Resistência interna de um receptor

Os receptores elétricos transformam energia elétrica em outros tipos de energia. O cálculo da resistência interna de um receptor é dado pela conservação da energia.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Os aparelhos capazes de receber energia elétrica e transformá-la em outros tipos de energia, que não sejam somente energia térmica, são denominados receptores elétricos. Esses aparelhos funcionam quando estão ligados a um circuito em que existem geradores. Dessa forma, podemos dizer que muitos dos aparelhos elétricos e eletrônicos que conhecemos são receptores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O receptor é um elemento que consome energia elétrica: se as cargas elétricas chegam com alta energia, e, durante a agem pelo receptor, perdem-na, saem com baixa energia. Durante essa movimentação, ocorrem choques sucessivos das cargas elétricas, que perdem energia sob a forma de calor.

Assim, imaginemos o receptor como um aparelho que possui em seu interior uma resistência (resistência interna) responsável por todas as perdas, como aparece representado esquematicamente na figura abaixo.

r é a resistência interna de um receptor elétrico

No esquema da figura acima, vemos que o traço maior representa o polo positivo, ou seja, o maior potencial; e o traço menor representa o polo negativo, ou seja, o menor potencial. Dessa forma, a potência que é dissipada internamente no receptor pode ser calculada pela seguinte expressão:

Pd=r.i2

Lembrando que a potência total é dada por:

PT=U.i

Da conservação da energia, temos:

PT=Pu+ Pd ou U= ε+r.i


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

As “canetas” odontológicas de alta e baixa rotação utilizam energia elétrica para sua movimentação e parte dela é perdida sob a forma de calor
As “canetas” odontológicas de alta e baixa rotação utilizam energia elétrica para sua movimentação e parte dela é perdida sob a forma de calor
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Resistência interna de um receptor"; Brasil Escola. Disponível em: /fisica/resistencia-interna-um-receptor.htm. o em 23 de maio de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Um receptor apresenta resistência elétrica interna igual a 0,2 Ω e é percorrido por uma corrente elétrica de 2 A. A alternativa que melhor representa a potência dissipada por esse dispositivo é:

a) 0,4 W

b) 0,8 W

c) 4 W

d) 0,2 W

e) 0,04 W

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Um receptor de resistência interna igual a 0,3 Ω utiliza uma tensão de 10 V para o seu funcionamento perfeito enquanto ligado em um circuito elétrico ideal (sem resistência). Sendo de 1 A a corrente elétrica que flui pelo receptor, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor de sua força contraeletromotriz (ε').

a) 0,3 V

b) 10,3 V

c) 9,7 V

d) 1,3 V

e) 3 V

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(Epusp) Um motor, atravessado por corrente i = 10 A, transforma a potência elétrica P = 80W em potência mecânica. A força contraeletromotriz do motor:

a) depende da resistência interna do motor.

b) é 8,0V.

c) depende do rendimento do motor.

d) depende da rotação do motor.

e) n.d.a.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

A potência elétrica total que é fornecida para um receptor é de 120 W, enquanto a corrente elétrica que o percorre é de 3 A. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a tensão total que é estabelecida nos terminais do receptor.

a) 12 V

b) 4 V

c) 360 V

d) 40 V

e) 10 V

VER TODAS AS QUESTÕES