Geografia Física

Geografia Física é uma subárea relacionada com o estudo da Terra e seus fenômenos, seja na superfície terrestre, seja no seu interior, ou sua relação com a atmosfera.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Geografia Física é a área dos estudos geográficos relacionada com as manifestações terrestres naturais, envolvendo os processos superficiais e os elementos do interior do planeta que possuem direta relação com as formas e as alterações do relevo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

O que a Geografia Física estuda?

A Geografia Física aborda temas que se aglutinam, geralmente, em torno de quatro temas: a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera. Para isso, mantém diretas relações com inúmeras outras áreas do conhecimento, como a Geologia e a Biologia.

Quando falamos em litosfera, referimo-nos à porção rochosa do planeta. É claro que a sua compreensão também deverá estar relacionada com as demais camadas internas da Terra, pois sabemos que elas interferem direta e indiretamente nas transformações das formas de relevo.

Já os estudos da atmosfera englobam temas referentes não tão somente aos elementos presentes no ar e à sua movimentação, mas a todos os processos que acontecem acima da superfície terrestre, como as transformações dos climas e do tempo e as demais ocorrências.

A hidrosfera, por sua vez, envolve, nos estudos nela realizados, questões referentes ao comportamento das formas e cursos d'água da superfície terrestre, envolvendo tanto os rios e lagos quanto os mares e oceanos. As bacias hidrográficas também constituem um importante tema nesse campo.

Por fim, os assuntos relacionados com o estudo da biosfera, em uma ampla intersecção com a Biologia, abordam questões pertinentes às três temáticas acima estabelecidas, além das relações dessas com os seres vivos. Portanto, a sua compreensão demanda um melhor entendimento de todos os elementos terrestres, sejam eles bióticos, sejam abióticos.

Nesse ínterim, é importante destacar que a Terra é, acima de tudo, um sistema dinâmico. Sua composição e sua dinâmica não se limitam a essas separações temáticas, que foram inventadas pelo homem apenas para estabelecer uma compreensão didática sobre as questões naturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ramos da Geografia Física

São diversos os ramos que compreendem a Geografia Física, envolvendo diversas abordagens voltadas ao estudo da dinâmica da Terra, no que tange à sua superfície, bem como ao seu interior.

Os principais ramos são:

  1. Climatologia

Ramo da Geografia Física que estuda os fenômenos da atmosfera e as relações com a superfície terrestre. O clima é o principal objeto de estudo da Climatologia.

São exemplos de temas estudados nessa área:

Fenômenos como furacões são estudados pela Climatologia.
Fenômenos como furacões são estudados pela Climatologia.

  1. Geomorfologia

É o ramo da Geografia Física que estuda as formas da superfície terrestre (relevo) abrangendo a sua formação geológica e toda a dinâmica estrutural.

São exemplos de temas estudados nessa área:

As superfícies terrestres e suas diversas formas são estudadas pela Geomorfologia.
As superfícies terrestres e suas diversas formas são estudadas pela Geomorfologia.

  1. Hidrologia

É o ramo da Geografia Física que estuda a água na superfície terrestre e no subsolo, bem como os fatores que determinam sua ocorrência e distribuição.

São exemplos de temas estudados nessa área:

Os recursos hídricos e sua distribuição são estudados pelo ramo da Geografia conhecido como Hidrologia.
Os recursos hídricos e sua distribuição são estudados pelo ramo da Geografia conhecido como Hidrologia.

  1. Pedologia

É o ramo da Geografia Física que estuda os solos — sua formação, composição, classificação e mapeamento.

São exemplos de temas estudados nessa área:

O solo é estudado pelo ramo da Geografia Física chamado Pedologia.
O solo é estudado pelo ramo da Geografia Física chamado Pedologia.

  1. Glaciologia

É o ramo da Geografia Física que estuda a origem das geleiras, seus processos de formação e os fenômenos a elas associados.

São exemplos de temas estudados nessa área:

As geleiras e os fenômenos relacionados à água no seu estado sólido são estudados pela Glaciologia.
As geleiras e os fenômenos relacionados à água no seu estado sólido são estudados pela Glaciologia.

  1. Orografia

É o ramo da Geografia Física que estuda a descrição do relevo, bem como a descrição das montanhas.

São exemplos de temas estudados nessa área:

O estudo e descrição das montanhas é feito pelo ramo da Geografia Física chamado Orografia.
O estudo e descrição das montanhas é feito pelo ramo da Geografia Física chamado Orografia.

Geografia Física do Brasil

A Geografia Física do Brasil estuda no território brasileiro:

  • a litosfera, como seus aspectos geológicos, estruturais e formas de relevo;

  • as características da hidrosfera, de acordo com a distribuição dos recursos hídricos;

  • a atmosfera e os fenômenos atmosféricos que abrangem o país classificando seus climas, fenômenos meteorológicos, dentre outros;

  • e a biodiversidade, que se relaciona à biosfera, apresentando seus biomas, domínios morfoclimáticos e características da fauna e da flora brasileiras.

