Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É natural surgirem muitas dúvidas relacionadas a este exame, como, o Encceja é gratuito? Como pegar o diploma? Como se inscrever? Entre outras perguntas. Mas, não se preocupe, fizemos uma seleção das principais dúvidas relacionadas ao Encceja e respondemos uma a uma, confira aqui!
Como fazer a inscrição no Encceja 2024?
A inscrição do Encceja deve ser feita por no site oficial do exame, clique aqui para ar. Será necessário informar o F no momento da inscrição e, depois de feita, ela não pode ser cancelada.
Você também precisará fornecer um e-mail e um número de telefone. Por fim, informe em que cidade irá fazer a prova e qual diploma você deseja conquistar.
Saiba todas as informações sobre o Encceja 2024 no vídeo abaixo:
Datas da inscrição do Encceja 2024
A inscrição do Encceja 2024 começa no dia 29 de abril e vai até o dia 10 de maio. Não serão aceitas inscrições realizadas fora deste prazo.
Inscrição do Encceja é gratuita
Há muita dúvida em relação à gratuidade do Encceja. Mas, a realização deste exame é de graça, só é necessário pagar, no caso de ter se inscrito na edição ada e ter faltado a prova.
O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade prevista. Para realizar a prova que concede o diploma de ensino médio é preciso ter no mínimo 18 anos completos até a data da prova.
Sendo assim, quem for menor de idade pode realizar apenas a prova que concede o diploma de ensino fundamental, pois, essa é permitida para todos com 15 anos ou mais. A emancipação não altera a idade mínima necessária para o fazer o Encceja.
Conquistando o diploma pelo Encceja 2024
Ao conquistar a nota mínima exigida para a certificação de conclusão dos estudos, o diploma ficará disponível nas Secretarias de Educação do seu estado ou no Instituto Federal. O candidato é quem escolha qual será a instituição que emitirá o diploma.
Nota para ar no Encceja 2024
Para conquistar os diplomas pelo Encceja é preciso alcançar 100 pontos em cada uma das provas objetivas e tirar pelo menos 5 na prova de redação. São realizados 5 exames no total, sendo 4 com 30 questões objetivas, cada um, e a redação.
Para o diploma de ensino fundamental as provas objetivas são:
Áreas de conhecimento
Componentes curriculares
Turno
Duração
Prova I: Ciências Naturais
Ciências
Matutino
4 horas
Prova II: Matemática
Matemática
Matutino
4 horas
Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física
Vespertino
5 horas
Prova IV: História e Geografia
História, Geografia, Filosofia e Sociologia
Vespertino
5 horas
Enquanto para o ensino médio, as matérias cobradas são:
Áreas de conhecimento
Componentes curriculares
Turno
Duração
Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Química, Física e Biologia
Matutino
4 horas
Prova II: Matemática e suas Tecnologias
Matemática
Matutino
4 horas
Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
Língua Portuguesa com Redação, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física