Diferenças entre resenha crítica e resumo

Apesar de semelhantes, há diferenças entre os gêneros textuais resenha crítica e resumo.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A resenha crítica e o resumo são bastante comuns no dia a dia de quem estuda. Seja no ensino fundamental, seja no ensino médio, em universidades ou em cursos livres, esses gêneros textuais marcam presença.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por ser algo tão comum e que nos acompanha por, praticamente, toda a nossa vida, o esperado era que produzir uma resenha ou um resumo não fosse um problema para a maioria das pessoas. Mas, infelizmente, são corriqueiros os imes encontrados ao produzir esses textos.

Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um texto para esclarecer todas as questões que se relacionam com a definição e caracterização desses gêneros textuais. Estão preparados?

→ Definição

Resumo

O resumo ganhou destaque no século XIX quando a popularização e o às informações científicas foram possibilitados por periódicos que apresentavam apenas resumos. Segundo Meadows¹ (1999), as revistas e jornais continham textos com versões condensadas de artigos publicados em revistas científicas.

A partir disso, podemos inferir que resumos são textos que evidenciam os aspectos mais relevantes de determinada obra.

Resenha

A resenha é um texto que avalia e apresenta o conteúdo de obras já finalizadas, ou seja, é uma análise de determinada produção, seja ela uma obra literária, seja um filme, uma obra de arte, um artigo científico etc.

Segundo Fiorin e Savioli² (1999), resenhar é o mesmo que fazer o levantamento do que é mais importante de determinada obra, descrever os aspectos relevantes que a envolvem, sempre de acordo com a avaliação do resenhador.

→ Características

Esses dois gêneros textuais, apesar de serem confundidos, apresentam distinções marcantes
Esses dois gêneros textuais, apesar de serem confundidos, apresentam distinções marcantes

Um aspecto interessante a ser observado é que, para fazer uma resenha, sempre faremos uso de aspectos que compõem o resumo: seleção e apresentação das ideias mais relevantes de determinada obra.

A partir do que foi apresentado, fica evidente que há semelhanças entre esses textos, mas, na hora de produzi-los, temos que estar bem afiados em relação às peculiaridades de cada um.

O resumo caracteriza-se por ser seletivo, objetivo e isento de comentário/julgamento de quem o produz. Já a resenha crítica, obrigatoriamente, apresenta análises do resenhista.

Notas

¹ MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Tradução: Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 1999.

² FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto. (Leitura e Redação). São Paulo: Ática, 1990.


Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras

Apesar de parecidos, a resenha crítica e o resumo apresentam certas diferenças
Apesar de parecidos, a resenha crítica e o resumo apresentam certas diferenças
Escritor do artigo
Escrito por: Mariana do Carmo Pacheco Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
PACHECO, Mariana do Carmo. "Diferenças entre resenha crítica e resumo"; Brasil Escola. Disponível em: /redacao/diferencas-entre-resenha-critica-resumo.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Videoaulas