Resumidamente, o Brasil:

  • é um país tropical, localizado próximo à Linha do Equador, no continente americano, especificamente no subcontinente América do Sul;

  • é um país de dimensões continentais, o que justifica sua grande biodiversidade, seja na fauna, seja na flora;

  • é um país privilegiado em termos de disponibilidade de água, contando com várias bacias hidrográficas;

  • Apresenta climas diversificados em seu território, assim como diversos tipos de vegetação que variam conforme a localização geográfica.

A formação geológica do relevo brasileiro é antiga, apresenta em sua paisagem diferentes formas.

São exemplos de temas estudados nessa área:

Geografia Física no Enem

A Geografia Física é bastante recorrente nas provas do Enem — elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um órgão do Ministério da Educação.

A avaliação preza pela interdisciplinariedade, portanto as disciplinas dialogam umas com as outras. Os conteúdos relacionados com a Geografia Física encontram-se associados aos conteúdos de Ciência da Natureza e suas tecnologias.

De acordo com estudos realizados pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), o Enem, em diversos anos, trouxe questões a respeito do clima, relevo e hidrografia. Muitas dessas questões dialogam com áreas da Biologia, Química e Matemática, bem como tratam da relação homem e natureza, fazendo um paralelo com a Geografia Humana, por exemplo, ao abordarem a questão da hidrografia associada à poluição dos recursos hídricos.

Atualmente, há uma grande tendência a questões associadas ao meio ambiente, ao uso e exploração dos recursos naturais e também às mudanças climáticas (efeito estufa e aquecimento global). Normalmente, essas questões vêm associadas a informações atuais, gráficos, climogramas, fazendo referência não só aos aspectos físicos da questão mas também à interferência humana nesses estudos.

São outros conteúdos:

  • distribuição de recursos minerais na litosfera, sendo esses associados à produção de energia;

  • biomas e sua conservação;

  • ciclo hidrológico;

  • unidades de conservação ambiental;

  • climas e fenômenos atmosféricos, como furacão e tornados, que atingem diversos países.

Exercícios resolvidos de Geografia Física

(Questão 1 - Enem) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por, pelo menos, três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é

a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.

c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.

e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

RESOLUÇÃO: alternativa C.

Uma alternativa viável ao combate do aumento do efeito estufa é reduzir o desmatamento, pois a vegetação possui capacidade de reter CO2 durante o processo de fotossíntese, sendo assim, o nível de concentração (responsável pelo efeito estufa) desse gás na atmosfera reduziria.

(Questão 2 - Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.

b) explorar leitos de água subterrânea.

c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

d) captar águas pluviais.

e) importar água doce de outros estados.

Resolução: alternativa A.

Se o problema é a escassez de água, já se identifica que os recursos hídricos disponíveis não estão sendo suficientes para a demanda, devido não só ao aumento populacional mas também ao mau uso. Sendo assim, é necessário, então, que sejam desenvolvidos processos que reutilizem a água. O reaproveitamento é um bom caminho para evitar o esgotamento dos recursos hídricos.

(Questão 3 - Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.

b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

Resolução: alternativa E.

O Brasil é um país privilegiado em termos de recursos hídricos. Estamos localizados sob uma região de enormes aquíferos (águas subterrâneas) bem como possuímos uma extensa rede hidrográfica. A questão da água no país, portanto, não seria motivada pela falta de rios, bacias ou águas subterrâneas, mas sim devido ao elevado desperdício no consumo e à degradação, mau uso e exploração inadequada dos mananciais.

(Questão 4 - Enem) Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa faz-se sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de e para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas. CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (adaptado).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de

a) inversão térmica.

b) poluição atmosférica.

c) eutrofização da água.

d) contaminação dos solos.

e) desertificação de ecossistemas.

Resolução: alternativa E.

A desertificação corresponde ao processo em que o solo perde a fertilidade, acarretando também a perda de biodiversidade, especialmente em regiões de clima árido, semiárido e subúmido. Esse processo natural é agravado pela ação do homem.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

A Terra e suas manifestações naturais são estudadas pela Geografia Física.
A Terra e suas manifestações naturais são estudadas pela Geografia Física.
Escritor do artigo
Escrito por: Rafaela Sousa Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SOUSA, Rafaela. "Geografia Física"; Brasil Escola. Disponível em: /geografia/geografia-fisica.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

A geografia física é a área da Geografia que estuda temas relacionados às quatro esferas do planeta Terra. A única alternativa que não representa uma esfera da Terra, portanto não está ligada à geografia física, é:

a) atmosfera.

b) hidrosfera.

c) astenosfera.

d) biosfera.

e) litosfera.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

A geografia física é constituída por vários ramos de estudos, envolvendo diversas abordagens voltadas ao estudo da dinâmica da Terra em relação à sua superfície e seu interior. A climatologia é um dos ramos da geografia física.

