Fonologia

A fonologia caracteriza-se como uma singular parte da gramática, cuja função é estudar as palavras consoante os aspectos sonoros de que delas fazem parte.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

PRÁ

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

       TI

          CA

E...

OB

      JE

          TI

              VA

UMA

           SE

                ÇÃO, sabe para quem?

Para ninguém menos que você, caro (a) usuário (a)!!!

Pode ser que nem tenha atentado na construção gráfica das palavras que demarcaram os dizeres anteriores, mas saiba que nada ocorre por acaso, e aqui não foi diferente: todas elas foram separadas segundo as sílabas que as compõem; outro aspecto, também não menos relevante, foi o fato de a primeira sílaba, pertencente ao adjetivo “prática” se encontrar de modo evidente, justamente para você se certificar de que nela constam dois aspectos abordados pela seção com a qual você ará a estabelecer familiaridade a partir de agora: o encontro consonantal /PR/ e o acento agudo, atribuído à letra final “a”, justamente justificando se tratar de uma palavra proparoxítona, razão pela qual se demonstra acentuada.

Pois bem, checados todos esses pressupostos, o intento a que se deve esta seção diz respeito à importância de você, enquanto assíduo usuário (a) da língua, tornar-se conhecedor (a) das funções atribuídas a esta parte singular da gramática - a Fonologia, entre elas:

* Classificação das palavras segundo a posição da sílaba tônica;

* Definição da grafia e acentuação das palavras;

* Definição das regras de divisão silábica;

* Classificação dos encontros fonéticos.

A par disso, deleite-se, procurando tirar proveito de todas as informações que aqui se encontram a seu dispor!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Cabe à fonologia o estudo das palavras segundo o aspecto sonoro que as constituem
Cabe à fonologia o estudo das palavras segundo o aspecto sonoro que as constituem
Escritor do artigo
Escrito por: Vânia Maria do Nascimento Duarte Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Fonologia"; Brasil Escola. Disponível em: /gramatica/fonologia.htm. o em 22 de maio de 2025.
Copiar

Artigos de Fonologia


A letra “Y”... vogal ou consoante?

Acento Tônico x Acento Gráfico

O acento tônico está relacionado com o aspecto fonético das palavras. O acento gráfico relaciona-se com aspectos ortográficos da língua.

Alfabeto Fonético Internacional

O Alfabeto Fonético Internacional (AFI) é um sistema criado para representar os sons da fala humana, buscando representar os diversos sons de todas as línguas conhecidas.

Articulações da língua

As articulações da língua são divididas em primeira e segunda. A primeira se referindo à combinação de signos; e a segunda, à combinação de fonemas.

Atlas Linguístico do Brasil

Criado por diversos pesquisadores da língua portuguesa, o Atlas Linguístico do Brasil tem como objetivo registrar os diversos falares encontrados no território nacional.

Classificação das palavras quanto ao número de sílabas

A classificação das palavras quanto ao número de sílabas é a seguinte: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Consoantes

As consoantes são fonemas produzidos pela obstrução, na cavidade bucal, da agem do ar que vem dos pulmões. O alfabeto português tem 21 consoantes.

Dígrafo

Dígrafo é o encontro de duas letras para representar um único som. Ele pode ser vocálico ou consonantal.

Ditongo

Ditongo é um encontro vocálico caracterizado pela união entre uma semivogal e uma vogal. Além desse tipo de encontro vocálico, existem o tritongo e o hiato.

Encontro consonantal

Encontro consonantal ocorre quando duas ou mais consoantes aparecem juntas e em sequência na palavra, mantendo o som de cada uma delas.

Encontro vocálico

Encontro vocálico é uma sequência de vogais em uma palavra. Esse encontro pode ser classificado em ditongo, tritongo ou hiato, a depender de como ele ocorre.

Fonema

O fonema é uma unidade sonora da fala. Ele é representado graficamente pelas letras. Já o dígrafo é um fenômeno em que duas letras representam apenas um fonema.

Palavras oxítonas

Palavras oxítonas são aquelas que possuem a sílaba tônica na última sílaba. No que se refere à posição dessa tonicidade, existem também as paroxítonas e as proparoxítonas.

Palavras paroxítonas

Paroxítonas são palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. Boa parte das palavras da língua portuguesa são paroxítonas.

Palavras proparoxítonas

Proparoxítonas são palavras que possuem a antepenúltima sílaba como tônica. Essas palavras sempre recebem acento gráfico na língua portuguesa.

Separação de sílabas

A separação de sílabas é feita de acordo com algumas regras. Uma palavra pode ser monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba, conforme o número de sílabas que possui.

Sílaba tônica

A sílaba tônica é a sílaba pronunciada de maneira mais enfática do que as demais sílabas da palavra. As palavras podem ser classificadas de acordo com a posição dessa sílaba.

Sílabas

Sílabas são as unidades sonoras de uma palavra, formadas por vogais e, às vezes, por consoantes também. As sílabas compõem a estrutura básica da pronúncia das palavras.

Tritongo

O tritongo é um encontro vocálico composto por uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, nessa ordem. Existem dois tipos de tritongo: oral e nasal.

Vogais

As vogais são a base das sílabas da Língua Portuguesa e podem ser classificadas por sua articulação, timbre e intensidade.