As ondas sonoras obedecem aos mesmos fenômenos gerais da propagação ondulatória. Em razão da sua natureza, o som não pode ser polarizado, mas sofre a ação dos outros fenômenos, tais como reflexão, refração, interferência, difração e efeito Doppler. O som é uma onda, que se caracteriza como mecânica quanto à natureza e longitudinal quanto à sua propagação, e tem frequência compreendida entre 20 hertz e 20 000 hertz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A onda sonora é considerada mecânica porque precisa de um meio para propagar-se e é longitudinal porque a direção de propagação coincide com a direção de vibração. O sistema auditivo humano consegue captar somente ondas sonoras que têm frequência compreendida na faixa entre 20 e 20 000 Hz, no entanto, seres como os morcegos e os golfinhos têm capacidade auditiva maior que a dos seres humanos, ou seja, o sistema auditivo deles capta as ondas sonoras que ultraam a frequência de 20 000 hertz, denominadas de ondas ultrassônicas.

Reflexão do som

As ondas sonoras obedecem às mesmas leis da reflexão da ondulatória. A reflexão de uma onda sonora acontece quando ela encontra um obstáculo e retorna para o meio de origem de propagação. O acontecimento desse fenômeno pode dar origem a dois outros fenômenos, que são chamados de eco e reverberação. O eco acontece quando o som refletido retorna após o som original ser extinto totalmente. Na reverberação, o som que foi refletido chega ao ouvido antes da extinção do som original, dessa forma, ocorre o reforço do som emitido.

Refração do som

A refração do som também obedece às leis da refração da ondulatória. Desse modo, esse fenômeno acontece quando a onda a de um meio para outro com índice de refração diferente, o que provoca a variação da velocidade de propagação e a variação do comprimento de onda, mas nunca a variação da frequência, pois trata-se de uma característica da fonte emissora.

Difração do Som

A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos e que depende do comprimento da onda propagada. Por meio da razão entre o comprimento de onda e a largura do obstáculo, podemos calcular o grau de difração de uma onda específica que, matematicamente, pode ser escrita da seguinte forma:

r = λ/d

Quanto maior for a razão, maior será a extensão da curva de difração. Esse é o fenômeno que explica o fato de podermos ouvir atrás da porta quando uma pessoa fala do outro lado dela, além de ser um acontecimento largamente aplicado nas montagens de sistemas de alto-falantes.

 

Por Marco Aurélio da Silva
Graduado em Física

Os sonares de pesca captam a reflexão de ondas sonoras e indicam a posição de cardumes
Os sonares de pesca captam a reflexão de ondas sonoras e indicam a posição de cardumes
Escritor do artigo
Escrito por: Marco Aurélio da Silva Santos Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Reflexão e Refração do Som"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/reflexao-refracao-som.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O som é uma onda mecânica de natureza mecânica e de propagação longitudinal. Assinale a alternativa abaixo que contém fenômenos que podem ocorrer com as ondas sonoras:

a) Polarização, sublimação, reflexão, absorção

b) Absorção, condução, ionização, interferência

c) Condução, polarização, eletrização, imantação

d) Polarização, interferência, refração, difração

e) Interferência, reflexão, refração, difração

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

A reverberação é um fenômeno que ocorre com as ondas sonoras. Assinale, entre as alternativas abaixo, a que apresenta a correta definição desse fenômeno:

a) Reverberação é um fenômeno que pode ser observado quando há movimento relativo entre uma fonte sonora e um observador.

b) Reverberação ocorre quando uma onda sonora é completamente absorvida antes de retornar à sua fonte original.

c) Reverberação é um fenômeno que surge em razão da reflexão do som mesmo após a fonte sonora ter cessado sua emissão.

d) Reverberação surge quando uma onda sonora é transmitida entre dois meios de densidades diferentes.

e) Reverberação ocorre quando o som é capaz de contornar algum obstáculo, como uma fenda, e propagar-se novamente na forma de ondas circulares.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Assinale a alternativa que apresenta uma grandeza que não sofre qualquer alteração quando uma onda sonora sofre refração.

a) Frequência

b) Amplitude

c) Comprimento de onda

d) Velocidade

e) Intensidade

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Quando uma pessoa conversa em um corredor longo e vazio, ela é capaz de escutar o eco da própria voz. Assinale a alternativa que explica corretamente a razão desse fenômeno ocorrer nesse corredor:

a) Pelo fato de o corredor estar vazio, o som é capaz de sofrer menos absorção, de forma que sua intensidade permanece constante após sua reflexão, possibilitando a audição das ondas sonoras refletidas.

b) O tamanho do corredor favorece a formação de ondas estacionárias, conhecidas pela geração de ecos.

c) A extensão desse corredor favorece o intervalo de tempo que o som refletido leva para voltar ao ouvido do emissor. Além disso, a ausência de objetos diminui o processo de absorção do som, permitindo que ele seja refletido mais vezes.

d) As ondas sonoras têm facilidade em percorrer o corredor, exclusivamente, na direção de seu comprimento, favorecendo o maior tempo de retorno ao ouvido das pessoas.

VER TODAS AS QUESTÕES