São estudos da climatologia, exceto:

a) circulação geral da atmosfera.

b) eventos dos furacões e tornados.

c) elementos do clima e os fatores do clima.

d) mudanças climáticas.

e) pedologia e seus problemas.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Observe o mapa abaixo, que representa a divisão do território brasileiro segundo os diferentes tipos climáticos:

Mapa do Brasil com divisão do território de acordo com o clima

Marque a alternativa que reúne as características do clima tropical:

a) Temperaturas baixas e pluviosidade elevada ao longo de todo o ano.

b) Temperaturas elevadas com duas estações distintas: verão chuvoso e inverno seco.

c) Quatro estações bem definidas e chuvas concentradas no inverno.

d) Quatro estações bem definidas e baixos índices pluviométricos em todo o ano.

e) Temperaturas elevadas ao longo do ano e chuvas irregulares e escassas.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Trata-se de um fenômeno que ocorre na porção leste do oceano Pacífico ou no oceano Atlântico. Caracteriza-se por serem ventos muitos fortes, com velocidade que pode ultraar 120 km/h, com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km.

O fenômeno descrito é o:

a) furacão.

b) tufão.

c) tornado.

d) ciclone subtropical.

e) ciclone polar.

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Geografia Física


A ação das geleiras e dos ventos na formação do relevo

A ação das geleiras e dos ventos tem papel importante no processo de formação do relevo.

A classificação dos minerais

A classificação dos minerais é feita do seguinte modo: minerais metálicos e minerais não metálicos.

A importância econômica das rochas

A argila, o basalto, o granito e o mármore são rochas que possuem uma grande importância econômica.

A relação entre a latitude e o clima

A relação entre a latitude e o clima explica-se em função da diferença da incidência dos raios solares nas diversas áreas da superfície terrestre.

A relação entre hidrografia, clima e relevo

A relação entre hidrografia, clima e relevo é de extrema importância para o Planeta Terra.

A relação entre vegetação, clima e solo

O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo.

Ações antrópicas no meio ambiente

Ação antrópica diz respeito a uma ação realizada pelo homem. Essa expressão ficou conhecida em virtude dos impactos causados no meio ambiente pelas alterações humanas.

Agentes endógenos de transformação do relevo

Os agentes endógenos de transformação do relevo são responsáveis pelo surgimento e alteração de muitas formas encontradas na superfície terrestre.

Agentes exógenos do relevo

Os agentes exógenos do relevo realizam o desgaste e desagregação do solo e das rochas e também promovem a formação de novas paisagens superficiais.

Agentes formadores do relevo

Os agentes formadores do relevo podem ser internos ou externos. Essas forças atuam juntamente no processo de formação e modelagem do relevo.

Altitude

A altitude é uma medida vertical determinada sempre em relação ao nível do mar. Ela influencia diretamente o clima de uma região e é considerada um fator climático por isso.

Amplitude térmica

Para compreender as características e as variações de um determinado clima, é importante conhecer alguns conceitos, como o de amplitude térmica.

Arenização

A arenização ocorre pelo desgaste do relevo em solos arenosos, algo comum em áreas de clima úmido.

Arquipélago

Um conjunto de ilhas que possuem a mesma origem e estrutura geológica é o que chamamos de arquipélago.

As águas como modeladoras do relevo

A água possui inúmeras funções na natureza e uma delas é como agente modelador do relevo.

As dobras e falhas na formação do relevo

As dobras e as falhas na formação do relevo são provenientes de movimentos ocorridos nas placas litosféricas.

Assoreamento de rios

O assoreamento de rios e lagos é um processo natural, mas que pode ser intensificado pela ação humana, provocando danos ao meio natural.

Avalanche

Avalanches são movimentos de massa muito rápidos e intensos sobre uma vertente. Eles são causados por fatores como terremotos, derretimento de neve ou queda de blocos de gelo.

Bacias Sedimentares

A formação de bacias sedimentares está diretamente ligada ao processo de transporte e deposição de sedimentos, que são partículas de rochas.

Biomas do mundo

Os biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Desertos.

Biosfera

A biosfera terrestre é fruto da reunião das diferentes partes do sistema da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.

Camada de ozônio (Ozonosfera)

Camada de ozônio tem função de filtrar os raios ultravioletas e impedir sua agem, com a finalidade de promover o equilíbrio ambiental e a saúde dos seres vivos no planeta.

Camadas da atmosfera

As camadas da atmosfera constituem divisões da atmosfera terrestre baseadas na variação de temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Camadas da Terra

A crosta, o manto e o núcleo são as camadas internas da Terra. Com suas particularidades, elas interagem umas com as outras, conferindo dinamismo ao nosso planeta.

