A hipérbole é uma figura geométrica plana formada pela intersecção entre um plano e um cone duplo de revolução. A figura resultante dessa intersecção também pode ser definida algebricamente, a partir da distância entre dois pontos. As hipérboles, embora estejam totalmente contidas em um plano, são curvas. Isso significa que elas não possuem nenhuma parte plana.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A imagem a seguir ilustra uma hipérbole:

Tópicos deste artigo
Dados dois pontos do plano, F1 e F2, chamados de focos da hipérbole, e a distância 2c entre eles, a hipérbole é o conjunto dos pontos cuja diferença das distâncias até F1 e até F2 é igual a uma constante 2a.

Em outras palavras, P é um ponto da hipérbole se |dPF1 – dPF2| = 2a. A figura a seguir exemplifica essa definição. Note que a diferença das distâncias entre o ponto Q e os focos é igual à diferença da distância entre o ponto P e os focos.

Elementos da hipérbole
Focos: São os pontos F1 e F2. A distância entre os focos é 2c e é conhecida como distância focal.
Centro: Dado o segmento cujas extremidades são os focos, o centro da hipérbole é o ponto médio desse segmento.
Eixo real: A hipérbole intercepta o segmento F1F2 nos pontos A1 e A2. O segmento A1A2 é chamado de eixo real. O comprimento do eixo real é 2a.
Eixo imaginário: é o segmento de reta B1B2 perpendicular ao eixo real, com ponto médio no centro da hipérbole. A distância do ponto B1 até A1 é igual a c, assim como as distâncias de B1 a A2, B2 a A1 e B2 a A2. O comprimento do eixo imaginário é 2b.
Excentricidade: é a razão a seguir
c
a
A seguinte imagem mostra os comprimentos “a”, “b” e “c” em uma hipérbole, na qual é possível observar a relação de Pitágoras:
c2 = a2 + b2

Equações reduzidas da hipérbole
Existem duas equações reduzidas da hipérbole. A primeira é para o caso em que a hipérbole possui os focos sobre o eixo x e centro sobre a origem de um plano cartesiano:
x 2 – y 2 = 1
a2 b2
A segunda equação é para o caso em que a hipérbole também possui centro na origem, mas seus focos estão sobre o eixo y do plano cartesiano:
y 2 – x 2 = 1
a2 b2
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática