Gana

Gana é um país de 31 milhões de habitantes localizado na África Ocidental. Antiga colônia britânica, foi o primeiro país africano a se declarar independente nesse contexto.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Gana, ou República de Gana, é um país da África Ocidental localizado entre a Costa do Marfim, Burkina Faso e Togo. Banhado pelo oceano Atlântico, o território ganês apresenta clima tropical com variação na distribuição de umidade pelo país, além de um relevo predominantemente plano, com terrenos recobertos pela savana e por florestas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua população é atualmente de 31,7 milhões de habitantes, com quase 60% vivendo em cidades como Acra, a capital do país. A economia de Gana é considerada subdesenvolvida e tem como base as atividades de mineração e agricultura.

Leia também: Quais são os países da África?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Gana

  • Gana é um país africano localizado na região da África Ocidental.

  • É banhado pelo oceano Atlântico ao sul e faz fronteira com Burkina Faso, Costa do Marfim e Togo.

  • Sua capital é a cidade de Acra.

  • Apresenta clima tropical que varia de quente e úmido na costa a seco no norte.

  • O relevo do país é formado por planícies e planaltos em sua maioria, com terrenos recobertos pela vegetação das savanas e florestas.

  • A população de Gana é de 31.732.000 habitantes, dos quais 58,6% vive nas cidades. A maior delas é Kumasi, com 3,6 milhões de habitantes, seguida de Acra, com 2,6 milhões.

  • Gana é um país subdesenvolvido. Sua economia é baseada na mineração e na agricultura, setor que abriga a maior parcela da mão de obra do país.

  • O turismo é um setor em crescimento no país.

  • Foi a primeira ex-colônia britânica da África e a primeira nação subsaariana que conquistou a independência, o que se deu em 1957.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Gana

  • Nome oficial: República de Gana.

  • Gentílico: ganês ou ganense.

  • Extensão territorial: 238.537 km².

  • Localização: África Ocidental.

  • Capital: Acra.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república presidencialista.

  • Divisão istrativa: 16 regiões.

  • Idiomas: inglês (oficial) e idiomas locais (acã, dagbani, jeje e outros).

  • Religiões:

    • religiões cristãs: 71,3%;

    • islâmica: 19,9%;

    • tradicionalismo: 3,2%;

    • nenhuma: 4,5%;

    • outras: 1,1%.

  • População: 31.732.000 habitantes (ONU, 2021).

  • Densidade demográfica: 139,5 hab./km².

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,632.

  • Moeda: cedi ganês.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 76 bilhões (FMI, 2022).

  • PIB per capita: US$ 2370.

  • Gini: 0,435.

  • Fuso horário: GMT.

  • Relações exteriores:

Mapa de Gana

Mapa de Gana

Geografia de Gana

Gana é um país africano de 238.537 km² localizado na região da África Ocidental, com capital na cidade de Acra. O território ganês é banhado, ao sul, pelo oceano Atlântico, na região do golfo da Guiné, estabelecendo fronteiras terrestres com outros três países:

A seguir, vamos conhecer as principais características físicas do território de Gana.

  • Clima de Gana

O clima de Gana é predominantemente tropical, exibindo pequenas variações no seu padrão de umidade e temperatura no norte e no sul do país. No geral, o clima ganês apresenta duas estações bem definidas, sendo uma estação chuvosa e outra seca. A estação seca é resultante dos ventos quentes e secos conhecidos como harmatão.

O volume anual de chuvas varia de 750 mm a 2000 mm, a depender da região, enquanto as temperaturas médias anuais são elevadas, em torno de 28 °C. Destaca-se ainda que a amplitude térmica anual é baixa, mas a variação diária de temperatura chega a até 15 °C em algumas regiões.

  • Relevo de Gana

Gana apresenta um relevo suave, pouco acidentado, formado por planícies e planaltos. No norte e no sul do país, identifica-se a presença de peneplanícies, terrenos aplainados formados por meio de um longo processo erosivo. A altitude média em Gana é de 190 metros.

Paisagem natural da região de Acra, no sul de Gana.
Paisagem natural da região de Acra, no sul de Gana.
  • Vegetação de Gana

A cobertura vegetal de Gana é aquela característica das savanas, em sua maioria, com a presença também de florestas (semidecídua e sempre-verde) nas áreas onde a precipitação anual é superior a 1140 mm.