Chuvas

As chuvas são uma etapa fundamental do ciclo da água, essenciais para a manutenção da vida no planeta. Quando muito volumosas, elas podem implicar problemas nas áreas urbanas.

Ciclo das Rochas

O ciclo das rochas é o processo de transformação dos três tipos de rochas

Ciclone

Ciclones são tempestades tropicais que se originam em zonas de baixa pressão atmosférica, podendo causar diversos estragos ao atingirem o continente.

Ciclone extratropical

O ciclone extratropical é um tipo de ciclone que se forma nas áreas de média e alta latitudes, tendo como causas a instalação de uma frente fria e o contraste de temperaturas.

Circulação Atmosférica

A dinâmica da circulação atmosférica é responsável, principalmente, pela variabilidade climática. Ela acontece em três níveis, chamados de “células”.

Círculo de Fogo do Pacífico

O Círculo de Fogo do Pacífico é uma área em que fenômenos como os abalos sísmicos acontecem com maior frequência. Essa região concentra a maior parte dos vulcões do mundo.

Classificação dos Rios

A classificação dos rios é feita da seguinte forma: perenes, temporários ou efêmeros e, ainda, em efluentes e influentes.

Clima continental

Típico do Hemisfério Norte, o clima continental é um clima que possui elevada amplitude térmica, temperaturas médias amenas e precipitação bem distribuída durante o ano.

Clima desértico

O clima desértico é encontrado em regiões muito áridas, com baixíssima ou nula pluviosidade e amplitude térmica diária elevada.

Clima equatorial

O clima equatorial é marcado pela alta umidade do ar e pelo calor, além da baixa variação térmica anual. Está presente nos países de baixas latitudes, próximos ao equador.

Clima frio de montanha

O clima frio de montanha depende da altitude para se desenvolver. Por essa razão, ele é comumente encontrado em cadeias montanhosas, como os Alpes, os Andes e os Himalaias.

Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo está presente em várias áreas de média latitude, não somente nos países mediterrâneos. Apresenta verão quente e seco, bem como inverno ameno e chuvoso.

Clima polar

O clima polar caracterizas as regiões de alta latitude e consiste no clima mais frio do planeta Terra. Suas baixas temperaturas podem chegar até -40º C ou menos no inverno.

Clima semiárido

Clima semiárido é tipicamente quente e seco, com longas estiagens. Um dos principais problemas ambientais enfrentados hoje nas suas áreas de ocorrência é a desertificação.

Clima subtropical

Nas áreas de influência do clima subtropical, é possível distinguir as quatro estações do ano. As chuvas ocorrem durante todo o ano, e a amplitude térmica anual é acentuada.

Clima temperado

Os climas temperados são amenos, marcados por chuvas recorrentes de volume anual variável, e podem ser continentais ou oceânicos. No Brasil, correspondem ao clima subtropical.

Clima tropical

O clima tropical é caracterizado pelas altas temperaturas e pela alternância entre uma estação seca e outra estação chuvosa. Está presente nas áreas de média e baixa latitude.

Clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude é predominante em áreas de altitude igual ou superior a 800 metros. Caracteriza-se por médias de até 22 °C e chuvas que acumulam 1.500 mm anuais.

Climas do mundo

Você sabe quantos são e quais são todos os climas do mundo? Existem ao menos 11 ocorrências climáticas, determinadas pela distribuição desigual de calor e umidade no mundo.

Cordilheira do Himalaia

A cordilheira do Himalaia é uma das cadeias montanhosas mais extensas do mundo. Localiza-se no continente asiático, entre o planalto tibetano e o subcontinente indiano.

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é a cadeia montanhosa mais extensa do mundo. Ela atravessa sete países na parcela oeste da América do Sul, situando-se na região do Círculo de Fogo.

Corrente de Humboldt

A corrente de Humboldt é uma corrente oceânica que nasce nas proximidades da Antártida e desloca-se no sentido norte.

Correntes de Convecção da Terra

As correntes de convecção são as grandes responsáveis pela dinâmica do relevo da Terra.

Correntes marítimas

Correntes marítimas, a depender da sua área de formação e temperatura, podem ser classificadas em quentes e frias. Elas atuam, entre outros, como fatores climáticos.

Crátons

Os crátons são estruturas geológicas situadas no interior da Terra que foram formadas há centenas de milhares de anos. Eles estão presentes apenas em áreas de estabilidade tectônica.

Depressões

Depressões são unidades de relevo normalmente rebaixadas. Possuem altitudes que variam entre 100 m e 500 m e costumam ser classificadas em relativas e absolutas.

Deriva continental

Teoria da deriva continental foi elaborada por Alfred Wegener, no ano de 1912. Em conjunto com a teoria da tectônica de placas, explica a atual disposição dos continentes.

