O que é lei da radioatividade?

O que é a lei da radioatividade? Essa regra estabelece o comportamento do núcleo de um átomo instável quando emite radiação alfa ou beta.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Lei da radioatividade, ou leis da radioatividade, é um conjunto de normas ou acontecimentos descobertos por Soddy e Fajans. Esses dois cientistas desenvolveram as leis que explicam as transformações sofridas por um núcleo instável de um átomo após emitir radiação alfa ou radiação beta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observação: A radiação gama não aparece na descrição dessas leis pelo fato de ser uma onda eletromagnética, portanto, não envolve partículas nucleares.

Segundo esses cientistas, existem duas leis da radioatividade, uma específica para a radiação alfa e outra para a radiação beta, as quais são discutidas a seguir.

Definição de lei da radioatividade.

Tópicos deste artigo

Primeira lei da radioatividade

De acordo com Soddy e Fajans, quando o núcleo de um átomo radioativo emite uma radiação alfa, sempre forma um novo átomo cujo núcleo contém dois prótons e dois nêutrons a menos que o átomo de origem.

A perda dessas partículas do núcleo do átomo de origem faz com que o novo núcleo apresente um número atômico duas unidades menor e um número de massa quatro unidades menor.

Esse acontecimento pode ser representado pela seguinte equação geral:

Equação que representa a primeira lei da radioatividade
Equação que representa a primeira lei da radioatividade

Exemplo: Suponha que um átomo de urânio 238 emita uma radiação alfa do interior do seu núcleo.

Equação química que representa o urânio emitindo radiação alfa
Equação química que representa o urânio emitindo radiação alfa

Podemos perceber que, quando o átomo de urânio (número de massa 238 e número atômico 92) emite uma radiação alfa (número de massa 4 e número atômico 2), forma um novo núcleo, de tório, que apresenta número de massa 234 e número atômico 90.

Segunda lei da radioatividade

Conforme essa lei da radioatividade, quando o núcleo de um átomo radioativo emite uma radiação beta, sempre forma um novo átomo cujo núcleo contém o mesmo número de massa, mas com número atômico uma unidade a mais que o átomo de origem.

Esse acontecimento pode ser representado pela seguinte equação geral:

Equação que representa a segunda lei da radioatividade
Equação que representa a segunda lei da radioatividade

Exemplo: Quando um átomo de carbono 14 emite uma radiação beta do interior do seu núcleo:

Equação química que representa o carbono emitindo radiação beta
Equação química que representa o carbono emitindo radiação beta

Podemos perceber que, quando o um átomo de carbono (número de massa 14 e número atômico 6) emite uma radiação beta (número de massa 0 e número atômico -1), forma um novo núcleo, de nitrogênio, que apresenta número de massa 14 e número atômico 7.

Isso ocorre porque, de acordo com o cientista Henrico Fermi, um nêutron presente no núcleo sofre uma transmutação, transformando-se em um próton, um neutrino e um elétron. O elétron e o neutrino saem do núcleo, e o próton permanece no núcleo.


Equação representando a transmutação do nêutron

 

Por Me. Diogo Lopes Dias

Representação da emissão alfa de um núcleo instável.
Representação da emissão alfa de um núcleo instável.
Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "O que é lei da radioatividade?"; Brasil Escola. Disponível em: /o-que-e/quimica/o-que-e-lei-radioatividade.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas


Artigos Relacionados


O que é carbono-14?

O carbono-14 é um isótopo radioativo de número de massa 14 que é assimilado por todos os organismos vegetais e animais e, por isso, é usado na datação de fósseis.

O que é meia-vida?

O que é meia-vida? Esse termo refere-se ao tempo necessário para que metade dos átomos presentes em uma amostra radioativa desintegre-se.

O que é número de massa?

O que é número de massa? Essa referência matemática indica a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo de um átomo.

O que é o Césio-137?

O césio-137 é um isótopo radioativo do césio, que possui número de massa (A) igual a 137, pois corresponde à soma do número de prótons (55) com os nêutrons (82).

O que é átomo?

O átomo é a partícula fundamental que compõe a matéria. Possui duas estruturas: o núcleo, no qual ficam os prótons e nêutrons, e a eletrosfera, na qual estão os elétrons.

Meia-vida ou período de semidesintegração

O conceito de meia-vida é dado como o tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo se desintegre.

Mais sobre átomos

Carbono 14

Césio-137

O césio-137 é um isótopo radioativo do metal alcalino césio. Ele está ligado à história de nosso país, pois foi a fonte contaminante do acidente em Goiânia, no ano de 1987.

Exercícios sobre o acidente com césio-137

Estes exercícios sobre o acidente com césio-137 testarão seus conhecimentos sobre as características desse elemento e o tratamento realizado com as vítimas.

Exercícios sobre o Carbono 14

É possível determinar a idade de um fóssil a partir da relação entre a quantidade de carbono 14 restante e a quantidade que existe em uma espécie semelhante atual.

Exercícios sobre Meia-vida

Meia-vida ou período de semidesintegração é o tempo para que metade dos núcleos radioativos se desintegre, ou seja, o tempo para que uma amostra radioativa se reduza à metade.

Exercícios sobre Número Atômico e Número de Massa

O número atômico de um elemento é igual ao número de prótons, já para determinar o número de massa é preciso somar os prótons com os nêutrons do núcleo.