Kps é a sigla utilizada para representar a constante do produto de solubilidade, que se refere ao produto (multiplicação) das concentrações em quantidade de matéria dos íons presentes em uma solução.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sempre que um soluto pouco solúvel é adicionado a um solvente, como o sulfato de bário, uma pequena parte desse sal dissolve-se na água, e o restante acumula-se no fundo do recipiente, formando o corpo de fundo. O sal que se dissolve sofre dissociação, liberando cátions e ânions na água.

Precipitado presente em uma solução com água e sulfato de bário
Além de o sal não apresentar boa solubilidade, a quantidade de soluto dissolvido não se altera com o ar do tempo porque existe um equilíbrio de dissolução entre os íons do sal (presentes na solução) e o corpo de fundo.

Equilíbrio de dissolução do BaSO4 em água
Kps de um soluto
O Kps de um soluto é o produto das concentrações molares dos íons participantes. É necessário sempre elevar a concentração do íon ao seu respectivo coeficiente estequiométrico (utilizado para balancear a equação).

Equilíbrio de dissolução do eletrólito YaXb
O Kps do equilíbrio proposto para o sal YaXb terá a concentração do reagente Y (elevada ao seu coeficiente estequiométrico (a) e a concentração do produto X (elevada ao seu coeficiente estequiométrico (b)).
Kps = [Y+b]a.[X-a]b
Exemplo
Vamos supor que estejamos preparando uma solução com água e cianeto de alumínio [Al(CN)3], que é um sal praticamente insolúvel em água. Quando esse sal é adicionado à água, acaba sofrendo o fenômeno da dissociação.

Equilíbrio de dissolução do eletrólito Al(CN)3
Assim, por meio da equação do equilíbrio de dissolução do sal, temos que o seu Kps terá a multiplicação da concentração do cátion alumínio (Al+3) elevada ao expoente 1 pela concentração do ânion cianeto (CN-1) elevada ao expoente 3.
Kps = [Al+3]1.[CN-1]3
Significados do Kps de um soluto
Ao encontrarmos o Kps de um determinado sal misturado à água, também temos conhecimento da concentração de cada um dos íons da solução. Com esses dados, podemos determinar a classificação de uma solução ou o comportamento do soluto na solução. Considere o equilíbrio a seguir:

Equilíbrio de dissolução do eletrólito YaXb
Podemos fazer as seguintes relações:
-
Se Kps = [Y+b]a.[X-a]b = 0, temos uma solução saturada sem a presença de precipitado;
-
Se Kps > [Y+b]a.[X-a]b = 0, temos uma solução insaturada, ou seja, uma baixa quantidade de soluto dissolvido no solvente (com relação ao coeficiente de solubilidade);
-
Se Kps < [Y+b]a.[X-a]b = 0, temos uma solução saturada com corpo de fundo, ou seja, haverá uma precipitação do eletrólito (soluto);
-
Se o valor do Kps do eletrólito for muito baixo, trata-se de um material pouco solúvel no solvente.
Exemplo do cálculo do Kps de um soluto
(UERN): A solubilidade do nitrato de cálcio [Ca(NO3)2] em água é 2,0 . 10–3 mol/litro em uma determinada temperatura. O Kps desse sal à mesma temperatura é:
a) 8.10–8.
b) 8.10–10.
c) 3,2.10–10
d) 3,2.10–8
Dados do exercício:
Para resolver e calcular o Kps, é necessário fazer o seguinte:
o 1: Montar o equilíbrio de dissolução do sal.

Equilíbrio de dissolução do nitrato de cálcio em água
O nitrato de cálcio, ao sofrer dissociação em água, libera 1 mol de cátions cálcio (Ca+2) e 2 mol de ânions nitrato (NO3-1).
o 2: Montar a expressão do Kps do sal
O Kps desse sal terá o produto da concentração do cátion cálcio elevada ao expoente 1 pela concentração do ânion nitrato elevada ao expoente 2, como representado a seguir:
Kps = [Ca+2]1.[NO3-1]2
o 3: Determinar os valores das concentrações dos íons na solução
Para calcular o Kps, necessitamos dos valores das concentrações do íons, porém, o exercício forneceu a molaridade do sal na solução. Para determinar a concentração de cada íon, basta multiplicar a molaridade do sal pelo coeficiente estequiométrico do participante na reação:
[Ca+2] = 1. 2,0 . 10–3
[Ca+2] = 2,0 . 10–3 mol/L
[NO3-1] = 2. 2,0 . 10–3
[NO3-1] = 4,0 . 10–3 mol/L
o 4: Utilizar os valores das concentrações encontrados no o 3 na expressão do Kps (determinada no o 2).
Kps = [Ca+2]1.[NO3-1]2
Kps = [2.10-3]1.[4.10-3]2
Kps = 2.10-3.16.10-6
Kps = 32.10-9
ou
Kps = 3,2.10-9 (mo/L)
Por Me. Diogo Lopes Dias