Desastres naturais

Os desastres naturais são o resultado da ocorrência de fenômenos naturais intensos em áreas habitadas pelos seres humanos, a exemplo das fortes chuvas que provocam enchentes.

Desertização

O conceito de desertização, diferentemente da desertificação, corresponde ao processo gradual de formação dos desertos.

Deslizamento de terra

Fortes chuvas e rochas impermeáveis estão entre as causas naturais dos deslizamentos de terra, caracterizados pelo escorregamento de solo e materiais sólidos por encostas.

Deslizamento de terra no Brasil

Os deslizamentos de terra fazem vítimas todos os anos no Brasil. Eles atingem encostas de morros e serras durante o período chuvoso, que corresponde aos meses de verão.

Diferença entre clima e tempo

Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos.

Diferença entre intemperismo e erosão

A diferença entre intemperismo e erosão nem sempre é muito clara, pois trata-se de processos interligados e, em alguns casos, complementares entre si.

Dobramentos modernos

Os dobramentos modernos fazem parte da composição das estruturas geológicas da Terra.

Dolina

Dolinas são depressões formadas na superfície de terrenos cársticos. Elas têm origem principalmente na dissolução das rochas carbonáticas ou no colapso do teto de cavernas.

Dorsais oceânicas

As dorsais oceânicas representam as elevações do relevo submarino ocasionadas pela influência do tectonismo em zonas de afastamento.

El Niño

El Niño se refere ao aquecimento anormal das águas do Pacífico. Ele altera temporariamente a distribuição de umidade e calor no planeta, principalmente na zona tropical.

El Niño e La Niña

El Niño e La Niña são fases de um fenômeno atmosférico-oceânico, caracterizadas pelo aquecimento e pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico respectivamente.

Elementos climáticos

Os elementos climáticos são os aspectos que caracterizam um determinado tipo de clima. Dentre os principais elementos do clima estão: temperatura, umidade, pressão e radiação.

Epirogênese e orogênese

A epirogênese e a orogênese são diferentes tipos de movimentos de placas tectônicas que atuam como agentes endógenos de transformação do relevo da superfície terrestre.

Equinócio

O equinócio é um fenômeno astronômico que indica o início da primavera e do outono. Ele acontece geralmente nos dias 20 de março e 23 de setembro, em ambos os hemisférios.

Erosão

Erosão é um processo natural de desgaste do solo, geralmente ocorrendo de áreas mais altas para mais baixas. Pode ser agravada pelas ações do ser humano, como o desmatamento.

Escala Richter

A escala Richter é uma escala logarítmica desenvolvida por Charles Richter e Beno Gutenberg para medir a magnitude dos terremotos com base nas ondas sísmicas geradas por eles.

Estratosfera

Estratosfera é a segunda camada da atmosfera a partir da superfície da Terra. Abriga a camada de ozônio, região que protege o planeta dos raios ultravioletas.

Estreito de Gibraltar

O estreito de Gibraltar é uma agem marítima localizada entre a Europa e a África. Apresenta importância econômica, geopolítica e cultural para ambos os continentes.

Estrutura Terrestre

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre.

Estruturas Geológicas da Terra

O relevo terrestre é composto por três diferentes estruturas geológicas: bacias sedimentares, dobramentos modernos e crátons.

Exosfera

Exosfera é a camada mais externa da atmosfera terrestre. Marca a transição entre o planeta e o espaço sideral e é onde orbitam os principais satélites artificiais da Terra.

Faixas Climáticas

Existem quatro faixas climáticas no planeta Terra, sendo elas: faixas climáticas de altas latitudes, médias latitudes, baixa latitude e clima das altas montanhas.

Falésias

As falésias são paredões elevados e de declividade acentuada que se formam no litoral. São causadas pela abrasão marinha em diversos tipos de rocha, de calcárias a vulcânicas.

Falhas geológicas

As falhas geológicas constituem um dos processos de transformação do relevo terrestre.

Fatores climáticos

Os fatores do clima, como latitude, altitude, relevo, maritimidade e massas de ar, interferem na dinâmica atmosférica e atuam sobre as características climáticas de uma área.

Fatores de formação dos solos

A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo.

Fatores que controlam o intemperismo

Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.

Fenômenos naturais

Fenômenos naturais acontecem sem a necessidade da intervenção humana, e são gerados por processos, dinâmicas e forças inerentes à estrutura interna e externa do planeta Terra.

Floresta tropical

A floresta tropical é um tipo de ecossistema com vegetação florestal que se desenvolve entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio.

Fluxo geotérmico

O fluxo geotérmico consiste na troca de calor no interior da Terra, o que é decisivo para a compreensão de processos que se manifestam na litosfera terrestre.

Formas de proteger o solo contra erosão

Existem algumas medidas preventivas que auxiliam na proteção do solo contra a erosão.