  • Hidrografia de Gana

O rio Volta é o principal curso d’água de Gana. Ele percorre 1600 km entre a sua nascente, localizada em Burkina Faso, e a sua foz, no litoral ganês. Boa parte da drenagem de Gana é composta pelos afluentes do rio Volta, como o Volta Negro e Volta Branco, além do rio Oti, que desagua no lago Volta.

Leia também: Guiné — país da África Ocidental que se destaca pelas reservas de bauxita e ferro

Demografia de Gana

Gana tem uma população de 31.732.000 habitantes, sendo o 13º país mais populoso do continente africano. Além de populoso, Gana pode ser classificado como um território densamente povoado, com uma distribuição populacional da ordem de 139,5 hab./km², que também fica entre as 20 maiores da África. A maior parte da população do país vive próximo à costa atlântica, na região sul.

Uma parcela de 58,6% dos ganenses habita a zona urbana, o que faz de Gana um país urbanizado. Sua maior cidade é Kumasi, que fica no interior do país, a 250 km da capital. Ela abriga hoje 3.630.000 habitantes, quase 1 milhão a mais do que a capital do país, Acra, que possui 2.605.000 habitantes e é a segunda cidade mais populosa de Gana.

A taxa de crescimento populacional de Gana é muito elevada e chega hoje a 2,23% ao ano. Isso se deve ao alto crescimento vegetativo e ao saldo migratório negativo, que condicionam o aumento da população do país. Com isso, o país por possuir uma população bastante jovem, cuja idade mediana é de 21,4 anos. A expectativa de vida é de 69,37 anos.

Paisagem de Acra, capital de Gana.
Paisagem de Acra, capital de Gana.

Economia de Gana

Gana é considerado um país subdesenvolvido em que um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza. O seu Produto Interno Bruto (PIB) é atualmente de 76 bilhões de dólares, com valor per capita de 2370 dólares. A exploração de recursos naturais e a agropecuária são as duas principais atividades econômicas de Gana. Somente no setor agrícola está alocada uma parcela de 45% da mão de obra do país, além de aproximadamente 41% que desempenham funções do setor terciário, que compreende comércio e serviços.

A produção agrícola de Gana é responsável por gêneros como mandioca, inhame, dendê, cacau e laranja. O setor industrial está diretamente ligado à mineração de recursos como ouro, mineral do qual Gana é hoje o maior produtor africano, diamante, bauxita e manganês, bem como ao petróleo. Outros ramos industriais também desenvolvem atividades no país, como o de processamento de alimentos, madeireiro, cimenteiro e de construção de pequenas embarcações.

Turismo em Gana

O turismo é uma atividade econômica incipiente, mas de grande importância para a geração de receitas para Gana, registrando em média 1 milhão de visitantes internacionais anualmente. Por essa razão, tem sido tratado como uma área estratégica para o crescimento econômico do país.

  • Pontos turísticos de Gana

A riqueza cultural observada na arquitetura, nos museus e centros culturais, bem como as belezas naturais de Gana, são os principais atrativos turísticos do país. O Parque Nacional de Kakum é uma área de floresta muito procurada pelos turistas e fica localizada na zona costeira do país.

Ponte elevada no Parque Nacional de Kakum.
Ponte elevada no Parque Nacional de Kakum.

A Mesquita de Larabanga, no norte do país, é outro ponto turístico de Gana e ficou conhecida como a Meca da África Ocidental.

Vista da Mesquita de Larabanga, em Gana.
A Mesquita de Larabanga foi construída no século XV e é considerada uma das mais antigas da África Ocidental.

Infraestrutura de Gana

Gana apresenta uma infraestrutura bastante deficitária, especialmente em relação ao atendimento à população rural. Somente 16% dos moradores do campo têm o à água potável, enquanto 15% têm o ao saneamento básico, de acordo com dados da ONU. Na cidade, a cobertura das redes de saneamento é ainda menor: 12%. Já a água potável chega a 60,3% dos moradores das áreas urbanas de Gana.

A eletrificação é maior também na cidade do que no campo, chegando a um total de 85% da população de Gana. A matriz energética do país é formada essencialmente pelas hidrelétricas e pelos combustíveis fósseis, com um pequeno percentual (0,4%) de energia gerado por meio de painéis solares e biomassa.

