Desintegração radioativa

Desintegração radioativa é um fenômeno nuclear em que um átomo, ao eliminar radiações (alfa e beta), transforma-se em um novo núcleo, ou seja, em um novo átomo.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.

Veja os tipos de radiação que participam de uma desintegração radioativa, bem como os resultados desse fenômeno natural.

Tipos de radiações envolvidas na desintegração radioativa

a) Radiação alfa

Radiação composta por dois prótons e dois nêutrons. Apresenta as seguintes características:

  • Representada pelo símbolo α;

  • Apresenta número de massa igual a 4;

  • Apresenta número atômico igual a 2;

  • Desloca-se pelo ar com cerca de 10% da velocidade da luz;

  • Apresenta um baixo poder de penetração na matéria.

b) Radiação beta

Radiação composta por um elétron formado a partir da conversão de um nêutron em próton, neutrino e beta. Apresenta as seguintes características:

  • Não apresenta número de massa;

  • Possui número atômico igual a -1;

  • Representada pelo símbolo β;

  • Desloca-se pelo ar com cerca de 90% da velocidade da luz;

  • Apresenta um poder de penetração na matéria intermediário.

c) Radiação gama

É uma onda eletromagnética originada a partir das emissões alfa e beta do núcleo de um átomo, sendo, por isso, uma radiação não formada por partículas. Apresenta as seguintes características:

  • Não apresenta massa nem número atômico;

  • Representada pelo símbolo γ;

  • Desloca-se pelo ar com cerca de 100% da velocidade da luz;

  • Apresenta o maior poder de penetração na matéria.

Tipos de desintegração radioativa

a) Decaimento alfa (Primeira lei de Soddy)

Quando o núcleo de um átomo instável elimina uma radiação alfa, forma-se um novo núcleo (um novo átomo) cujo número atômico é duas unidades menor que o átomo de origem e o número de massa é quatro unidades menor que o átomo de origem, como podemos observar no exemplo abaixo:

92U238 2α4 + 88Ra234

O núcleo do Urânio (cujo número atômico é 92 e o número de massa é 238), ao eliminar uma radiação alfa, forma o átomo de rádio (cujo número atômico é 88 e o número de massa é 234).

b) Decaimento beta (Segunda lei de Soddy)

Quando o núcleo de um átomo instável elimina uma radiação beta, forma-se um novo núcleo (um novo átomo) cujo número atômico é uma unidade maior que o átomo de origem e o número de massa é o mesmo que o do átomo de origem, como podemos observar no exemplo abaixo:

92U238-1β0 + 93Np238

O núcleo do Urânio (cujo número atômico é 92 e o número de massa é 238), ao eliminar uma radiação beta, forma o átomo de neptúnio (cujo número atômico é 93 e o número de massa é 238).

c) Decaimento gama

Como a radiação gama não apresenta massa e número atômico, quando um átomo a elimina de seu núcleo, permanece da mesma forma, ou seja, com o mesmo número de prótons e nêutrons em seu interior.

92U2380γ0 + 92U238

Logo, a emissão de radiação gama não promove a transformação de um átomo em outro.

Relação entre meia-vida e desintegração radioativa

Denomina-se de meia-vida o tempo que um determinado material radioativo leva para perder metade do seu poder radioativo, o que ocorre por meio de sucessivas desintegrações. O radioisótopo césio-137, por exemplo, apresenta uma meia-vida de 30 anos, ou seja, após 30 anos (seta azul), ele terá metade da sua capacidade radioativa.

100% de radiação 50% de radiação 25% de radiação ...

Como a radiação alfa é composta por uma massa igual a 4, quando um material decai, eliminando alfa, sua massa diminui quatro unidades. Durante a meia-vida de um radioisótopo, sua massa diminui constantemente. Assim, durante a meia-vida do césio, por exemplo, além da radiação, a massa também é reduzida pela metade.

80 gramas 40 gramas 20 gramas ...


Por Me. Diogo Lopes Dias

Representação da desintegração radioativa de um átomo de urânio por emissão alfa
Representação da desintegração radioativa de um átomo de urânio por emissão alfa
Crédito da Imagem: Shutterstock
Escritor do artigo
Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DIAS, Diogo Lopes. "Desintegração radioativa"; Brasil Escola. Disponível em: /quimica/desintegracao-radioativa.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Dadas as equações de transmutações nucleares abaixo:

I. 92U238 → 90Th234

II. 89Ac227 → 87Fr223

III. 88Ra226 → 86Rn222

IV. 84Po212 → 82Pb208

V. 83Bi213 → 84Po213

Identifique a alternativa que apresenta o número de cada uma das equações que envolve uma desintegração nuclear por emissão de radiação alfa.

a) I, II, III e V.

b) I, II e III.

c) I, II, III e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III, IV e V.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Quando um átomo do elemento bismuto-212 (83Bi212) sofre decaimento radioativo, pode haver a formação de um átomo de polônio-212 (84Po212) ou de tálio-208 (81Tl208). Qual das alternativas abaixo indica corretamente as partículas emitidas durante esses dois possíveis decaimentos?

a) alfa e beta.

b) beta e gama.

c) gama e alfa.

d) alfa e gama.

e) beta e alfa.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Unificado-RJ) 6C14 é um isótopo radiativo β-emissor, presente na atmosfera e em todos os seres vivos. A equação que representa corretamente a emissão desse radionuclídeo é:

a) 6C14 → -1β0 + 7N14

b) 6C14 + -1β0 → 5β14

c) 6C14 -1β-1 + 7N15

d) 7N14 → 6C14 + 1β0

e) 7N15 + -1β-1 → 6C14

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(UFSCar-SP) Uma das aplicações nobres da energia nuclear é a síntese de radioisótopos que são aplicados na medicina, no diagnóstico e tratamento de doenças. O Brasil é um país que se destaca na pesquisa e fabricação de radioisótopos. O fósforo-32 é utilizado na medicina nuclear para tratamento de problemas vasculares. No decaimento deste radioisótopo, é formado enxofre-32, ocorrendo emissão de:

a) partículas alfa.

b) partículas beta.

c) raios gama.

d) nêutrons.

e) raios X.

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos Relacionados


Decaimento radioativo natural

Elementos que se desintegram naturalmente.

Emissão alfa (α)

Conheça qual é a constituição da emissão radioativa de partículas alfa, sua descoberta, seu poder de penetração e quais os danos que ela causa ao ser humano.

Emissão beta

Descubra tudo sobre as radiações beta: sua descoberta, constituição, consequências da sua emissão para a estrutura do átomo, seu poder de penetração e danos ao ser humano.

Fenômeno da radioatividade

O fenômeno da radioatividade ocorre quando um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Entenda por que isso ocorre lendo este texto.

Meia-vida ou período de semidesintegração

Pode-se determinar o tempo de atividade de uma substância radioativa? Entenda como isso é feito por meio do conceito de meia-vida.

Radiações Alfa, Beta e Gama

Conceito de radiação alfa, beta e gama.

Radioatividade

Clique aqui e conheça mais sobre a radioatividade, as leis que explicam esse fenômeno, o que é decaimento nuclear e como a radioatividade está presente no cotidiano.

Radioatividade natural e artificial

Saiba como diferenciar a radioatividade natural da artificial, como se deu a descoberta de cada uma e quais as suas aplicações no cotidiano.

Radioisótopos

Radioisótopos são isótopos (elementos com mesmo número atômico) radioativos. Veja mais sobre eles e alguns exemplos de elementos que se enquadram nessa descrição.

Raios Alfa, Beta e Gama

A energia emitida sob forma de partículas.