Fossa Oceânica

A fossa oceânica é uma grande depressão que se forma no oceano em consequência dos movimentos convergentes das placas tectônicas.

Fossas Tectônicas

s fossas tectônicas são formas de relevo que evidenciam o caráter dinâmico da superfície terrestre.

Frente de ar

A frente de ar é um sistema que se forma no encontro entre massas de ar com aspectos contrastantes, provocando mudanças no tempo atmosférico da área em que ela se instala.

Frente fria

As frentes frias são formadas quando uma massa de ar frio avança sobre uma área de ar quente e úmido, provocando chuvas frontais, ventos intensos e queda de temperaturas.

Furacão

Furacões são tempestades tropicais que ocorrem sobre oceanos tropicais. Esse fenômeno meteorológico pode causar grandes destruições por onde a.

Geomorfologia

A Geomorfologia é uma área do conhecimento que se preocupa em estudar as dinâmicas referentes ao extrato superficial da crosta terrestre.

Golfo do México

O Golfo do México é uma reentrância costeira com área de 1,55 milhão de km². Está localizado entre os Estados Unidos, o México e Cuba e é considerado o maior golfo do mundo.

Hidrosfera

A hidrosfera é a camada de água do planeta Terra, constituída por 1,4 bilhão de km³ do recurso. Aproximadamente 97% de todo esse volume de água está armazenado nos oceanos.

Impactos ambientais causados pela mineração

São diversos os impactos ambientais causados pela mineração, como a alteração da paisagem e a contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos.

Influência da altitude sobre o clima

A altitude é um dos principais fatores que influenciam o clima de uma região.

Influência das correntes marítimas no clima

A influência das correntes marítimas no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar.

Influência do El Niño no Brasil e na atividade pesqueira

O El Niño atinge diretamente a pesca e, no Brasil, suas consequências envolvem a seca na Amazônia e no Nordeste, além do aumento das chuvas no Sul do país.

Intemperismo

As rochas expostas na superfície terrestre estão sujeitas aos processos de intemperismo físico, químico e biológico, influenciados por alguns fatores, como clima e relevo.

La Niña

O La Niña é um fenômeno natural que consiste no resfriamento anômalo das águas do Pacífico. Ele é responsável por chuvas fortes no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul.

Lago

Lago é um tipo de corpo hídrico encontrado em depressões de relevo. Apresenta importância socioeconômica quando localizado próximo a cidades e áreas urbanizadas.

Laguna

Laguna é uma formação costeira caracterizada por uma depressão rasa na qual se acumula água salgada ou salobra e que se separa parcialmente do oceano por uma barreira natural.

Laterização dos solos

A laterização é um processo de transformação do solo, caracterizando-se como uma expressão de intemperismo químico em regiões de clima úmido e quente.

Lençol freático

Lençol freático é a superfície que separa a zona aerada do solo da zona saturada. Ele é abastecido pela água das chuvas e é importante para a recarga de rios, lagos e mares.

Linha do Equador

Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º.

Linha Internacional da Data

A Linha Internacional da Data corresponde ao meridiano de 180° e atravessa o oceano Pacífico de norte a sul. Sua função é a demarcação da agem de um dia para outro.

Litosfera

A litosfera é a camada química mais externa da Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura.

Lixiviação

O processo natural de retirada dos nutrientes de um solo recebe o nome de lixiviação. É causado pela ação da água em solos expostos, isto é, que não possuem cobertura vegetal.

Magma

Magma é o material pastoso, formado a partir de rochas fundidas, que constitui o manto terrestre. Quando resfriado na superfície, dá origem às rochas ígneas ou intrusivas.

Manto terrestre

Manto é a camada intermediária da Terra e é formada por silicatos e magnésio principalmente. Divide-se em manto superior, onde fica a astenosfera, e inferior, próximo ao núcleo.

Maremoto

Maremoto é resultado de um abalo sísmico provocado no assoalho oceânico, o que pode gerar ondas gigantes, que se propagam com alto poder destrutivo.

Marés

As marés são o movimento de descida e subida das águas em relação ao litoral. Esse movimento é causado pela atração entre o nosso planeta e a Lua.

Maritimidade e continentalidade

Maritimidade e continentalidade são fatores do clima associados à distância dos oceanos, o que interfere no aporte de umidade da região e também na variação de temperaturas.

Massas de ar

Massas de ar são grandes volumes de ar com características próprias de pressão, umidade e temperatura, as quais variam de acordo com a sua região de origem.

Mata Ciliar e Mata de Galeria

Mata Ciliar e Mata de Galeria são vegetações encontradas em ambientes de drenagem. Elas diferenciam-se, basicamente, em suas fitofisionomias.

Mesosfera

A mesosfera é a camada intermediária e mais fria da atmosfera. Sua função é proteger o planeta Terra contra objetos oriundos do espaço, dando origem aos meteoros.