Os transportes em Gana são realizados principalmente pelas rodovias, cuja rede soma mais de 65,7 mil km, a maioria das quais se encontra sem pavimentação, além de ferrovias e aeroportos. Os lagos e rios são também utilizados como via de transporte no país.

Confira nosso podcast: Países mais e menos ricos do mundo

Governo de Gana

Gana é uma república presidencialista. O presidente da república desempenha as funções de chefe de Estado e chefe de governo, sendo eleito por meio do voto direto junto ao vice-presidente. O mandato presidencial tem duração de quatro anos, com a possibilidade de reeleição. O Poder Legislativo em Gana é desempenhado no âmbito de um Parlamento unicameral formado por 275 assentos, ocupados também por meio da eleição direta.

Etimologia de Gana

O nome Gana, do original Ghana, tem o mesmo nome de um reino da África Ocidental que se desenvolveu ao norte do território ganês durante a Idade Média. Acredita-se que a palavra Ghana signifique “rei guerreiro” em soninquê, uma das línguas pertencentes ao grupo de idiomas mandê.

História de Gana

A ocupação da área que hoje corresponde ao território de Gana aconteceu há milhares de anos, com diferentes fluxos migratórios à medida que havia transformações no clima local. Povoados e, mais tarde, diferentes reinos foram sendo ali estabelecidos com o ar do tempo, seguindo um ritmo de desenvolvimento territorial semelhante ao de outras nações africanas. Os dois principais reinos estabelecidos em Gana foram o Reino de Dagom, no norte, e o Império Axante, no sul.

A história de Gana foi profundamente impactada pela chegada dos colonizadores portugueses durante a segunda metade do século XV. Eles estavam interessados nas riquezas minerais da região. A descoberta do ouro fez com que o país recebesse inicialmente o nome de Costa do Ouro. Durante um período de quase dois séculos, os portugueses mantiveram o monopólio sobre a exploração mineral e o comércio em Gana, embora os neerlandeses tenham aportado na região pouco tempo depois, já no século XVI.

O domínio português sobre a Costa do Ouro foi interrompido com a instalação de rotas comerciais dos neerlandeses, britânicos e dinamarqueses durante o século XVIII. Ao final do século XIX, no entanto, diante do avanço dos ses e dos alemães em territórios vizinhos, os britânicos reforçaram suas defesas e acabaram por exercer total domínio sobre Gana, tornando-a oficialmente uma colônia ou protetorado britânico em 1901.

No ano de 1957, Gana se tornou a primeira ex-colônia britânica na África, sendo o primeiro país da região subsaariana a declarar independência. O período subsequente foi marcado pela instabilidade política, que perdurou até o ano de 1992, quando foi restaurado o sistema multipartidário no país, que havia sido suprimido em 1981, e foram realizadas as primeiras eleições diretas após a restauração da democracia em Gana.

Cultura de Gana

Gana tem uma cultura bastante rica e diversa que, além da influência dos países vizinhos e dos europeus, é derivada principalmente dos diferentes grupos étnicos que compõem a sua população. Estima-se que coexistam ao menos 70 diferentes etnias no território ganês, dentre as quais podemos citar os acãs, os dagani e os ewe, que são os três grupos mais populosos. Embora o inglês seja o idioma oficial de Gana, seus diferentes povos falam também diferentes idiomas locais e próprios a cada um deles.

É comum a realização de festivais e celebrações de cunho religioso e centrados na vida em comunidade, com motivos que variam de acordo com cada crença ou com os costumes de um determinado grupo étnico. Expressões artísticas como o artesanato feito com metais (ouro, prata) ou em tecidos, a música, a dança e a literatura, principalmente em língua inglesa, são características da cultura de Gana. A culinária ganesa é muito diversa e utiliza itens como massas fermentadas, peixes, feijão e outros produtos típicos do país.

Curiosidades sobre Gana

  • Gana tem apenas um lago natural, que é o lago Bosumtwi. Ele se formou após o impacto de um meteorito há cerca de 1 milhão de anos.

  • O Monte Afadja é o mais elevado de Gana, com altitude de 885 metros acima do nível do mar.

  • O futebol é considerado o esporte nacional de Gana, seguido de boxe e basquete.

  • Ferdie Adoboe, atleta ganês, estabeleceu o recorde mundial de corrida para trás em 1983. Ele completou 100 metros em apenas 12,7 segundos.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Bandeira de Gana.
Bandeira de Gana.
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Gana"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/gana.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar