Carnaval 2025: entenda o processo para o desfile das escolas de samba do Grupo Especial

As apresentações acontecem, no Rio de Janeiro, nos dias 2, 3 e 4 de março. Cada escola tem entre 70 e 80 minutos para apresentar o enredo escolhido

Em 02/03/2025 08h00 , atualizado em 02/03/2025 08h00
Carro alegórico com um grande leão. Texto título da notícia
As escolas de samba têm entre 70 e 80 minutos para atravessar a Marquês de Sapucaí Crédito da Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Carnaval 2025 acontece neste final de semana. Apontado como a principal festa popular do Brasil, o carnaval acontece geralmente entre os meses de fevereiro e março. Neste ano os desfiles do Grupo Especial de São Paulo aconteceram nos dias 28 de fevereiro e 1° de março, e do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontecem nos dias 02, 03 e 04 de março.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma das novidades desse ano é o aumento no tempo de desfile de cada escola. Antes o tempo mínimo de 60 minutos e máximo de 70 minutos de desfile, neste carnaval, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro terão entre 70 e 80 minutos para atravessar a Marquês de Sapucaí.

No Rio de Janeiro, desfilam, ao todo, 12 escolas no Grupo Especial, divididas em três dias, em que cada dia se apresentam quatro escolas. A escolha da ordem de desfile é feita por meio de um sorteio realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).

Para o carnaval deste ano, o sorteio foi feito ainda em maio de 2024. O diretor do Departamento Cultural da Acadêmicos do Salgueiro, Marcelo Pires, explica que primeiro é feito o sorteio do dia em que a escola irá desfilar, e depois a posição da escola no dia do sorteio.

Veja quais são os componentes das escolas de samba

Desfiles de escolas de samba do Carnaval 2025

A escolha do enredo é feita pelo carnavalesco em acordo com outras divisões da escola de samba
Crédito da image: Marcelo Pires/acervo pessoal; Tânia Rêgo/Agência Brasil

Durante os desfiles as escolas de samba apresentam um enredo que é contado por meio das alas da apresentação. Marcelo conta que o tema do enredo é escolhido por meio de um consenso coletivo do que será melhor para escola, as ideias partem, geralmente, do carnavalesco, mas também participam da escolha o enredista e outros departamentos da escola. Ao analisar as ideias de temas para o enredo, ele explica que são estudados tanto a visão do campeonato, quanto a viabilidade de execução da trama.

Decidido o tema o carnavalesco fica responsável por desenvolver o tema e as alas da forma que achar melhor. “Por exemplo, este ano, o enredo do Salgueiro é “Salgueiro de Corpo Fechado”, o carnavalesco (Jorge Silveira) fez a divisão dele, “A chegada dos malês na Bahia”, depois “O nordeste do Lampião”, da maneira que ele quer”, explica Marcelo.

As escolas de samba são compostas por diversos departamentos, Marcelo faz parte do departamento de cultura, mas ele conta que há, também, um departamento musical, social, de carnaval, no Salgueiro, inclusive, há um departamento de saúde. Essa divisão pode ser diferente de acordo com escola.

“Tem a bateria e alas das baianas, que também não deixam de ser segmentos da escola”

Marcelo Pires

Os ensaios começam meses antes do dia do desfile. Segundo Marcelo existem ensaios normais que começam alguns meses após o carnaval e ensaios para o desfile que começam geralmente em outubro, após a escolha do samba-enredo. No Salgueiro, o diretor conta que a escolha do samba sempre ocorre no dia 11 de outubro.

Carnavalesco nos desfiles de escola de samba do Carnaval 2025

O carnavalesco é, normalmente, responsável pela escolha do tema do enredo, parte dele também a concepção e desenvolvimento de fantasias e carros alegóricos que compõem o desfile. A pessoa encarregada do cargo ainda fica responsável por acompanhar os ensaios e fazer a direção artística do espetáculo, em conjunto com a direção de carnaval da escola de samba.

A função do carnavalesco, geralmente, é ocupada por pessoas com formação em teatro, dança, artes plásticas ou cinema. Grandes carnavalescos são reconhecidos por imprimir um estilo pessoal nos desfiles ou na escolha dos temas.

Alguns carnavalescos de destaque:

  • Joaosinho Trinta

  • Fernando Pamplona

  • Arlindo Rodrigues

  • Rosa Magalhães

  • Fernando Pinto

  • Renato Lage

  • Paulo Barros

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enredos dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2025

Os enredos dos desfiles das escolas de samba são lançados em um evento chamado “Noite dos Enredos”, que conta com apresentações das 12 escolas do Grupo Especial, que divulgam como pretendem desenvolver o tema escolhido durante o desfile na Marquês de Sapucaí. Para o Carnaval 2025, esse evento aconteceu em 30 de agosto do ano ado, pela primeira na Cidade do Samba.

Veja a lista de escolas que vão desfilar e seus respectivos enredos:

  • Unidos de Padre Miguel, enredo “Egbé Iyá Nassô”

  • Imperatriz Leopoldinense, enredo “Ómi Tútu ao Olúfon Unidos do Viradouro, enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”

  • Estação Primeira de Mangueira, enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”

  • Unidos da Tijuca, enredo “Logun-Edé: Santo Menino Que Velho Respeita”

  • Beija-Flor de Nilópolis, enredo “Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas”

  • Acadêmicos do Salgueiro, enredo “Salgueiro de corpo fechado”

  • Unidos de Vila Isabel, enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”

  • Mocidade Independente de Padre Miguel, enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”

  • Paraíso do Tuiuti, enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”

  • Acadêmicos do Grande Rio, enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”

  • Portela, enredo “Cantar será buscar um caminho que vai dar no Sol. Uma homenagem a Milton Nascimento”

Veja também:

Alinhamento raro dos planetas: entenda o que é o fenômeno que pôde ser visto do Brasil

Por Jade Vieira

Jornalista