Monções

As monções levam umidade do oceano para o continente no verão, provocando chuvas intensas. No inverno, os ventos secos sopram do continente para o oceano, causando estiagem.

Movimento de rotação

O movimento de rotação é um dos movimentos realizados pela Terra. Apesar de não o sentirmos, ele tem consequências importantíssimas para a manutenção da vida.

Movimento de translação

Movimento de translação é um dos movimentos realizados pela Terra. Esse movimento ocorre quando a Terra completa uma volta em torno do Sol e é responsável pelas estações do ano.

Movimentos da Terra

Movimentos da Terra são os diversos deslocamentos realizados por nosso planeta. Ao todo, existem catorze. Os principais são a rotação e a translação.

O significado de Península e Continente

Onda de calor

O aumento anormal das temperaturas em uma área é chamado onda de calor. O fenômeno é causado por sistemas de alta pressão e tem acontecido de forma cada vez mais frequente.

Os movimentos das placas tectônicas

Os Terremotos e seus efeitos

Terremotos são tremores de terras e seus efeitos podem causar grandes catástrofes.

Oscilação Decadal do Pacífico (ODP)

A ODP – Oscilação Decadal do Pacífico – é um fenômeno climático de caráter cíclico que influencia diretamente as transformações climáticas da Terra.

Partes de um rio

As partes de um rio são componentes integrantes dos sistemas fluviais. É importante conhecer cada uma delas e a maneira como interagem entre si e com os elementos da paisagem.

Pedogênese

A pedogênese corresponde ao processo de formação dos solos, indicando suas transformações e etapas de transformação.

Península

As penínsulas são áreas cercadas de água por todos os lados, exceto por um, que se liga ao continente ou outra região de maior extensão.

Permafrost

O Permafrost, também chamado de Pergelissolo, é um tipo de solo formado por gelo, rocha, sedimentos e que armazena uma grande quantidade de carbono.

Placas tectônicas

Placas tectônicas são blocos semirrígidos que formam a crosta terrestre. O movimento dessas placas é constante, fazendo com que se afastem ou se aproximem umas das outras.

Planaltos

Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. Um exemplo no Brasil é o Planalto Central Brasileiro.

Planícies

Planícies são formas de relevo normalmente planas que constituem áreas onde se acumulam sedimentos. Encontram-se em regiões de baixa altitude, a poucos metros do nível do mar.

Por que os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e por tornados?

Os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e por tornados devido a uma combinação de fatores que incluem a sua posição no continente e suas feições de relevo.

Precessão dos Equinócios

A precessão dos equinócios é um movimento muito lento e quase imperceptível, mas que é conhecido pelo homem há vários séculos.

Principais Placas Tectônicas

São dez ao todo as principais placas tectônicas e elas estão localizadas em diferentes pontos da Terra.

Qual a idade da Terra?

A idade da Terra é de aproximadamente 4,54 bilhões de anos. Estimar a idade do planeta Terra só foi possível graças a uma técnica denominada datação radiométrica.

Recursos minerais

Recursos minerais, como ferro e alumínio, são importantes para a indústria e para o desenvolvimento econômico, embora sua exploração possa resultar em danos ambientais.

Relevo

O relevo nada mais é do que o conjunto de formas que observamos na superfície terrestre. Ele é fruto da ação conjunta de agentes internos e agentes externos.

Relevo submarino

Assim como no continente, existem várias formas de relevo submarino, como, por exemplo, a bacia oceânica e as fossas marinhas.

Ressaca marítima

Ressaca marítima é um fenômeno marcado pela elevação anormal do nível do mar e forte agitação de suas águas. Ciclones e marés astronômicas podem causar a ressaca marítima.

Restinga

A restinga é uma formação geológica e um ecossistema litorâneo que se desenvolveu entre o continente e o mar. Está presente na zona costeira do Brasil e de diversos países.

Rio Ganges

Rio Ganges está localizado no sul da Ásia, no subcontinente indiano. Seu curso a pela Índia e Bangladesh, sendo importante pelas questões hídrica e religiosa.

Rio Jordão

O rio Jordão é um curso d’água de grande importância socioeconômica e religiosa que banha países do Oriente Médio e percorre algumas das áreas de menor altitude do planeta.

Rio Sena

O Rio Sena é um importante curso d’água localizado no norte da França. Ele atravessa Paris e é um dos principais cartões-postais da cidade.

Rochas ígneas

As rochas ígneas, que perfazem quase 80% da litosfera terrestre, são constituídas a partir da solidificação de materiais magmáticos fundidos.

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão.

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são um grupo de rochas derivadas de outras preexistentes e que sofreram algum tipo de intemperismo, sendo, ainda, constituídas em superfície.

