O que é laterização?

A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Laterização é um processo no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem. É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Solos sujeitos à laterização tendem a se tornar ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica, já que, em geral, a lixiviação – processo de “lavagem” da parte superficial do solo - também é extrema. A exposição do solo ao intenso sol da zona intertropical promove uma espécie de “cozimento” da superfície exposta ao calor durante o longo período de estiagem, tornando-o seco, reduzindo a infiltração, aumentando o escoamento e culminando na redução da fertilidade.

Tópicos deste artigo

Laterito

O radical latino later significa tijolo. O processo de laterização resulta na formação de uma crosta endurecida na superfície do solo – ou pouco abaixo da superfície – constituída por minerais metálicos, como ferro e alumínio. É a laterita (ou laterito) que impede a penetração de água, intensificando ainda mais o processo de lixiviação.

A laterização é responsável pela gênese dos latossolos. Esse processo natural – comum em regiões de clima quente e úmido –, no entanto, tem sido intensificado por fatores decorrentes da ação humana.

O que causa a laterização?

  • Desmatamento - A retirada da cobertura vegetal deixa o solo desprotegido e, consequentemente, suscetível aos danos causados pela exposição prolongada ao sol e à lixiviação;

  • Irrigação – Os solos irrigados têm sua laterização intensificada pela ação do intemperismo químico e físico. Os nutrientes do solo são levados pela água, mas os minerais metálicos permanecem na superfície do solo;

  • Queimadas – além de contribuir para a retirada da cobertura vegetal, os solos submetidos às altas temperaturas ficam ainda mais ácidos e endurecidos, agravando, assim, o processo de laterização;

  • Mau uso do solo – A não utilização de técnicas de conservação do solo na agricultura, como curvas de nível, plantio direto e rotação de culturas, esgota os nutrientes do solo, deixando-o vulnerável ao processo de laterização.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

A ação humana intensifica o processo de laterização dos solos
A ação humana intensifica o processo de laterização dos solos
Escritor do artigo
Escrito por: Amarolina Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
RIBEIRO, Amarolina. "O que é laterização?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/geografia/o-que-e-laterizacao.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


O que é agricultura?

A agricultura pode ser definida como a prática de cultivar a terra. Trata-se de uma importante atividade econômica responsável pela produção de alimentos e de matérias-primas.

O que é intemperismo?

O conceito de intemperismo está associado aos processos de desagregação e decomposição das rochas e dos solos.

O que é lixiviação?

O processo natural de retirada dos nutrientes de um solo recebe o nome de lixiviação. É causado pela ação da água em solos expostos, isto é, que não possuem cobertura vegetal.

Formas de degradação do solo

O processo de degradação do solo apresenta-se sob variados aspectos e proporciona perda de produtividade e impactos na dinâmica socioambiental.

Diferença entre intemperismo e erosão

A diferença entre intemperismo e erosão nem sempre é muito clara, pois trata-se de processos interligados e, em alguns casos, complementares entre si.

Pedogênese

A pedogênese corresponde ao processo de formação dos solos, indicando suas transformações e etapas de transformação.

Tipos de erosão

Os tipos de erosão podem ser definidos com base em seus agentes formadores e nos processos de constituição e desgaste dos solos.

Agricultura e Desenvolvimento Sustentável

O modelo atual de desenvolvimento da agricultura, baseado na alta especialização, menor diversidade e uso de produtos químicos leva à desigualdade e degradação ambiental.

Intemperismo

As rochas expostas na superfície terrestre estão sujeitas aos processos de intemperismo físico, químico e biológico, influenciados por alguns fatores, como clima e relevo.

Erosão

Erosão é um processo natural de desgaste do solo, geralmente ocorrendo de áreas mais altas para mais baixas. Pode ser agravada pelas ações do ser humano, como o desmatamento.

Tipos de Solo do Brasil

Os diversos tipos de solo existentes no Brasil podem ser diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

Formas de proteger o solo contra erosão

Existem algumas medidas preventivas que auxiliam na proteção do solo contra a erosão.

A relação entre vegetação, clima e solo

O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo.