O que é fração?

O que é fração? É um modo de representar as partes pelas quais um objeto foi dividido. Assim, toda fração representa uma divisão e um número racional.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Existem diversas definições para frações, que são utilizadas de acordo com as necessidades didáticas do público-alvo. As mais usadas são:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;

  • Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor;

  • Uma fração é um número racional.

Todas essas definições estão corretas e todas elas serão explicadas no decorrer deste artigo.

Frações: Partes de um inteiro

Todo “objeto original” que não tenha sido dividido é chamado de inteiro. Ao fazer cortes nesse objeto, estamos dividindo-o. Se a divisão resultar em partes iguais, é possível representar esse objeto por meio de frações. A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.

A fração que representa uma dessas quatro partes é a seguinte:

1
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: um quarto.

A fração que representa toda a maçã, que foi dividida em quatro partes iguais, é a seguinte:

4
4

Essa fração deve ser lida da seguinte maneira: Quatro quartos.

As frações devem ser nomeadas a partir dessa lógica até o denominador 10. A partir do denominador 11, temos: 11 avos, 12 avos... Por exemplo:

 1 
12

Essa a fração é um doze avos.

A parte de cima de uma fração – que representa as partes em questão de um objeto que foi dividido em partes iguais – equivale ao dividendo de uma divisão e é chamada de numerador. Já a parte de baixo – que representa a quantidade de partes em que um objeto foi dividido – equivale ao divisor de uma divisão e é chamada de dividendo.

Frações: Números racionais

O conjunto dos números racionais é composto por qualquer número que possa ser escrito na forma de fração. Assim, os representantes desse conjunto são os seguintes:

  • Qualquer número inteiro;

  • Qualquer número decimal finito;

  • Qualquer dízima periódica (Todas as dízimas periódicas podem ser escritas na forma de fração. Para isso, sugerimos a leitura do texto fração geratriz).

Frações equivalentes e simplificação

Frações equivalentes são aquelas que representam o mesmo número racional. Isso significa que elas possuem o mesmo valor. Por exemplo:

4 = 8
2    4

Ambas as frações representam o número inteiro 2.

Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número (pode ser qualquer número, a não ser que o problema exija algum específico). Por exemplo:

4 = 12
4    28

Como numerador e denominador foram multiplicados pelo mesmo número, as frações três sétimos e doze vinte e oito avos são equivalentes.

O processo de divisão pelo mesmo número também pode ser utilizado para encontrar frações equivalentes. Quando esse processo é utilizado, dizemos que a fração foi simplificada. Por exemplo:

36:12 = 3
48:12    4

Se o resultado da simplificação for uma fração que não pode mais ser simplificada, ela será chamada fração irredutível.

Operações com frações

  • Multiplicação de frações:

Para multiplicar frações, basta multiplicar numerador por numerador e denominador por denominador. Por exemplo:

2·3
4 9    36

  • Divisão de frações:

Para dividir frações, reescreva a divisão como uma multiplicação conservando a primeira fração intacta e invertendo numerador e denominador da segunda. Por exemplo:

2:3 = 2·9 = 18
4 9    4 3    12

  • Adição e subtração de frações:

Se as frações possuem denominadores iguais, apenas some (ou subtraia) o numerador, conforme o exercício indicar. Por exemplo:

2 + 3 = 2 + 3 = 5
3    3       3       3

Se as frações possuem denominadores diferentes, é necessário encontrar frações equivalentes a elas que possuam denominadores iguais para depois somá-las.


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Frações: uma ou mais partes iguais de um objeto que foi dividido
Frações: uma ou mais partes iguais de um objeto que foi dividido
Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é fração?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/matematica/o-que-e-fracao.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


O que são conjuntos numéricos?

O que são conjuntos numéricos? São coleções de números que compartilham alguma característica em comum, além do fato de serem números.

O que são frações equivalentes?

O que são frações equivalentes? Essas frações representam a mesma quantidade e podem ser encontradas multiplicando numerador e denominador pelo mesmo número.

O que são números racionais?

O que são números racionais? São elementos de um conjunto numérico formado por todos os números que podem ser escritos na forma de fração.

O que são números reais?

O que são números reais? São números pertencentes a um conjunto numérico formado pela união de outros dois conjuntos: Racionais e Irracionais.

O que são produtos notáveis?

O que são produtos notáveis? Eles são usados para facilitar cálculos e agilizar procedimentos matemáticos.

O que é Conjunto dos Números Naturais?

O conjunto dos números naturais é o conjunto numérico mais simples e é formado pelos números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ...

O que é a lei dos senos?

Para entender o que é a lei dos senos, é preciso saber que essa proporção pode ser usada para relacionar as medidas de ângulos e lados em triângulos quaisquer.

O que é dízima periódica?

O que é dízima periódica e fração geratriz? A primeira é um decimal em que há uma repetição infinita de alguma sequência de números, e o segundo é a fração que o gerou.

O que é expressão numérica?

As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem de resolução dessas operações é preestabelecida.

O que é logaritmo?

O que é logaritmo? Trata-se da operação que encontra o expoente de uma potência quando se conhece sua base e seu resultado, uma espécie de inverso da potenciação.