Salinização do solo

O processo de salinização do solo é mais recorrente em áreas de clima mais seco, mas tal ocorrência pode ser intensificada pelas práticas humanas.

Sistema Atmosférico

O sistema atmosférico é composto pelas massas de ar e pelas frentes.

Solo

Os solos se desenvolvem por meio do intemperismo das rochas. Eles são formados por minerais, matéria orgânica, ar e água e são importantes para o equilíbrio do meio ambiente.

Solstício

O solstício é um fenômeno ocasionado pela movimento de translação da Terra e tem início em 21 de dezembro e em 21 de junho.

Solstício de inverno

O solstício de inverno é o fenômeno astronômico que anuncia a chegada da estação mais fria ou amena do ano, sendo celebrado em diversas culturas como símbolo do renascimento.

Solstício de verão

Solstício de verão é um fenômeno astronômico que marca o momento em que um hemisfério a a receber mais luz solar do que o outro, dando início à estação mais quente do ano.

Solstício e equinócio

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam o início das estações do ano e estão relacionados à posição do Sol e à inclinação da Terra.

Tempo histórico e tempo geológico

O tempo geológico difere-se do tempo histórico por tratar-se de uma escala de tempo muito mais ampla e abrangente.

Termosfera

A termosfera é a camada mais quente da atmosfera do planeta Terra, sendo ela a responsável pela absorção da maior parte dos raios X e dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Terremotos

Terremotos são abalos sísmicos que ocorrem nas áreas de falhas geológicas encontradas nas placas tectônicas, sendo mais frequentes em placas que convergem entre si.

Tipos de chuva

A chuva pode ser originada de diferentes maneiras, dando origem aos tipos de chuva. Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.

Tipos de clima

Os 11 tipos de clima que existem no mundo são resultantes da atuação dos diferentes fatores climáticos em cada região do planeta Terra.

Tipos de erosão

Os tipos de erosão podem ser definidos com base em seus agentes formadores e nos processos de constituição e desgaste dos solos.

Tipos de rocha

Rochas são estruturas sólidas constituídas por minerais e dispostas na litosfera. Elas são classificadas em ígneas, sedimentares ou metamórficas de acordo com sua formação.

Tipos de solo

Tipos de solo são arenosos, siltosos e argilosos de acordo com a textura. Esse e outros critérios são utilizados na determinação dos diferentes solos.

Troposfera

A troposfera é a camada inferior da atmosfera terrestre. Ela concentra os elementos que são indispensáveis para a manutenção da vida no planeta: oxigênio e água.

Tsunami

Tsunamis são ondas oceânicas gigantes que possuem, em média, 30 metros de altura. São formados por fatores como tectonismo, erupções vulcânicas ou impactos de meteoritos.

Tufão e Furacão

Tufão e furacão são nomes dados a um tipo de ciclone, que recebe diferentes nomes de acordo com sua intensidade e a região geográfica onde ocorre.

Umidade atmosférica

A umidade atmosférica pode ser relativa ou absoluta, sendo que a umidade relativa é a relação entre a umidade absoluta e seu ponto de saturação.

Umidade atmosférica e umidade relativa do ar

A umidade relativa do ar é diferente da umidade absoluta, pois se relaciona com o ponto de saturação presente na atmosfera.

Umidade do ar

A umidade do ar é a quantidade de vapor d’água em suspensão na atmosfera em um local. Ela é considerada um elemento climático.

Vegetação

A vegetação é o conjunto de plantas que recobre determinada área. Essas plantas dependem do tipo de clima, das características do solo e do relevo para se desenvolverem.

Ventos alísios

Os ventos alísios são, por definição, deslocamentos de massas de ar em direção à Zona de Convergência Intertropical do globo terrestre.

Voçoroca

A voçoroca é uma cratera formada em uma região de solo exposto resultante da ação erosiva da água. Sua recuperação é possível, porém por meio de um processo bastante lento.

Vulcanismo

O vulcanismo é um fenômeno geológico que envolve derramamento ou movimentação do magma, gases e outros materiais advindos do interior da Terra para a superfície.

Vulcões

Vulcões são estruturas geológicas capazes de expelir para a superfície terrestre material magmático e gases vindos do interior da Terra, o que pode provocar grande destruição.

Zona Abissal

O termo zona abissal é usado, principalmente, na biologia marinha para designar a parte mais profunda de um oceano.

Zona Morta do Golfo do México

A Zona Morta do Golfo do México impossibilita a vida marinha na região e prejudica a atividade pesqueira.

Zonas Endógenas de Tensão

As zonas endógenas de tensão são as regiões do globo terrestre onde ocorrem diversos fenômenos, como a formação de montanhas, além de vulcanismos e terremotos.

Zonas térmicas da Terra

Zonas térmicas são definidas pela incidência de luz solar e distribuição de calor sobre a superfície do planeta. A Terra se divide em zonas polares, temperadas e tropicais.