Brasil Atual

Os temas relacionados com o Brasil Atual referem-se ao período histórico que vai desde o início dos anos 1980 até os dias atuais.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Quando falamos de Brasil Atual, geralmente nos referimos a temas que dizem respeito aos últimos trinta anos de nossa história, isto é, desde o fim dos Governo Militares até os dias de hoje. Nesse sentido, comentaremos temas relativos a esse período, que vai desde a abertura democrática, começada com a Lei de Anistia (de 1979), até as manifestações populares que ocorreram nos anos de 2013 e 2015.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse arco temporal, diversos temas interpõem-se. O Movimento pelas Diretas Já é um dos primeiros e mais significativos. Com a abertura política articulada entre civis e militares, entre os anos de 1979 e 1985, a população vislumbrou a possibilidade de voltar a exercer o direito ao voto direto na eleição de seus representantes. Entretanto, o primeiro presidente civil, após o longo período militar, foi eleito indiretamente em 1985. Seu nome era Tancredo Neves, que faleceu antes de tomar posse. José Sarney, eleito vice, assumiu o cargo, exercendo-o até 1989.

O governo Sarney foi um dos mais conturbados da chamada “Nova República”, sobretudo pelos transtornos econômicos pelos quais o país ou. Todavia, foi durante o governo Sarney que foi reunida a constituinte para a elaboração da nova Constituição Federal. O processo de elaboração da carta constitucional foi encabeçado por Ulisses Guimarães, um dos líderes do novo partido herdeiro do MDB, o PMDB. A versão oficial da Constituição ficou pronta em 1988. Nela havia o restabelecimento da ordem civil democrática e das liberdades individuais, bem como a garantia das eleições diretas.

Em 1989, as primeiras eleições diretas ocorreram e foi eleito como presidente Fernando Collor de Melo. Collor também desenvolveu um governo com forte instabilidade econômica, porém permeado também com grandes escândalos políticos, que desencadearam contra ele um processo de impeachment, diante do qual preferiu renunciar ao cargo de presidente. O vice de Collor, Itamar Franco, continuou no poder até o término do mandato, na agem de 1993 para 1994. Nesse período, um importante dispositivo financeiro foi criado para resolver o problema das sucessivas crises econômicas: o Plano Real, elaborado e efetivado por nomes como Gustavo Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Esse último, parlamentar e sociólogo por formação, candidatou-se à presidência, vencendo o pleito e ocupando esse cargo de 1994 a 1998. Depois, foi reeleito e governou até 2002. Nas eleições de 2002, um dos partidos que haviam nascido no período da abertura democrática, o PT – Partido dos Trabalhadores, conseguiu eleger seu candidato: Luís Inácio Lula da Silva, que, a exemplo de Fernando Henrique, governou o país por oito anos, de 2002 a 2010. De 2010 até o momento presente (2015), a sucessora de Lula, a também filiada ao PT, Dilma Rousseff, vem governando o país.


Por Me. Cláudio Fernandes

Em junho de 2013, muitas e grandes manifestações populares espalharam-se pelas capitais brasileiras
Em junho de 2013, muitas e grandes manifestações populares espalharam-se pelas capitais brasileiras
Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FERNANDES, Cláudio. "Brasil Atual"; Brasil Escola. Disponível em: /historiab/brasil-atual.htm. o em 25 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

(AMEOSC – adaptado) A Constituição Federal de 1988 foi elaborada por meio de uma Assembleia Nacional Constituinte, que teve a responsabilidade de redigir e aprovar o texto constitucional, dando corpo à nova lei suprema e fundamental do Brasil. A frente da Assembleia foi presidida por:

a) Tancredo Neves

b) Dante de Oliveira

c) José Sarney

d) Ulisses Guimarães

e) Lula

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(Fepese – adaptado) Assinale a alternativa correta sobre medidas adotadas no Plano Cruzado, lançado no Brasil em 1986.

a) Liberação de preços, moratória da dívida externa e congelamento de salários.

b) Congelamento de preços e salários, introdução de uma nova moeda.

c) Confisco de depósitos bancários em conta corrente e caderneta de poupança.

d) Criação de empréstimo compulsório sobre combustíveis e investimentos.

e) Extinção do gatilho salarial, que reajustava preços e salários de acordo com a inflação.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Funcab) A “Nova República” representa uma nova fase da história política brasileira, marcada pela confiança da sociedade em restabelecer a democracia plena e recuperar a economia e o padrão de vida dos brasileiros. Em 1989, vários candidatos concorreram nas primeiras eleições diretas para a presidência da república, após os anos de Ditadura Militar, sendo eleito presidente:

a) Fernando Collor de Mello

b) José Sarney

c) Luiz Inácio Lula da Silva

d) Itamar Franco

e) Fernando Henrique Cardoso

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(UEPA) O debate político brasileiro no início da chamada Nova República, na década de 1980, esteve situado em torno da ampliação das liberdades democráticas no país, com o objetivo de desmontar a herança autoritária do regime militar. Já em fins da década de 1980, ocorreu uma reorientação do foco das discussões públicas na direção do tema da política econômica, em função: a) das pressões sociais contra as políticas de arrocho salarial resultantes dos pacotes econômicos inaugurados pelo Governo Sarney.

b) da crise econômica do país aprofundada naquela década, marcada pela hiperinflação e pelo endividamento externo.

c) da expansão das políticas neoliberais no país, associadas a uma nova etapa de internacionalização do capitalismo mundial.

d) do aprofundamento dos contrastes sociais entre a pauperizada e crescente população rural em oposição à melhoria das condições de vida dos habitantes das cidades.

e) das pressões de organismos internacionais como o Banco Mundial e o FMI, que estimulavam a desvalorização cambial nos países subdesenvolvidos.

