Problemas de Saúde

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
Conheça aqui alguns dos problemas de saúde que pode nos atingir.
Conheça aqui alguns dos problemas de saúde que pode nos atingir.
Escritor do artigo
Escrito por: Gabriela Cabral da Silva Dantas Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Problemas de Saúde"; Brasil Escola. Disponível em: /saude/problemas-saude.htm. o em 24 de maio de 2025.
Copiar

Conteúdos de Problemas de Saúde


Dislexia

Artigos de Problemas de Saúde


Bacillus cereus

O Bacillus cereus é uma bactéria que está relacionada com casos de intoxicações alimentares, podendo causar vômito e diarreia.

Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é um problema grave que afeta, principalmente, crianças após a fase de amamentação. Para tratar o problema, é necessário cuidar da dieta.

Ambliopia (olho preguiçoso)

Ambliopia (olho preguiçoso) é um distúrbio visual caracterizado pela diminuição da acuidade visual central em um ou em ambos os olhos.

Arritmia cardíaca

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é caracterizada principalmente por uma inflamação nas articulações. Atinge comumente as mãos e o sexo feminino.

Artrose

Ataque isquêmico transitório (AIT)

O ataque isquêmico transitório (AIT) é uma emergência médica e representa um importante fator de risco para o desencadeamento do AVC isquêmico.

Aterosclerose

Aterosclerose desencadeia a redução do fluxo sanguíneo e o enrijecimento das artérias, sendo responsável, por exemplo, por casos de infarto e morte súbita.

Autismo

O autismo é um problema de origem multifatorial que se caracteriza pela dificuldade de comunicação, socialização e de uso da imaginação.

Beribéri

Beribéri é uma doença provocada pela deficiência de vitamina B1, também chamada de tiamina, e pode provocar problemas neurológicos e cardíacos, podendo causar a morte.

Berne

O berne é ocasionado pela penetração da larva de Dermatobia hominis na pele, ocasionando uma lesão nodular com orifício central.

Bursite

A bursite é uma inflamação na Bursa que causa dor e dificuldade de movimentação da área atingida.

Calos

Cólica menstrual

A cólica menstrual inicia-se normalmente um dia antes da menstruação e pode perdurar por todo o ciclo. Comumente está associada à liberação de prostaglandinas.

Colostomia

Colostomia é a exteriorização no abdome de uma porção do intestino grosso e tem por finalidade garantir um novo trajeto para eliminação das fezes.

Convulsões

As convulsões são caracterizadas por contrações musculares intensas que ocorrem em decorrência de descargas elétricas anormais no cérebro.

Desmaio

Desnutrição

A desnutrição pode ser ocasionada pela falta de uma alimentação adequada ou por problemas de saúde que impedem a absorção de nutrientes de maneira correta.

Diarreia

A diarreia é um sintoma comum a várias doenças e pode ser classificada em aguda e crônica. Ela se caracteriza, principalmente, pela diminuição da consistência das fezes.

Diferença entre medo e fobia

A diferença entre medo e fobia está, principalmente, na intensidade em que as emoções expressam-se. A fobia destaca-se por ser um medo desproporcional e irracional.

Dificuldade de Concentração

Doença da Pressa

Dor muscular tardia (DOMS)

Dormir pouco faz mal?

Muitas pessoas não acreditam que dormir pouco faz mal. Entretanto, a falta do sono regular está relacionada com diversos problemas, como o câncer.

Embolia amniótica

A embolia amniótica é uma rara e grave condição obstétrica, podendo levar a complicações respiratórias, cardíacas e de coagulação.

Embolia pulmonar

Embolia pulmonar é um problema causado pela obstrução da artéria pulmonar ou de seus ramos. Se não for tratada adequadamente, pode causar a morte.

Encefalopatia hepática

A encefalopatia hepática é um problema neuropsiquiátrico que acontece em virtude da incapacidade do fígado de metabolizar algumas substâncias.

Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar é uma doença progressiva que se caracteriza pela destruição do tecido pulmonar. Está relacionado com o uso de cigarro e poluentes.

Engasgo

O engasgo é uma manifestação do corpo que objetiva desobstruir a laringe. Tosse, dificuldade para respirar e para falar e respiração ruidosa são alguns sinais de engasgo.

Epilepsia

A epilepsia é uma doença caracterizada por crises epilépticas recorrentes e pode ser classificada em generalizada ou focal.

Estralo no maxilar

Febre

A febre, que se caracteriza pelo aumento anormal da temperatura corpórea, não é uma doença, mas, sim, um sinal de que algo no corpo não está correto.

Fibromialgia

Fibromialgia é uma síndrome que provoca dores em todo o corpo e que não apresenta causas totalmente esclarecidas. A atividade física é uma aliada no tratamento desse problema.

Fimose

Fimose é uma condição que se caracteriza pela incapacidade de retração do prepúcio, pele que recobre a glande. Pode ser primária ou secundária.

