Vaticano informa que fumaça branca é liberada. Novo papa é escolhido
Vaticano informa que fumaça branca é liberada. Novo papa é escolhido
Conclave para escolher novo papa começou ontem (7)
Em 08/05/2025 13h36
, atualizado em 08/05/2025 13h55
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
A fumaça branca que sinaliza a eleição do novo papa foi liberada no início da tarde de hoje, 8 de maio, na chaminé instalada sobre a Capela Sistina. Conforme o Vaticano informou, o nome do papa deve ser anunciado em breve.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ainda de acordo com o Vaticano, o pontífice foi definido após a quarta votação. Mais de 15 mil pessoas se encontravam na Praça de São Pedro no momento da liberação da fumaça branca. Os fieis aguardam o nome do papa.
O conclave, que é o processo de escolha do novo papa, teve início ontem (7). A primeira votação ocorreu dentre os 133 cardeais que precisavam definir um nome com apoio de pelo menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos.
Desde o início do conclave, foram emitidas três fumaças pretas, que indicavam que o papa ainda não havia sido definido.
O conclave é o processo pelo qual é escolhido um novo papa após o falecimento ou a renúncia do pontíficie anterior.
Segundo este artigo, a eleição por meio dos cardeais para escolha do novo papa foi estabelecida no século XI e o sistema de conclave é do século XIII.
O conclave reune os 120 cardeais eleitores do Colégio de Cardeais na Capela Sistina para que eles votem no novo papa. Ainda conforme o texto, as regras estabelecem um sistema a ser efetuado, e, para eleger um papa, é necessário que uma pessoa obtenha 2/3 dos votos.
A eleição do novo papa teve início pouco mais de duas semanas após a morte do Papa Francisco em decorrência de uma insuficiência cardíaca e por um acidente vascular cerebral (AVC), ambos agravados por uma pneumonia.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que estudar sobre o conclave?
Professor José Augusto Brandão [2]
Por ser um tema muito discutido em 2025, o conclave pode aparecer em provas de vestibulares, Enem 2025, concursos públicos, entre outros processos seletivos, afirmam professores de história
José Augusto Brandão, professor da disciplina, acredita que os alunos devem saber o básico sobre a origem do conclave, seus participantes e suas funções. Mas, também, de acordo com o profissional, pode ajudar que os estudantes tenham conhecimento de temas voltados à Igreja Medieval e Igreja Católica e nas Reformas Religiosas.
Brandão separou temas ligados ao conclave que podem aparecer em provas. Confira abaixo:
Impacto dos Conclaves na Igreja Medieval;
Papel do Conclave nos cismas da Igreja Católica e nas Reformas Religiosas;
Maior diversidade global dos cardeais atualmente participantes;
Impacto das escolhas dos conclaves nos vários contextos históricos;
Secularização, a moral, a ética, a hierarquia e a tradição na religião do mundo contemporâneo;
Visibilidade do conclave e a importância e influência da Igreja Católica hoje;