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Brasil Atual


A Constituição

Em 1988 a população brasileira viu aparecer uma nova constituição nacional, que garantiria em linhas gerais o funcionamento do Estado e a garantia de direitos fundamentais à população.

Apagão de 2001

Apagão de 2001 foi o racionamento de energia, entre 2001 e 2002, no Brasil. As medidas nesse sentido abrangeram todos os setores, exceto serviços essenciais, como hospitais.

Assembleia Constituinte de 1987

A Assembleia Constituinte de 1987 foi um marco na redemocratização do Brasil, responsável por elaborar a Constituição de 1988 após o fim da ditadura militar

Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade visa investigar os crimes cometidos por agentes do Estado ao longo do século XX.

Constituição de 1988

A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares.

Contracultura e a juventude brasileira

A contracultura foi um movimento cultural da juventude que influenciou diversos artistas brasileiros na produção de novos ritmos e costumes.

Crise energética no Brasil

O encarecimento das contas de energia no Brasil se deve à crise energética que o país atravessa. Entre suas causas estão a grave crise hídrica e a falta de planejamento.

Debate sobre o Marco Civil da Internet

O Marco Civil da Internet tem por objetivo estipular os direitos e deveres na utilização da internet no Brasil, mas não há consenso sobre seus termos.

Diretas Já

Diretas Já foi um movimento que defendia a realização de eleições presidenciais diretas em 1985. Foram marcadas por comícios em várias cidades, com amplo apoio popular.

Eleições de 1989

Eleições de 1994

Respaldado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi o grande vitorioso nas eleições realizadas em 1994.

Fernando Collor de Melo

Fernando Collor de Melo é um político brasileiro que ficou conhecido por ter sido eleito presidente em 1989 e ter sofrido impeachment após um escândalo de corrupção em 1992.

Fim do Governo Collor

Governo Bolsonaro

O Governo Bolsonaro foi marcado por atritos com o Judiciário, por ameaças à democracia e pela pandemia de covid-19.

Governo Collor

O governo Collor foi o primeiro governo eleito por voto popular em quase três décadas de ditadura. Foi um governo extremamente impopular e acabou sendo interrompido com o impeachment.

Governo Dilma

O governo Dilma Rousseff é o período da história brasileira que se estendeu de 1º de janeiro de 2011 a 31 de agosto de 2016 e no qual Dilma Rousseff governou o país.

Governo Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso (FHC), durante os dois mandatos como presidente da República, efetivou o Plano Real, privatizou várias estatais brasileiras e implantou a política neoliberal.

Governo Itamar Franco

O Governo Itamar Franco esteve à frente do Brasil, a partir do final de 1992, após o impeachment de Fernando Collor, e foi o responsável por implantar o Plano Real.

Governo José Sarney

José Sarney esteve à frente do primeiro governo civil após o término da Ditadura Militar. O 31º presidente do Brasil terminou seu governo com um saldo de grande impopularidade.

Governo Lula (2003-2011)

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil durante as eleições realizadas em 2002. Seu governo ficou caracterizado pelo crescimento da economia brasileira.

Governo Sarney - Economia

Na economia, o Governo Sarney ou à História como um governo que buscou estabilidade econômica e controlar a inflação através de alguns planos econômicos, como o Plano Cruzado e o Plano Verão.

Governo Temer

O Governo Temer teve início em 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff. Foi marcado por reformas trabalhistas e educacionais, protestos e denúncias de corrupção.

Impeachment de Dilma Rousseff

O impeachment de Dilma Rousseff ocorreu em 31 de agosto de 2016, sendo resultado de um pedido protocolado em 2015, na Câmara dos Deputados.

José Sarney

José Sarney é um ex-político, sendo uma das figuras políticas mais importantes da história recente de nosso país. Assumiu a presidência, em 1985, com a morte de Tancredo Neves.

O “lulismo” e o cenário político brasileiro

Plano Collor

O Plano Collor foi um plano econômico adotado em março de 1990. Ficou marcado por implantar uma das medidas mais polêmicas da história recente de nosso país.

Plano Real

O Plano Real foi um dos planos de estabilização econômica mais importantes da história do Brasil e por meio dele foi lançada a moeda em vigência atualmente: o real.

Protestos contra o aumento das tarifas, uma nova ação política?

Os protestos contra o aumento da tarifa do transporte coletivo abriram uma nova possibilidade de atuação política no Brasil, agregando novas reivindicações e grupos sociais.

Rolezinhos e discriminação social

No fim de 2013 e início de 2014, os rolezinhos tornaram-se tema de um debate nacional, trazendo à tona novamente a questão da discriminação social.