Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025 está com inscrições abertas: saiba como funciona
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025 está com inscrições abertas: saiba como funciona
A participação na olimpíada é gratuita e direcionada a estudantes da educação básica. Provas acontecem tanto na modalidade teórica quanto prática.
Em 10/03/2025 16h16
, atualizado em 22/05/2025 18h08
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
A inscrição para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2025 está com o prazo aberto até o dia 1º de maio. A participação é gratuita e voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O professor/tutor da instituição de ensino é o responsável por inscrever os participantes para a prova. As provas da competição são realizadas na modalidade prática e teórica. Os desafios são adaptados para quem conhece robótica, bem como para quem nunca entrou em contato com a área.
"A OBR é uma forma de apresentar um mundo de possibilidades para os alunos, uma porta de entrada para as carreiras científico-tecnológicas. A robótica e a programação já fazem parte do nosso dia a dia e estão interligadas com as demais disciplinas ensinadas em sala de aula. Participar da OBR permite que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para o futuro, como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe"
Sarah Rossiter, coordenadora nacional da OBR
O objetivo da olimpíada, segunda a organização, é transformar a robótica educacional em um tema ível e estimulante dentro da sala, com a intenção de descobrir jovens talentos e atualizar o processo de ensino e aprendizagem brasileiro.
A OBR 2025 é realizada com apoio da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, formada por um grupo de cientistas na área da robótica e tecnologia das principais instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Essa é a maior competição de robótica educacional da América Latina.
Como funciona a Olimpíada Brasileira de Robótica 2025?
As provas da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025 serão realizadas nas modalidades prática e teórica. Os desafios da avaliação são adaptados aos estudantes que nunca estudaram robótica, como também aqueles que já tem contato com a robótica educacional.
Modalidade teórica da OBR 2025
As provas da modalidade teórica são escritas e podem ocorrer presencialmente na escola do estudante ou de forma híbrida.
Estudante em prova teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica.
Crédito: Divulgação / RoboCup Brasil.
A composição da prova varia conforme o nível de participação:
Nível 0: alunos do 1º ano do ensino fundamental - 10 questões (1 hora de aplicação) em apenas uma fase.
Nível 1: alunos do 2º ou 3º ano do ensino fundamental - 10 questões (2 horas de aplicação) em duas fases.
Nível 2: alunos do 4º ou 5º ano do ensino fundamental - 15 questões (2 horas de aplicação) em duas fases.
Nível 3: alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental - 15 questões (2 horas de aplicação) em duas fases.
Nível 4: alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental - 15 questões (2 horas de aplicação) em duas fases.
Nível 5: alunos do ensino médio ou técnico - 20 questões (4 horas de aplicação) em duas fases.
A modalidade prática será realizada tanto presencial quanto virtualmente. No modelo presencial, são duas categorias:
Resgate: estudantes devem formar equipes e desenvolver um robô autônomo que deverá resgatar vítimas em um ambiente simulado.
Artística: estudantes devem formar equipes e desenvolver uma apresentação artística que envolva performances, tais como show, mágica, dança, entre outros tipos, com um ou mais robôs que devem interagir com os participantes durante a apresentação.
Estudante em prova prática da categoria artística da Olimpíada Brasileira de Robótica.
Crédito: Divulgação / RoboCup Brasil.
Já na modalidade virtual, os participantes devem montar um robô virtual que precisa fazer um resgate de vítimas de uma situação de desastre.
Os desafios são realizados por etapas regionais, estaduais e a nacional.
Todas explicações acerca do funcionamento dessas provas, além de materiais de estudo, estão disponíveis nos respectivos manuais publicados no site da OBR.
Premiação da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025
Os estudantes com os melhores desempenhos receberão medalhas da Olimpíada Brasileira de Robótica 2025. Também são oferecidos certificados e bolsas de iniciação científica aos alunos destaque.
No caso dos participantes da modalidade prática, os estudantes do nível 2 (8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio) poderão garantir vagas na RoboCup Mundial.