O que é hipérbole?

O que é hipérbole? Essa é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone duplo de revolução.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A hipérbole é uma figura geométrica plana formada pela intersecção entre um plano e um cone duplo de revolução. A figura resultante dessa intersecção também pode ser definida algebricamente, a partir da distância entre dois pontos. As hipérboles, embora estejam totalmente contidas em um plano, são curvas. Isso significa que elas não possuem nenhuma parte plana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A imagem a seguir ilustra uma hipérbole:

Tópicos deste artigo

Definição formal de hipérbole

Dados dois pontos do plano, F1 e F2, chamados de focos da hipérbole, e a distância 2c entre eles, a hipérbole é o conjunto dos pontos cuja diferença das distâncias até F1 e até F2 é igual a uma constante 2a.

Em outras palavras, P é um ponto da hipérbole se |dPF1 – dPF2| = 2a. A figura a seguir exemplifica essa definição. Note que a diferença das distâncias entre o ponto Q e os focos é igual à diferença da distância entre o ponto P e os focos.

Elementos da hipérbole

Focos: São os pontos F1 e F2. A distância entre os focos é 2c e é conhecida como distância focal.

Centro: Dado o segmento cujas extremidades são os focos, o centro da hipérbole é o ponto médio desse segmento.

Eixo real: A hipérbole intercepta o segmento F1F2 nos pontos A1 e A2. O segmento A1A2 é chamado de eixo real. O comprimento do eixo real é 2a.

Eixo imaginário: é o segmento de reta B1B2 perpendicular ao eixo real, com ponto médio no centro da hipérbole. A distância do ponto B1 até A1 é igual a c, assim como as distâncias de B1 a A2, B2 a A1 e B2 a A2. O comprimento do eixo imaginário é 2b.

Excentricidade: é a razão a seguir

c
a

A seguinte imagem mostra os comprimentos “a”, “b” e “c” em uma hipérbole, na qual é possível observar a relação de Pitágoras:

c2 = a2 + b2

Equações reduzidas da hipérbole

Existem duas equações reduzidas da hipérbole. A primeira é para o caso em que a hipérbole possui os focos sobre o eixo x e centro sobre a origem de um plano cartesiano:

 x 2 –  y 2 = 1
a2       b2        

A segunda equação é para o caso em que a hipérbole também possui centro na origem, mas seus focos estão sobre o eixo y do plano cartesiano:

 

 y 2   x 2 = 1
a2      b2        


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática

Definição de hipérbole.
Definição de hipérbole.
Escritor do artigo
Escrito por: Luiz Paulo Moreira Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Luiz Paulo Moreira. "O que é hipérbole?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/matematica/o-que-e-hiperbole.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Artigos Relacionados


O que é distância entre dois pontos?

Para entender o que é distância entre dois pontos, deve-se saber que essa é a medida do comprimento do segmento de reta que os liga e é obtida pelo teorema de Pitágoras.

O que é geometria?

O que é geometria? É o estudo das formas presentes na natureza e das propriedades que essas formas possuem.

O que é o teorema de Pitágoras?

O que é o teorema de Pitágoras? É uma das relações que podem ser feitas entre os lados de um triângulo retângulo.

O que é plano cartesiano?

O plano cartesiano é composto por infinitos pontos. As coordenadas de cada ponto são representadas por um par ordenado.

O que é plano?

O que é plano? Trata-se de uma noção geométrica para a qual não existe definição, apenas a ideia de uma superfície que não descreve curva alguma.

O que é reta?

O que é reta? Trata-se de um objeto matemático presente em algum espaço que origina semirretas e segmentos de reta.

Retas

Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas.

Distância entre dois pontos

A distância entre dois pontos é o menor caminho entre dois pontos no plano cartesiano.

Retas perpendiculares

Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares.

Ponto médio de um segmento de reta

O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais.

Teorema de Pitágoras

O teorema de Pitágoras é um teorema que relaciona os lados de um triângulo retângulo. Segundo esse teorema, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Plano Cartesiano

O plano cartesiano é aquele formado por duas retas numéricas que se encontram na origem e sobre ele é possível marcar a localização de qualquer ponto.

Exercícios sobre plano cartesiano

Essa lista de exercícios vai testar seus conhecimentos sobre plano cartesiano e te auxiliar nos seus estudos de geometria analítica.

Exercícios sobre retas

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre os principais temas que envolvem as retas: classificação, definição e distâncias.

Exercícios sobre ponto médio de um segmento de reta

Estes exercícios sobre ponto médio de um segmento de reta testarão seus conhecimentos sobre localização de pontos no plano.

Exercícios sobre distância entre dois pontos

Estes exercícios averiguarão se você sabe calcular corretamente a distância entre dois pontos.