O que é expressão algébrica?

O que é expressão algébrica? É uma expressão formada por operações matemáticas que envolvem números conhecidos e desconhecidos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As expressões algébricas são formadas por três itens básicos: números conhecidos, números desconhecidos e operações matemáticas. As expressões numéricas e algébricas seguem a mesma ordem de resolução. Dessa maneira, operações dentro de parênteses têm prioridade sobre as outras, assim como multiplicações e divisões têm prioridade sobre adições e subtrações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os números desconhecidos são chamados de incógnitas e normalmente são representados por letras. Alguns livros e materiais também os denominam de variáveis. Os números que acompanham essas incógnitas são chamados de coeficientes.

Assim sendo, são exemplos de expressões algébricas:

1) 4x + 2y

2) 16z

3) 22xa + y – 164x2y2

Valor numérico das expressões algébricas

Quando a incógnita deixa de ser um número desconhecido, basta substituir seu valor na expressão algébrica e resolvê-la do mesmo modo que as expressões numéricas. Para tanto, é preciso saber que o coeficiente sempre multiplica a incógnita que acompanha. Como exemplo, vamos calcular o valor numérico da expressão algébrica a seguir, sabendo que x = 2 e y = 3.

4x2 + 5y

Substituindo os valores numéricos de x e y na expressão, teremos:

4·22 + 5·3

Observe que o coeficiente multiplica a incógnita, mas, para facilitar a escrita, o sinal de multiplicação é omitido nas expressões algébricas. Para finalizar a resolução, basta calcular a expressão numérica resultante:

4·22 + 5·3 = 4·4 + 5·3 = 16 + 15 = 31

Vale dizer que duas incógnitas que aparecem juntas também estão sendo multiplicadas. Se a expressão algébrica acima fosse:

2xy + xx + yy = 2xy + x2 + y2

Seu valor numérico seria:

2xy + x2 + y2 = 2·2·3 + 22 + 33 = 12 + 4 + 9 = 25

Monômios

Monômios são expressões algébricas formadas apenas por multiplicação de números conhecidos e incógnitas. São exemplos de monômios:

1) 2x

2) 3x2y4

3) x

4) xy

5) 16

Perceba que números conhecidos são considerados monômios, assim como apenas as incógnitas. Além disso, o conjunto de todas as incógnitas e seus expoentes é chamado de parte literal, e o número conhecido é chamado de coeficiente de um monômio.

Todas as operações matemáticas básicas em monômios podem ser realizadas com alguns ajustes nas regras e algoritmos.

Adição e subtração de monômios

Só podem ser realizadas quando os monômios possuem parte literal idêntica. Quando isso acontecer, some ou subtraia apenas os coeficientes, mantendo a parte literal dos monômios na resposta final. Por exemplo:

2xy2k7 + 22xy2k7 – 20xy2k7 = 4xy2k7

Multiplicação e divisão de monômios

A multiplicação de monômios não necessita de que as partes literais sejam iguais. Para multiplicar dois monômios, multiplique primeiro os coeficientes e, depois, multiplique incógnita a incógnita usando propriedades de potência. Por exemplo:

4x3k2yz·15x2k4y = 60x3 + 2k2 + 4y1 + 1z = 60x5k6y2z

A divisão é feita da mesma maneira, entretanto, dividem-se os coeficientes e utiliza-se a propriedade da divisão de potências de mesma base para a parte literal.

Polinômios

Polinômios são expressões algébricas formadas pela adição algébrica de monômios. Assim, um polinômio nasce quando somamos ou subtraímos dois monômios distintos. Atenção: todo monômio também é polinômio.

Veja alguns exemplos de polinômios:

1) 2x + 2x2

2) 2x + 3xy + 3y

3) 2ab + 16 – 4ab3

Adição e subtração de polinômios

É feita colocando-se lado a lado todos os termos semelhantes (monômios que possuem parte literal igual) e somando-os. Quando os polinômios não possuem termos semelhantes, eles não podem ser somados ou subtraídos. Quando polinômios possuem um termo que não é semelhante a nenhum outro, esse termo não é somado nem subtraído, apenas repetido no resultado final. Por exemplo:

(12x2 + 21y2 – 7k) + (– 15x2 + 25y2) =

12x2 + 21y2 – 7k – 15x2 + 25y2 =

12x2 – 15x2 + 21y2 + 25y2 – 7k =

– 3x2 + 46y2 – 7k

Multiplicação de polinômios

A multiplicação de polinômios sempre é feita com base na propriedade distributiva da multiplicação sobre a adição (também conhecida como chuveirinho). Por meio dela, devemos multiplicar o primeiro termo do primeiro polinômio por todos os termos do segundo, depois o segundo termo do primeiro polinômio por todos os termos do segundo e assim sucessivamente até que todos os termos do primeiro polinômio tenham sido multiplicados.

Para isso, é claro, usamos as propriedades de potência quando necessário. Por exemplo:

(x2 + a2)(y2 + a2) = x2y2 + x2a2 + a2y2 + a4

Divisão de polinômios

É o procedimento mais difícil das expressões algébricas. Uma das técnicas mais usadas para dividir polinômios é muito parecida com a usada para divisão entre números reais: procuramos um monômio que, multiplicado pelo termo de grau mais alto do divisor, seja igual ao termo de grau mais alto do dividendo. Depois, basta subtrair do dividendo o resultado dessa multiplicação e “descer” o resto para continuar a divisão. Por exemplo:

(x2 + 18x + 81):(x + 9) =

x2 + 18x + 81 | x + 9
– x2 – 9x          x + 9 
9x + 81  
– 9x – 81     
      0


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Expressões algébricas são operações feitas entre números conhecidos e desconhecidos
Expressões algébricas são operações feitas entre números conhecidos e desconhecidos
Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é expressão algébrica?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/matematica/o-que-e-expressao-algebrica.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


O que são monômios?

Monômios são expressões algébricas que têm um número, conhecido como coeficiente, multiplicando uma ou mais letras (variáveis), a parte literal

O que é expressão numérica?

As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem de resolução dessas operações é preestabelecida.

O que é lei dos cossenos?

O que é a lei dos cossenos? Essa expressão relaciona lados e ângulos de um triângulo, que não precisa apresentar, necessariamente, um ângulo reto.

O que é multiplicação?

A multiplicação é uma das quatro operações básicas. Utilizamos a multiplicação para representar adições sucessivas de determinado número.

O que é polinômio?

O que é polinômio? Trata-se de uma expressão algébrica formada pela adição de monômios.

Potenciação

A potenciação é uma operação matemática que indica multiplicações sucessivas de fatores iguais.

Operações com números decimais

Os números decimais pertencem ao conjunto dos números racionais, nele as quatro operações estão muito bem definidas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Adição de monômios

Mínimo Múltiplo Comum de Polinômios

Expressões algébricas

Expressões algébricas são expressões matemáticas que contêm números e letras. As letras são conhecidas como variáveis e utilizadas para representar valores desconhecidos.

Divisão de polinômios

Divisão de polinômios é uma das operações básicas no ambiente dos polinômios. Tal operação consiste em encontrar outro polinômio que satisfaça certas condições.

Adição de polinômios

Para fazer a adição de polinômios, devemos adicionar os coeficientes dos termos semelhantes.

Exercícios sobre expressão algébrica

Esta lista de exercícios sobre expressão algébrica te auxiliará nos estudos sobre os principais conceitos envolvendo o tema.