Fome Oculta

Fotofobia

Hemorroidas

Hemorroidas podem provocar sintomas como sangramento anal, dor e coceira. Podem ser tratadas, em casos mais leves, com mudanças nos hábitos alimentares.

Hiperidrose

Hiperidrose nada mais é que uma produção excessiva de suor, uma situação que pode impactar negativamente na vida do indivíduo, provocando até mesmo problemas emocionais.

Hipertermia

A hipertermia caracteriza-se por grande aumento da temperatura central do corpo. Pode ser causada, por exemplo, por exposição ao calor intenso.

Hipoglicemia

Hiponatremia

Hipotermia

A hipotermia pode ser definida como uma redução da temperatura central do nosso corpo, a qual atinge valores iguais ou menores que 35 ºC. Pode ser fatal.

Incontinência urinária

Incontinência urinária é uma situação em que o indivíduo apresenta perda involuntária de urina. Pode acometer pessoas de qualquer sexo e de qualquer idade.

Infarto

O infarto do miocárdio está entre as principais causas de morte em nosso país e está diretamente relacionado com a adoção de hábitos de vida pouco saudáveis.

Intolerância Alimentar

Intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Alguns dos sintomas da doença são diarreia e vômito.

Lábios leporinos

Lúpus eritematoso sistêmico

O Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune que pode comprometer diversos órgãos do paciente.

Mastite

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias que causa mamas vermelhas, inchadas, doloridas e quentes.

Mau Hálito

Micose

Obesidade

Obesidade é um problema grave de saúde que pode desencadear complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e diabetes mellitus.

Obesidade infantil

Obesidade infantil é um problema grave e que pode desencadear doenças crônicas quando o indivíduo estiver adulto. A alimentação e o sedentarismo relacionam-se com a doença.

Ortorexia nervosa

Osteogênese imperfeita

A osteogênese imperfeita é um problema genético que afeta a produção de colágeno tipo I, desencadeando fragilidade nos ossos e múltiplas fraturas.

Perigo nos Decibéis

Perigos do computador

Piolho

Pleurisia

A pleuresia é a irritação da membrana que envolve os pulmões. Os sintomas são dor no peito que pode chegar até a altura dos ombros, febre, dor ao respirar, tosse e espirros.

Pressão Baixa

Priapismo

O priapismo caracteriza-se por uma ereção prolongada sem ter como causa o desejo sexual.

Prisão de ventre ou constipação intestinal

A constipação intestinal, também chamada de prisão de ventre, é caracterizada pela eliminação de fezes ressecadas e endurecidas.

Quais os riscos que a ansiedade pode trazer para o aluno?

Os transtornos de ansiedade podem ser bastante prejudiciais ao indivíduo. Dentre os riscos da ansiedade estão a chance aumentada de depressão e de isolamento social.

Retenção de Líquidos

Reumatismo

O termo reumatismo é usado para designar cerca de 150 doenças que acometem articulações, músculos e ossos.

Ronco

Rosácea

Rosácea é uma doença inflamatória crônica que afeta, principalmente, mulheres. Sua causa é pouco conhecida e seus principais sintomas são vermelhidão, pele sensível e seca.

Sedentarismo

O sedentarismo está relacionado com várias mortes todos os anos, uma vez que é fator de risco para outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Síndrome da estafa profissional

Síndrome da fome noturna

Síndrome da pessoa rígida

A síndrome da pessoa rígida afeta uma pessoa a cada um milhão de indivíduos e acomete mais mulheres que homens.

Síndrome da Visão do Computador

Síndrome de Asperger

A síndrome de Asperger foi considerada por muito tempo como uma forma leve de autismo. Hoje essa síndrome faz parte do chamado Transtorno do Espectro Autista.

Síndrome de Guillain-Barré

A Síndrome de Guillain-Barré apresenta causas ainda pouco definidas e provoca fraqueza muscular e paralisia.

Síndrome de Ramsay Hunt

A síndrome de Ramsay Hunt ocorre devido a uma reativação do vírus causador da catapora e pode causar paralisia facial periférica e lesões no pavilhão auditivo.

Tabagismo

O tabagismo é considerado uma doença crônica e é fator de risco para diferentes doenças, como enfisema pulmonar e variados tipos de câncer.

Tontura

Embora não se trate de uma doença, a tontura indica que algo não está funcionando de forma adequada no organismo.

Torcicolo

Transmissão da AIDS

Trombofilia

A trombofilia é uma condição clínica em que ocorre uma maior predisposição a eventos trombóticos. Ela pode ter causa hereditária ou ser adquirida.

Trombose

A trombose é uma condição causada pela formação de coágulos que impedem o fluxo sanguíneo normal dentro dos vasos sanguíneos.

Vetor e agente etiológico

Vetor e agente etiológico são dois termos importantes quando o assunto é a transmissão de doenças. Apesar de serem usados como sinônimos, possuem significados totalmente distintos.

Você já sentiu Cãibras?

Você sabe reconhecer os sinais de deficit de atenção?

Reconhecer sinais de deficit de atenção não é tarefa fácil, entretanto alguns sintomas podem sinalizar um caso de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).